Ir para conteúdo

Ajustando moinho Vario Home (Mahlkönig/Baratza)


Guest Anita

Postagens recomendadas

E agora o quê? Por que você precisa fazer isso? Basta uma chacoalhadela e nivelar com o tamper antes de calcar, oras.

Aliás, nivelar jogando café fora fica bonito em vídeo e em cafeterias, mas em casa não tem muito motivo. Prefiro jogar um pouco de café fora purgando o moedor entre extrações mais espaçadas do que pra nivelar.

 

:P:D:):wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pessoal

 

Desde que comprei meu moinho com o Grande Alexandre tenho usado macro 2 e micro entre i e m. Mas aconteceu algo interessante hoje,, acabou o grão que geralmente uso. Então fui a uma casa especializada em vendas de cafés em Floripa, comprei o Raimunda da Isabela Raposeiras..Bem. deixei a mesma regulagem.. na extração o café saiu como uma cachoeira,,, então fui afinando a moagem a ponto de chegar a macro 1 micro b e nada,, uma cachoeira praticamente sem crema. Grão na embalagem a vácuo em perfeitas condições torrado no dia 13/09. Achei estranho,, e para tirar a dúvida peguei um grão velho de uns 3 meses que tinha deixado de lado do meu fornecedor antigo e extrai o café,, resultado a mesma cachoeira..

 

Alguém poderia me ajudar? Será que meu moinho desregulou ? Seria realmente possível este grão ter desregulado meu moinho? Alguma sugestão?

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve xará.

Retire o disco de lâminas superior e faça uma boa limpeza com um pincel, umas batidinhas com o moinho virado para baixo e por fim use, se possível, um aspirador de pó.

Depois remonte-o e teste sem grãos, prestando atenção ao som. Comece na posição 1W e lentamente levante a haste da micro regulagem até o mais próximo da posição A. Pare o motor ao ouvir o som dos discos tocando-se.

Informe em que regulagem notastes o início do som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se depois da limpeza não resolveu nada, para fazer a regulagem do Vario você deve usar aquela ferramenta especial que vem nele setar macro 1 e o micro por folta do M e com ele ligado começar o ajuste fino com esta ferramenta girando para a direita até você começar a escutar um som diferente, mais grave, quando começar a escutar gire um pouquinho para a esquerda, acho que seria mais ou menos aí a regulagem ideal, é moleza regular, mas o Alexandre poderá lhe informar melhor a respeito, aquele vídeo da SeatleCoffeeGear não serve como referência pois pelo que notei de relatos aqui e até por experiência própria o som dele é totalmente diferente e o Vario você regula pelo som

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que é a regulagem, já que você testou o grão anterior que você estava usando e aconteceu a mesma coisa e outra não tem sentido o grão dar uma diferença tão bruta assim que não consegue moer nem no macro e micro 1!!! A maioria dos meus grãos deixo regulado no Macro 1 e o Micro vou regulando de acordo com o grão, um ou outro café que tenho que usar o Macro 2. Tente fazer a regulagem e ver se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez esteja passando pelo mesmo problema que alguns passaram. Meu moedor, que é novo, de repente passou a moer mais grosso, eu acho, e num tempo menor. Já estou na escala 1 e nos últimos subniveis continua dando estração rápida, em torno de 13 segundos.

 

O que faço? Ainda não tive coragem de usar aquela chave e fazer igual no vídeo postado no começo deste tópico. Será que isso resolveria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regulei o moinho. Parece que funcionou. Voltei a obter extrações longas (em torno dos 30s) no macro 2 e o pó tá saindo sem particulado. Tá moendo 14g em torno de 8s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Fábio

Deve ter ficado bem regulado, pois o tempo de moagem está bem próximo do padrão de pouco menos que 2 gramas por segundo, na faixa de espresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o vídeo e o manual do Vario achei muito simples de regulá-lo. Fiz conforme indicado no manual e é bem fácil de perceber a mudança na velocidade de giro do motor.

 

Acredito que o Alexandre mandou o meu com regulagem bem fina, já que ao colocar na Macro 1 e pouco afinar na Micro já é possível começar a ouvir o giro do motor diminuindo (se não me engano isto deveria começar a partir do "meio" da Micro conforme o manual da Baratza).

 

Pelo menos para espresso, que é o foco principal, não vejo problema nenhum nisso, pois obtive o ajuste ideal para extrair em filtro comercial dentro da faixa dos 28s na Macro 4 e Micro M. Depois testarei para prensa francesa e, se tiver alguma dificuldade, aí mudo alguma coisa. Não sei dizer se é o mais correto, mas acho que as mós só "poderiam" começar a se tocar no ajuste mais fino possível.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa achei estranho Paulo estar para espresso com filtro despressurizado no macro 4 e micro M, acho que você pode afinar mais ainda, pois para o espresso o normal geralmente é macro 2 ou 1, o meu estou usando a maioria no 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só diferença de regulagem do moedor. Se contar pelo tempo, a moagem está certa, já que obtenho 14g de pó em 8s e a extração fica dentro dá faixa correta de tempo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginei aquela regulagem interna que você faz com aquele aparato que vem nele, mas enfim se está moendo para extrair no tempo e volume correto, manda bala :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Roger estava dando uma olhada aqui nesse topico e vi a questão do tempo de moagem que voce estava falando e me passou a ideia de que o seu moedor poderia estar girnado mais rapido o que pode ser uma variação na voltagem, voce ja verificou isso.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Babbo, acho que a voltagem em casa é bem estável, nunca tive problemas, inclusive no Gene fiz um teste de aquecimento/tempo e bateu certinho com o que é comum nos EUA, porem está ligado na tomada junto a geladeira, não saberia dizer se influenciaria algo já que o consumo do moedor é relativamente baixo, a rede em casa é trifásica e uma boa fiação. 

Isso deve ser devido ao grão do café mesmo ou até regulagem, faz tempo que não conto o tempo da moagem, estou deixando no manual e colocando o grão "on demand" , hora que lembrar eu faço a verificação do tempo de moagem para saber como está atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisca o motor do Vario é de 12V CC e ele possui um transformador com um circuito muito bom.

Acredito que esse tipo de problema no Vario é quase impossíve , se a variação de tensão atingir um valor extremo ao suportado pelo circuito , ele abre e para o moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

estava falando dos acertos do vario mas em outro tópico mas vindo aqui pro certo, para moagens bem finas pro espresso me parece que tem que ser quase no ultimo, e já refiz a regulagem do zero mas fora estar no penúltimo click esta ótimo e com a gaggia que recebi essa semana minha vida mudou. 

o que andei reparando é que parece que tem ficado mais pó na câmara de moagem que não esta saindo pelo canal não sei se seria por estar moendo mais fino que antes. Alguém notou isso? Fica um tanto na frente dos 3 "dentes" que empurram o pó pela periferia das mós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso tenho feito sempre, mas esse tanto foi a primeira vez que vi, realmente pode ser um cafe diferente e estava dois clicks mais fino também, nada que as pinceladas que dou toda vez não tivesse resolvido. e o aspiradora mora no chão ao lado pois como fico trocando de grão tenho que limpar o tempo todo.

essa foto foi ao abrir pra limpeza dessa moagem, já que faço a cada vez que uso. me chamou a atenção pois estava sem nada antes de moer 16g e ficou assim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...