Bernardo Postado 7 Fevereiro 2012 Denunciar Share Postado 7 Fevereiro 2012 Pessoal, O jornal Estadão de hoje 07/02/12, trouxe um artigo do Xico Graziano sobre café que copio abaixo interessantíssimo. Só fiquei grilado com o penúltimo parágrafo onde ele diz que os grãos para café espresso misturam robusta com arábica para um melhor blend. Será : http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,cafe-especial-,832401,0.htm 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 8 Fevereiro 2012 Denunciar Share Postado 8 Fevereiro 2012 Bernardo, Até onde sei isso é verdade, mas acho que é uma realidade somente em blends mais baratos, para uso comercial. Salvo engano os cafés classificados como gourmet tem que conter 100% de Arábica. Abraços, Léo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Fevereiro 2012 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2012 Opa! Só hoje lembrei de comentar... Sei que o texto é simplificado com foco no leitor leigo, mas algumas informações são meio erradas. Ele diz que o grão de qualidade vem de plantações com no mínimo 800m. Não é verdade, tem cafés (sim, arábica) excelentes com menor altitude. Ao menos já provei. Ele diz que a colheita é de julho a outubro, acho que a maior parte é de junho a setembro. Mas cada região e plantação tem sua variação. Diz que o Arábica é originário da Etiópia, pelo que me lembro não há definição exata da origem do café, mas acho que se aponta hoje para o Iêmen. Também fala a besteira de que a crema, ou creme, ou espuma só se obtém com Robusta. É costume das misturas italianas, mas depende inclusive da região, tem muito café lá 100% arábica. Mas que a crema com 10-20% de Robusta é visualmente outra coisa, isso é! A campanha do "100% arábica" se espalhou pelo mundo e o Robusta tem sido hostilizado, mas seria muito legal termos misturas excelentes com arábica e robusta excelentes. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 14 Fevereiro 2012 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2012 Já que tocaram no assunto de robustas, acho que vale a pena dar uma olhada no projeto Conilon Brasil: http://www.conilonbrasil.com.br/, eles falam em degustação de robustas finos, inclusive com cursos. Bruno Goulart. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Fevereiro 2012 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2012 Eu arranjei uma amostra deles. São robustas de qualidade, sem defeitos, mas são robustas. Sei lá se o termo fino se encaixa... O sabor de cereal é bem presente. Um cheiro e gosto de trigo ou cevada. Pior mesmo é que aparece um gosto de borracha - se achar um robusta sem esse sabor, dá para usar legal no espresso. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 20 Fevereiro 2012 Autor Denunciar Share Postado 20 Fevereiro 2012 O que seria melhor, um grão robusta de boa qualidade ou grão arábica de qualidade duvidoso ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 20 Fevereiro 2012 Denunciar Share Postado 20 Fevereiro 2012 Difícil comparar... Mas um arábica riado ou rio zona, com muitos grãos ardidos e pretos, é ruim demais. O robusta sem defeitos parece muito um chá de algum cereal, muito encorpado mas o gosto é meio grudento. Não tem sabores complexos, acidez, nem mesmo é super doce, apesar de dar a sensação de corpo... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 20 Fevereiro 2012 Denunciar Share Postado 20 Fevereiro 2012 Para mim robusta é Nescafé. Bem quente, batido com açucar e água, ou preferentemente com leite (e muito amargo), da para beber em caso de necessidade, mas eu não chamaria de café ... Tem outro sabor, como mate, guaraná ou chocolate: pode lembrar café mas e só. Como blend, para aumentar crema e corpo em cafés que o precisem, o sabor do robusta da para esconder bastante. Ontem tomamos um Icatu amarelo (híbrido de arábica com robusta) muito bem tirado. Em forma de latte, não me agradou mas tampouco chegou a incomodar, mas meu amigo, que não é nenhum entendido, pediu um espresso normal e, apesar de colocar bastante açúcar não conseguiu esconder que achou amargo e forte demais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas