Jose Alexandre Postado 20 Março 2014 Denunciar Share Postado 20 Março 2014 Segue ele moído junto à escala abic Tenho a impressão que essas réguas da abic ficariam melhor com fundo branco em vez de preto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Não teria muitas expectativas com o café seco, deve ter faltado água para a torra, deveria sair meio sem gosto, mas com leite e açúcar deve funcionar. Bernardo, que coisa, está certo que começou a torra com grão seco, mas terminar com 17% de perda não parece ser demais. Vi o grão hoje e estava soltando um pouco de óleo. Fiz um simples para um cappo e estava amargo. Uma pergunta pro Victor. Ainda sobra água no grão após a torra? Você já mediu umidade do grão torrado? Se sobra água estaria explicado. Esses 17% equivaleriam a uns 19-20% em torra com grão começando úmido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Acho que livre não sobra, mas talvez uns 2-5% ligada a outras Moléculas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 24 Março 2014 Denunciar Share Postado 24 Março 2014 Sergio, não querendo abusar mas já abusando , teria como fazer essa mesma curva a 160 ºC ? Muita gente (inclusive eu) usa essa temperatura ou próxima para a fase de desidratação. Seria interessante ver como evolui. Bernardo, hoje fiz o teste de secar o caconde no forno. Pela medição do Victor a umidade é 11.4%.Deixei no behmor um certo tempo na temperatura de 120 C, resfriava até 60 C e pesava. Comecei com 100 g.A queda é exponencial e na última meia hora perdeu apenas 0.3 gramas. Me dei por contente e parei. Ou seja a umidade do grão medida assim deu 11.5%.Então, para ter a medida por esse método, deixaria no forno umas 4 horas nos 120 C. Não entendo de torra para necessitar da umidade do grão, mas fica a dica para quem não tem um medidor eletrônico.Depois torrei a amostra normalmente mas deixei passar ficando com 17% de perda. Espero que seja tomável, senão vai pro meu pai. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 24 Março 2014 Denunciar Share Postado 24 Março 2014 Pelo trabalho que dá não compensa. Mas não vejo sentido. A curva feita a 120 C foi para ver a perda só da água. A 160 C mais componentes devem se perder além da água. Pelo que li o método de se medir umidade tradicional é deixar 24 horas no forno a 105 C. Usei 120 C para ser mais rápido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 16 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2014 Fiz nova torra hoje. Mantive a temperatura alta na primeira fase e reduzi no final. Perda 14,6% Ontem fiz uma torra do bob na panificadora. Beirou ao 14% de perda de massa talvez fique boa pra expresso. Notei uma quantidade alta de grãos mais claros e quebradiços. Fiquei na dúvida se são grãos que já estavam ardidos quando verde ou que não atingiram a temperatura ideal na torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 Não é meio clara pra expresso? Minha última que passou do ponto pro que eu queria deu 16% e eu vou deixar pra expresso. Quando tomar eu digo como ficou. Tomei agora na aeropress pra ver como tava e ficou ok. Acho que vai dar um bom expresso. Nada muito complexo, mas espero um gosto agradável como na que tomei com 15% ainda jovem (menos de uma semana). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 na panificadora com esse percentual de perda tem dado certo. mas o bob me decepcionou no coado. Acho que foi vc que tinha dito que ele era honesto. Agora o faf 322, canta dança e sapateia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 eu gostei dos dois. A primeira torra que eu fiz ficou melhor que essa agora. Acho que ficou em torno de 14,8-15,3%. Não me lembro de cabeça. Você acha a panificadora mais prática do que a pipoqueira? Sempre achei que era mais um caso de ou uma ou outra. Não imaginei que tivesse gente migrando de uma pra outra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 Depende de como você gosta do espresso, ué. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 panificadora não é la muito prático. e eu ainda deixo o laptop do lado com cronometro online e um documento de texto onde faço anotações de minuto a minuto além de segurar o soprador, é uma labuta... Mas acho que tem saído uns resultados interessantes. Agora tenho um Unique Orgânico com uns 14. 28% de perda que me agradou bastante. Tínhamos que bolar um esquema de compartilhar as torras. De modo que uns possam experimentar as torras dos outros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 você diz um repositório de torras? Em alguns tópicos de torra o povo deixa. Eu criei um tópico pro GTCR-F1 quando comprei o meu e volta e meia deixo lá uma curva. Podemos criar um tópico em torra doméstica com esse nome (repositório de curvas). Cada um deixaria a torra e o torrador e termômetro usados. O que eu não achei foi um bom formato para postar a curva aqui no forum. Sei que torrador e termômetro fazem diferença, mas quando comecei a torrar simplesmente me baseei nas curvas que vi por aí, sem nem saber direito qual torrador ou termômetro. Deu razoavelmente certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 Acho que o José (Alexandre) falou de experimentar mesmo, colocar a boca na botija. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 Isso mesmo. Compartilhar os perfis é legal. Mas acho que experimentar o café seria show. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 o negócio é o frete... A gente devia fazer um grande encontro anual dos torradores em algum lugar. O negócio é convencer a patroa a ficar com o rebento nesse dia. Ou levar todo mundo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 Pensa assim uma quantidade pequena de repente pode ir por carta simples. e depois teria que ser um esquema de reciprocidade. Quem receber também deve mandar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2014 É verdade. Alguém mencionou aqui pequenas quantidades podem ser remetidas por carta simples. Teria que se saber quais os limites (dimensões e peso). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 20 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 20 Agosto 2014 hoje torrei o bob de novo Foram 14.17% de perda de massa. Acho que vai ficar bom no expresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 24 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 24 Agosto 2014 Ficou um pouco mais clara do que eu pretendia. Acho que também podia ter perdido um pouco a mais de massa. Min Cº 1 72 2 94 3 105 4 115 5 138 6 159 7 175 8 186 9 199 10 210 Crack 11 187 12 196 13 190 Perda de massa: 14.17% M Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Freitas Postado 24 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2016 Acabo de comprar 3kg do bob o link da faf, metade bourbon amarelo e vermelho natural e a outra bourbon vermelho descascado, alguem tem aluma dica para torra-lo no gene? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 25 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 25 Janeiro 2016 William você comprou aonde?Só por curiosidade mesmo... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
William Freitas Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 Fala Rafa, acabei falando direto com o Felipe Croce e ele acabou me vendendo, pena que ele só me ofereceu pouco para estrear meu gene. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 Obrigado pela informação. É sempre bom atualizar as informações aqui, eu torro Já ha alguns anos e não sabia onde comprar cafe cru da FAF. Os únicos lugares que eu eu sei que ainda vendem cru é a UNIQUE e o MARIO ZARDO. A nuance vendia tambem,mas ano passado tentei comprar com o Renato e não consegui.Não sei se ainda vendem. Boas torras com o Gene! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensp Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 Conversei na FAF e ele me disse que vende o cafe verde em lotes de 20kg, porém, falou que poderia colocar nesse lote 4 tipos de grãos. Sairia 550 reais esta quantidade de café, o que daria 27,50 o kg mas não chorei muito porque achei um preço alto e uma quantidade que sozinho eu não compraria. Alguém teria interesse nesses grãos? Pensei em dividir. Sou de São Paulo. Abc Sent from my MotoG3 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 Rubens, caso tenha disponibilidade de gerenciar a compra e distribuição (vide trabalhos do Igor com compras coletivas), sugiro abrir um tópico próprio pra essa compra dos cafés da FAF. Só numa conversa rápida com o pessoal de BH e região, a gente já garante uns 10 Kg pelo menos. Tem muitos foristas de SP também... acho que consegue ajuda se necessário. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 26 Janeiro 2016 Autor Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 Bob-o-link não e produzido na FAF, pelo que lembro seria cafe de vizinhos, que contam com assistência técnica da FAF, o que é bastante diferente ... Ainda devo ter um kg dele de uma compra antiga, eu não gostei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 O Bob da nova safra da Isso é Café é excelente. Muito doce e gostoso no coado. A questão é se a FAF nos manda esse cafezão. Se eles oferecem o mesmo Bob da Isso é café eu estou dentro com 2 quilos. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 A FAF é um grupo que comercializa cafés de 3 cidades diferentes, se não me engano. Um dos produtores, o João Hamilton do FAF 661 que o pessoal aprecia muito aqui, é daqui de Caconde. Encontrei rapidamente com ele recentemente, gente finíssima e super simples, só não fui visitá-lo porque na semana passada tava chovendo muito aqui e as estradas para as fazendas quase intransitáveis. Pretendo vê-lo esta semana se conseguir contato com ele, daí dou retorno pra vocês. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 Bernardo eu já bebi esse Bob lá do sofá café e não vi muita graça não... Observando o site da FAF temos outras opções de café. O bob é o café deles de 84 até 85,5 pontos. Eles tem o reserva de 85,5 até o 86,5. E por último os microlotes acima de 86,5. Segundo a descrição deles: http://www.fafbrazil.com/Coffee.php?op=Our_Coffees&lg=P Nossos CafésNossos cafés passam por uma avaliação bastante rigorosa e são provados pelo nosso time de Q-GRADERS utilizando o sistema SCAA (Specialty Coffee Association of America) para análise sensorial. Mountain Mogiana 82-83 pontosEsses cafés são limpos e mostram um perfil típico de um bom café Brasileiro, com notas amanteigadas, de caramelo, cremoso, encorpado e de acidez equilibrada. Bob-O-Link 84-85.5 pontosOs Bob-O-Links mostram características únicas da região. São cafés limpos que podem apresentar desde notas florais e frutadas a um corpo denso e licoroso. Eles são bem versáteis e se adequam tanto para um espresso quanto para um bom coado. Bob-o-link >> Reserva 85.5-86.5 pontosEsses são café “Single Farm” de uma única variedade ou “talhão”. Têm características especias: são de perfil limpo, elegante, com um tipo de doçura refinado e acidez interessante. São cafés de origem bem processados. FAF Micro-Lots 86.5+ pontosO melhor do melhor! Esses cafés sambam no paladar e trazem sorrisos por onde passam. Apresentam um perfil sensorial mais complexo e raro, acidez marcante e complexa, notas florais e frutadas, etc. Eu pergunto a quem fez o contato, eles tambem vendem os reserva e o microlots? Eu teria interesse nesses microlotes dependendo do preço. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensp Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 É isso mesmo. Na verdade estava vendo se vocês teriam interesse. Tenho um amigo que compraria uns 5kg e eu assumiria uns 5 kg também, então se tivessem dois aqui (de preferência em SP) facilitaria. Quanto aos grãos, eles tem o FAF, bob-o-link, aqueles da isso é café (sombra, cartola, etc) e acredito que os microlotes a gente consiga no pacote. (Ele me disse o preço médio) Quanto aos colegas de outros estados com alguma orientação quanto ao empacotamento acho q consigo enviar. Sent from my MotoG3 using Tapatalk Me ajudem na escolha dos grãos que vejo isso Sent from my MotoG3 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas