Ir para conteúdo

Torra do bob-o-link


Bernardo B

Postagens recomendadas

Não teria muitas expectativas com o café seco, deve ter faltado água para a torra, deveria sair meio sem gosto, mas com leite e açúcar deve funcionar.

Bernardo, que coisa, está certo que começou a torra com grão seco, mas terminar com 17% de perda não parece ser demais. Vi o grão hoje e estava soltando um pouco de óleo. Fiz um simples para um cappo e estava amargo.

 

Uma pergunta pro Victor. Ainda sobra água no grão após a torra? Você já mediu umidade do grão torrado? Se sobra água estaria explicado. Esses 17% equivaleriam a uns 19-20% em torra com grão começando úmido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, não querendo abusar mas já abusando :D , teria como fazer essa mesma curva a 160 ºC ?

 

Muita gente (inclusive eu) usa essa temperatura ou próxima para a fase de desidratação. Seria interessante ver como evolui.

 

Bernardo, hoje fiz o teste de secar o caconde no forno. Pela medição do Victor a umidade é 11.4%.

Deixei no behmor um certo tempo na temperatura de 120 C, resfriava até 60 C e pesava. Comecei com 100 g.

A queda é exponencial e na última meia hora perdeu apenas 0.3 gramas. Me dei por contente e parei. Ou seja a umidade do grão medida assim deu 11.5%.



Então, para ter a medida por esse método, deixaria no forno umas 4 horas nos 120 C. Não entendo de torra para necessitar da umidade do grão, mas fica a dica para quem não tem um medidor eletrônico.

Depois torrei a amostra normalmente mas deixei passar ficando com 17% de perda. Espero que seja tomável, senão vai pro meu pai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo trabalho que dá não compensa.

 

Mas não vejo sentido. A curva feita a 120 C foi para ver a perda só da água. A 160 C mais componentes devem se perder além da água.

 

Pelo que li o método de se medir umidade tradicional é deixar 24 horas no forno a 105 C. Usei 120 C para ser mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Fiz nova torra hoje. Mantive a temperatura alta na primeira fase e reduzi no final. Perda 14,6%

 

 

 

Ontem fiz uma torra do bob na panificadora.

Beirou ao 14% de perda de massa talvez fique boa pra expresso.

Notei uma quantidade alta de grãos mais claros e quebradiços.

Fiquei na dúvida se são grãos que já estavam ardidos quando verde

ou que não atingiram a temperatura ideal na torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é meio clara pra expresso? Minha última que passou do ponto pro que eu queria deu 16% e eu vou deixar pra expresso. Quando tomar eu digo como ficou.

Tomei agora na aeropress pra ver como tava e ficou ok. Acho que vai dar um bom expresso. Nada muito complexo, mas espero um gosto agradável como na que tomei com 15% ainda jovem (menos de uma semana).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na panificadora com esse percentual de perda tem dado certo.

mas o bob me decepcionou no coado.

Acho que foi vc que tinha dito que ele era honesto.

Agora o faf 322, canta dança e sapateia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu gostei dos dois. A primeira torra que eu fiz ficou melhor que essa agora. Acho que ficou em torno de 14,8-15,3%. Não me lembro de cabeça. Você acha a panificadora mais prática do que a pipoqueira? Sempre achei que era mais um caso de ou uma ou outra. Não imaginei que tivesse gente migrando de uma pra outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

panificadora não é la muito prático.

e eu ainda deixo o laptop do lado com cronometro online

e um documento de texto onde faço anotações de minuto a minuto

além de segurar o soprador, é uma labuta...

Mas acho que tem saído uns resultados interessantes.

Agora tenho um Unique Orgânico com uns 14. 28% de perda que me agradou bastante.

Tínhamos que bolar um esquema de compartilhar as torras.

De modo que uns possam experimentar as torras dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você diz um repositório de torras?

Em alguns tópicos de torra o povo deixa. Eu criei um tópico pro GTCR-F1 quando comprei o meu e volta e meia deixo lá uma curva.

Podemos criar um tópico em torra doméstica com esse nome (repositório de curvas). Cada um deixaria a torra e o torrador e termômetro usados.

O que eu não achei foi um bom formato para postar a curva aqui no forum.

Sei que torrador e termômetro fazem diferença, mas quando comecei a torrar simplesmente me baseei nas curvas que vi por aí, sem nem saber direito qual torrador ou termômetro. Deu razoavelmente certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o negócio é o frete...

A gente devia fazer um grande encontro anual dos torradores em algum lugar.

O negócio é convencer a patroa a ficar com o rebento nesse dia.

Ou levar todo mundo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou um pouco mais clara do que eu pretendia.

Acho que também podia ter perdido um pouco a mais de massa.

Min    Cº

1        72

2        94

3       105

4       115

5       138

6       159

7       175

8       186

9       199

10     210 Crack

11     187

12     196

13     190

 

Perda de massa: 14.17% M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Obrigado pela informação. É sempre bom atualizar as informações aqui, eu torro Já ha alguns anos e não sabia onde comprar cafe cru da FAF. Os únicos lugares que eu eu sei que ainda vendem cru é a UNIQUE e o MARIO ZARDO. A nuance vendia tambem,mas ano passado tentei comprar com o Renato e não consegui.Não sei se ainda vendem. Boas torras com o Gene!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversei na FAF e ele me disse que vende o cafe verde em lotes de 20kg, porém, falou que poderia colocar nesse lote 4 tipos de grãos.

Sairia 550 reais esta quantidade de café, o que daria 27,50 o kg mas não chorei muito porque achei um preço alto e uma quantidade que sozinho eu não compraria.

 

Alguém teria interesse nesses grãos? Pensei em dividir. Sou de São Paulo.

 

Abc

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rubens, caso tenha disponibilidade de gerenciar a compra e distribuição (vide trabalhos do Igor com compras coletivas), sugiro abrir um tópico próprio pra essa compra dos cafés da FAF. Só numa conversa rápida com o pessoal de BH e região, a gente já garante uns 10 Kg pelo menos.

 

Tem muitos foristas de SP também... acho que consegue ajuda se necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bob-o-link não e produzido na FAF, pelo que lembro seria cafe de vizinhos, que contam com assistência técnica da FAF, o que é bastante diferente ...

Ainda devo ter um kg dele de uma compra antiga, eu não gostei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bob da nova safra da Isso é Café é excelente. Muito doce e gostoso no coado. A questão é se a FAF nos manda esse cafezão. Se eles oferecem o mesmo Bob da Isso é café eu estou dentro com 2 quilos.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A FAF é um grupo que comercializa cafés de 3 cidades diferentes, se não me engano. Um dos produtores, o João Hamilton do FAF 661 que o pessoal aprecia muito aqui, é daqui de Caconde. Encontrei rapidamente com ele recentemente, gente finíssima e super simples, só não fui visitá-lo porque na semana passada tava chovendo muito aqui e as estradas para as fazendas quase intransitáveis. Pretendo vê-lo esta semana se conseguir contato com ele, daí dou retorno pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo eu já bebi esse Bob lá do sofá café e não vi muita graça não...

 

Observando o site da FAF temos outras opções de café.

 

O bob é o café deles de 84 até 85,5 pontos.

 

Eles tem o reserva de 85,5 até o 86,5.

 

E por último os microlotes acima de 86,5.

 

Segundo a descrição deles:

 

http://www.fafbrazil.com/Coffee.php?op=Our_Coffees&lg=P

Nossos Cafés

Nossos cafés passam por uma avaliação bastante rigorosa e são provados pelo nosso time de Q-GRADERS utilizando o sistema SCAA (Specialty Coffee Association of America) para análise sensorial.

img-fafcoffees.jpg

Mountain Mogiana 82-83 pontos

Esses cafés são limpos e mostram um perfil típico de um bom café Brasileiro, com notas amanteigadas, de caramelo, cremoso, encorpado e de acidez equilibrada.

Bob-O-Link 84-85.5 pontos

Os Bob-O-Links mostram características únicas da região. São cafés limpos que podem apresentar desde notas florais e frutadas a um corpo denso e licoroso. Eles são bem versáteis e se adequam tanto para um espresso quanto para um bom coado.

Bob-o-link >>

Reserva 85.5-86.5 pontos

Esses são café “Single Farm” de uma única variedade ou “talhão”. Têm características especias: são de perfil limpo, elegante, com um tipo de doçura refinado e acidez interessante. São cafés de origem bem processados.

FAF Micro-Lots 86.5+ pontos

O melhor do melhor! Esses cafés sambam no paladar e trazem sorrisos por onde passam. Apresentam um perfil sensorial mais complexo e raro, acidez marcante e complexa, notas florais e frutadas, etc.

 

Eu pergunto a quem fez o contato, eles tambem vendem os reserva e o microlots?

 

Eu teria interesse nesses microlotes dependendo do preço.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo. Na verdade estava vendo se vocês teriam interesse.

Tenho um amigo que compraria uns 5kg e eu assumiria uns 5 kg também, então se tivessem dois aqui (de preferência em SP) facilitaria.

Quanto aos grãos, eles tem o FAF, bob-o-link, aqueles da isso é café (sombra, cartola, etc) e acredito que os microlotes a gente consiga no pacote. (Ele me disse o preço médio)

 

Quanto aos colegas de outros estados com alguma orientação quanto ao empacotamento acho q consigo enviar.

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

Me ajudem na escolha dos grãos que vejo isso

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...