Ir para conteúdo

Perfil para Hottop


andreiasuzuki

Postagens recomendadas

Pessoal queria saber se alguém tem a Hottop ou já torrou em uma? e se poderiam compartilhar comigo o perfil da torra feita nela? :D

Tenho uma a disposição e queria "brincar" com ela, mas sem perder muito os grãos bons...

;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andreia... O Bruno tem um se não me engano.

 

Quanto ao perfil, ele varia de grão para grão.

 

Ou você usa o mesmo grão que o do perfil ou pode não dar certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade eu queria ver um perfil feito com ele para poder ter uma ideia da potência, ou até onde posso chegar com ele. Pra não ter que começar as cegas B)

Já torrei em torrador grande, mas deve ser diferente, porque o Hottop não tem fluxo de ar e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andréia,

o Hottop tem fluxo de ar sim.

O meu é o B, que permite alterações dos parâmetros durante a torra, se o seu for o P, o que eu postei abaixo não vai servir muito.

Costumo fazer perfis diferentes com cafés diferentes,

mad quando pego um café novo que não tenho muita informação sobre densidade do grão, costumo fazer uma etapa de desidratação mais rápida, com potência máxima, reduzindo pra 60% cerca de um minuto antes do primeiro crack, que costuma ser aos 9, 10 minutos e deixo desenvolver por uns 2 a 3 minutos, Costumo finalizar a torra com 203 a 205°C, quanto ao fluxo de ar costumo deixar em 50% durante toda a torra. Durante o primeiro crack costumo fazer alterações na potência dependendo da evolução.

O meu modelo é o mais recente, com o termopar do tipo K, as temperaturas podem ser um pouco diferentes no seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que passei foi um perfil bem básico, mas que agrada com vários cafés, mesmo não extraindo o máximo dos mesmos.

Tenho torrado pouco ultimamente e até por isso estou um pouco enferrujado, mas vamos discutindo os perfis e experiências no Hottop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você finaliza com 205 C? Não é meio frio? Acho que nunca parei com menos de 215 C. Verdade que meço a temperatura do grão via infravermelho, mas a diferença me parece grande, mesmo você medindo a temperatura ambiente em vez do grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, mesmo assim, depende da rampa de descida e do tempo.

 

Por exemplo, depois do 1C um perfil pode ter uma rampa de descida mais lenta e mais curta e outro mais rápida e mais longa. A energia colocada no grão seria parecida. Algo como a área abaixo do gráfico ser a mesma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andréia,

no modelo P não sei como fazer perfil semelhante, note que funciona de forma distinta, você programa os patamares que serão alcançados a cada etapa de torra, durante a torra se tem menos controle que no modelo B.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é sobre o hottop mesmo. Aquele guia do sweet maria's fala em 218 C para uma primeira torra potável (city). A imagem que eu tinha de uma torra city era finalizando por volta de 220 C. Me impressiona é uma diferença tão grande. Principalmente em sendo a temperatura no grão. A diferença entre temperatura ambiente e do grão também não é tão clara. Como algumas partes da torra são endo e outras exo-térmicas, nem sei se uma é sempre maior que a outra (chutaria que não). Enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É quando você mede a temp. do café na pipoqueira não esta realmente medindo a temp. da massa do café , a medição deve ser atrapalhada pelo ar quente que a pipoqueira sopra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...