Ir para conteúdo

Ajustando moinho Vario Home (Mahlkönig/Baratza)


Guest Anita

Postagens recomendadas

Não , isso não é nada normal , o hopper normalmente fica bem preso , quando eu vou tirar  sempre e necessario aplicar muita força para rodar e retirar , as vezes fico com medo de aplicar força demais e quebrar ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Lisca, o Carlos Eduardo já respondeu, mas é isto mesmo: o recipiente fica bem firme, inclusive você precisa travá-lo (a linguetinha que tem na parte traseira precisa encaixar até o fim, ou ele nem funciona).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é preciso ver pois o meu solta sozinho e tem piorado cada dia mais, eu vou tentar tirar a capa pra verificar se o microswitch não se deslocou parece que quando travo ele não ultrapassa o ponto do switch e só "aperta" ele dai com a vibração acaba voltando.

Não tem sido muito ruim pq costumo moer só a quantidade que vou usar dai controlo o inicio pelo hopper...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Lisca, checa se a lingueta não está quebrada. A minha na verdade veio com defeito e não encaixava, o moinho nem funcionava. Foi necessário lixá-la um pouco. Se a sua tiver quebrado, mesmo que um pedacinho, seu hopper vai ficar aí sambando.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comprei o meu também precisei lixar um pouco a dita lingueta. Sempre que preciso remover o hopper para limpar as mós tenho dificuldade em retirá-lo. É preciso ter cuidado para não quebrar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desmontei ele inteiro  pra fazer uma limpeza e aproveitei pra acertar o encaixe da lingueta, agora esta bem melhor.

e estou acertando o zero melhor também.

a lingueta é chatinha mesmo, mas agora está legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zero ? Mas que zero é esse , Vario não é moedor de mó conica , tipo preciso ou rocky o sistema é diferente , esse parafuso em que se usa a ferramenta se vc der muitas voltas vai amassar a lingueta que ele empurra , não tem nada haver com o sistema de rosca dos outros moedores , se a lingueta amassar babau , só com o Alexandre para desamassar ou trocar ela , para chegar nesse local do moedor precisa retirar os braços e posteriormente refazer o enbuchamento deles com teflon , não dá para cartear esse tipo de reparo , só com o Alexandre.

Não roda muito esse parafuso que ele não aproxima as mós , vc pode acabar amassando a lingueta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Miyamoto mas acho que já deu certo...  ;)

Carlos Eduardo, na verdade a lingueta era a do hopper que estávamos falando lá atrás, e já acertei uma pequena lixadinha nela e no micro e uma alongada nos furos do micro pra deslocar perto de 1mm pro lado fez com que agora a lingueta pare bem em cima dele e não volte sozinha.

Quanto ao "zero" na verdade é o momento que muda o som do motor quando se vai apertando o tal parafuso. Como acabei desmontando quase ele todo deu pra entender bem como funciona limpei todinho mudei um pouco aquele apoio do eixo pra um local novo e soltei bem o parafuso antes de montar de volta pra poder acertar o zero sem destruir tudo... eu diria que o que mais deu trabalho foi a mola e esfera que segura o "copo" ou apoio do PF, no meio da desmontagem apareceu uma esfera e uma mola que eu não fazia ideia de onde era, mas ao longo da montagem deu pra descobrir mas é a pecinha mais chata de colocar no lugar.

Acabei de testar com o café do mês do clube do café e ficou bem bom. ainda tenho que acertar melhor a regulagem pra esse café mas já na segunda deu um shot bem razoável.

Só estou preocupado com a coisa de ficar moendo muito fino o tempo todo que alguém tinha falado que sobrecarrega o moedor, como só faço praticamente espresso e estou me divertindo com os filtros novos que o Santiago trouxe fico preocupado e também gostaria de experimentar moagens mais finas ainda pois acho que o tempo dos shots ainda está me parecendo um pouco rapido. 

Mas desde a Gaggia Twin, o Vario e ainda mais os VST e o JC e principalmente o CDC... minha vida de cafeína mudou  :D  :P  ;) 

valeu.

Só ta faltando o GIL One pra afinar mais minha felicidade hehehehe  B)  <_<  :ph34r:      

fala ai Gil...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisca desencana disso de ficar moendo fino no Vario e desgastar o moinho, a vida útil é longa e depois as mós são baratas para comprar, até na regulagem o pessoal se caga de medo de relar as mós e lascar, a minha regulagem direto deixo as mós se tocarem vc percebe que diminui bem a rotação do motor e nunca sequer foi uma lasquinha pro saco, a coisa não é tão frágil assim e a fábrica não iria fazer algo tipo uma regulagem que qualquer erro quebraria as mós,  pra vc ter ideia mesmo as mós se tocando na regulagem tem café que está no macro 1 e micro  E e quase não está dando conta, imagine se deixar uma regulagem mais frouxa. Tem que regular o moinho para a extração dos 20 a 30 segundos isso que é o que importa :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, o Rocky tem mós planas. De metal, mas planas.

É isso aí , tinha esquecido , eu queria falar que o Vario não tem a rosca de regulagem que a maioria dos moedores tem , levei um tempo ate entender o sistema do vario , só quando eu consegui um diagrama é que eu entendi , que ele usa um eixo excentrico , bem diferente .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, foi o que fiz, fiz a rpm cair ainda no dois grosso e no meio do fino, quando vou pro 1 grosso já começa a cair mesmo na mais grossa do fina.

o pior é que nem assim consegui chocar a twin com os vst to com o single e o de 18g, me arrependi de não ter pedido o de 22g acho que dai ia chegar no ponto esta extraindo perto em pouco menos de 20s com 18,3g do cafe do mes do clubecafé. 

jaja vou testar com o raposeiras mas tenho quase certeza que deve faltar to pensando em 1-1 (meu display é antigo)

Carlos Eduardo eu acabei descobrindo na desmontagem que fiz ontem, você teria o diagrama dele, ontem procurei no santo google mas não achei nada, se puder me passar ou postar agradeço imensamente. e aproveitando, foi você que vez aquela xícara com a chave de fenda pro Miyamoto? eu gostaria de usá-la se você e o Miyamoto não se incomodarem, gostei dele e acho que tem a ver comigo, por outras razôes que do Miya... ;) .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí , tinha esquecido , eu queria falar que o Vario não tem a rosca de regulagem que a maioria dos moedores tem , levei um tempo ate entender o sistema do vario , só quando eu consegui um diagrama é que eu entendi , que ele usa um eixo excentrico , bem diferente .

Carlos, também queria ver o diagrama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Babbo/lisca , sim fui eu que fiz o desenho é claro que pode usar .

 

Quanto ao diagrama do Vario , eu não entendo como vcs não conheciam ele , esta no site da baratza :)

 

http://www.baratza.com/wp-content/uploads/Parts-List-and-Exploded-View.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal meu Vário está moendo para expresso no macro 2 e micro f, 14g em 11-12s, pelo que li nesse post esta relação não seria a ideal, considerando o tempo de moagem/peso. Venho percebendo, ultimamente, muito particulado na xícara e um amargo mais pronunciado. Nesse caso preciso fazer alguns ajustes para que eu possa melhorar a qualidade na xícara?

Ah! com os dados acima consigo fazer uma extração em torno de 20s/60ml.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano antes de assumir que o moedor tem um problema , considere as variaveis que afetam o tempo de moegem :

 

Tipo de torra

Tipo de grão

Idade da torra

Grau de moagem e até a humidade do café.

 

Tudo isso afeta a "dureza" do grão e o tempo de moagem , no manual a baratza considera de 1,6 a 2,2 gramas por segundo , mas , isso é muito relativo , 2,2g/seg talvez só moendo para french press , para espresso vai ser no entorno de 1,6 , pelo que vc fala o seu estaria em 1,2 /1,3 , isso não é problema que justifique mexer em regulagem , se vc estiver usando café de torra clara e velha , isso pode acontecer.

Quanto a ele estar em 2F , também não significa nada , o meu normalmente moe na faixa de 2K , já peguei grão tão duro que saiu no 1D , e quando a torra é muito escura 3P.

Cada moedor tem uma regulagem diferente , não existe certo ou errado , se o seu moedor , nao conseguisse afinar o café e vc precisasse ficat na faixa de 1D ou menos constantemente , isso seria sinal de necessidade de recalibrar para mais fino , ou se vc não conseguisse moer grosso nunca , seria o caso de recalibrar para mais grosso , mas , nessa situação não.

Quanto a particulas , amargor e o tempo de 20seg , existem varias causas possiveis .

Faça uma boa limpeza no moedor e veja se algo muda , normalmente eu extraio em 27 a 35 seg , eu afinaria mais o pó , iria para 2c ou 2d , mas como já esta amargo , considere a qualidade e idade do café ou a própria twin.

 

A sua cidade é 220 , se estiver ocorrendo queda de voltagem , variações na ciclagem na sua cidade isso afetaria mais o desempenho do Vario que qualquer um dos fatores que eu citei.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carlos, brigadão pelas dicas. Realmente a minha preocupação não é em relação a regulagem que ele está moendo na faixa de tempo que relatei, mas sim se esses dados revelam algo que está comprometendo a qualidade final, na xícara. Mas que bom saber que essa questão é muito relativa, que depende de cada moinho, mesmo sendo da mesma marca e modelo.

Carlos minha intenção é de realmente melhorar tecnicamente, para que isso me dê a segurança de que estou progredindo na minha prática e, também, de reunir dados que me sirvam de referência, já que por aqui não encontro esse suporte para que o meu café seja avaliado ou simplesmente comparado a outros de boa qualidade.

 

Valeu, mais uma vez, pela disponibilidade e atenção.

 

Abração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Cris, Carlos já explicou bem, mas você vai começar a perceber quando ele desregular.

 

Os cafés mais densos vão exigir mais do moinho, você percebe tanto pelo som quanto pela necessidade de mexer muito na regulagem.

 

O que acontece é que às vezes a gente passa por um destes e perde um pouco nossa própria referência.

 

Quando desregular, você vai ver que cafés aos quais está acostumado a moer, tranquilos, de repente começam a pedir moagens cada vez mais finas (e sem estarem velhos). Outro sintoma é que o bicho fica mais espandanguento, o café voa pra todo lado saindo do duto de moagem. Bancada fica uma zona maior do que o normal (um pouco é comum, tem até um mod de fazer umas portinhas de papelão que acho que foi Alex que linkou). Mas muito pó voando pra todo lado já é mais complicado.

 

O bichinho não desregula do nada. Acontece mais quando passa pelos grãos mais duros. E com o tempo talvez também desregule um pouco. Aí é hora de usar a chavinha Allen. Mas até lá, normal ele variar a cada café.

 

Boa sorte aí com o garoto.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Anita, como sempre atenciosa demais, fazendo questão de nos mostrar que é preciso paciência e sensibilidade para obtermos resultados melhores e que as nossas dúvidas, por mais simples que sejam, merecem respostas pacientes e sensíveis.

 

Brigadão Anita pela atenção e simplicidade.

 

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

 boa noite amigos cafeinados, estou a alguns meses com meu vario, que comprei do cris que comprou do ruston, se não me falha a memoria, e ate então as extrações estavam sempre boas, porém ando comprando uns cafes com torra mais clara e minhas extrações na nv musica tem saido rapida demais, tipo 12s para 20gr no pf duplo, será que esta na hora de fazer essa regulagem? com chave allen consigo fazer isso? por favor me ajudem!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...