andreiasuzuki Postado 14 Março 2014 Denunciar Share Postado 14 Março 2014 Pessoal queria saber se alguém tem a Hottop ou já torrou em uma? e se poderiam compartilhar comigo o perfil da torra feita nela? Tenho uma a disposição e queria "brincar" com ela, mas sem perder muito os grãos bons... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Março 2014 Denunciar Share Postado 14 Março 2014 Andreia... O Bruno tem um se não me engano. Quanto ao perfil, ele varia de grão para grão. Ou você usa o mesmo grão que o do perfil ou pode não dar certo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 14 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Março 2014 Na verdade eu queria ver um perfil feito com ele para poder ter uma ideia da potência, ou até onde posso chegar com ele. Pra não ter que começar as cegas Já torrei em torrador grande, mas deve ser diferente, porque o Hottop não tem fluxo de ar e tal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 14 Março 2014 Denunciar Share Postado 14 Março 2014 esse hottop vai ser vendido para alguém ou você só pegou emprestado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 15 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Tem no local onde eu trabalho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 mistério... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 15 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Hahaha ... É que eu trabalho em um laboratório que tem um, não vamos nos desfazer dele e como ele está lá disponível Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Segue foto de perfil do hottop. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Mas você postou a foto do hottop errado o que ela tem não deve ser este pois não tem o controle de fluxo de ar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Hahahaha 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 15 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Ai...rs Perfil de torra! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 15 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Pior que fui checar agora e na verdade o modelo é o com fluxo de ar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Andreia, foi só para enrolar um pouco, enquanto o único proprietário de hottop não se manifesta, rsrsrsrs. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Andréia, o Hottop tem fluxo de ar sim. O meu é o B, que permite alterações dos parâmetros durante a torra, se o seu for o P, o que eu postei abaixo não vai servir muito. Costumo fazer perfis diferentes com cafés diferentes, mad quando pego um café novo que não tenho muita informação sobre densidade do grão, costumo fazer uma etapa de desidratação mais rápida, com potência máxima, reduzindo pra 60% cerca de um minuto antes do primeiro crack, que costuma ser aos 9, 10 minutos e deixo desenvolver por uns 2 a 3 minutos, Costumo finalizar a torra com 203 a 205°C, quanto ao fluxo de ar costumo deixar em 50% durante toda a torra. Durante o primeiro crack costumo fazer alterações na potência dependendo da evolução. O meu modelo é o mais recente, com o termopar do tipo K, as temperaturas podem ser um pouco diferentes no seu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 O que passei foi um perfil bem básico, mas que agrada com vários cafés, mesmo não extraindo o máximo dos mesmos. Tenho torrado pouco ultimamente e até por isso estou um pouco enferrujado, mas vamos discutindo os perfis e experiências no Hottop. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Você finaliza com 205 C? Não é meio frio? Acho que nunca parei com menos de 215 C. Verdade que meço a temperatura do grão via infravermelho, mas a diferença me parece grande, mesmo você medindo a temperatura ambiente em vez do grão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Não tem como comparar diretamente, Cal: outro tipo de equipamento, outro tipo de sensor, outro posicionamento do sensor... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Exatamente, a temperatura em sí só serve de referência para quem tem exatamente o mesmo equipamento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 15 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Vale pelas dicas Bruno! O modelo do que temos é o KN-8828P. Vou tentar utilizar os passos que você descreveu, pelo menos não começo tão as cegas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Só achei estranho uma variação de mais de 10 graus. Mesmo medindo com sensor diferente e o ar em vez do grão, me pareceu grande. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 15 Março 2014 Denunciar Share Postado 15 Março 2014 Cal, mesmo assim, depende da rampa de descida e do tempo. Por exemplo, depois do 1C um perfil pode ter uma rampa de descida mais lenta e mais curta e outro mais rápida e mais longa. A energia colocada no grão seria parecida. Algo como a área abaixo do gráfico ser a mesma. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 16 Março 2014 Denunciar Share Postado 16 Março 2014 Cal, no meu caso a medida é do grão e não do ambiente. E no caso da pipoqueira não é a medida direta do grão e sim do ar quente que sai da pipoqueira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 16 Março 2014 Denunciar Share Postado 16 Março 2014 Andréia, no modelo P não sei como fazer perfil semelhante, note que funciona de forma distinta, você programa os patamares que serão alcançados a cada etapa de torra, durante a torra se tem menos controle que no modelo B. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Março 2014 Denunciar Share Postado 16 Março 2014 Não sei não, hein. O que tinha entendido é que a pistola de infravermelho media a temperatura de onde a bolinha laser tava batendo, que no caso é o grão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Março 2014 Denunciar Share Postado 16 Março 2014 As leituras na pipoqueira tendem a ser mais quentes, mesmo com o sensor no meio dos grãos. Mas o tópico é sobre hottop. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Março 2014 Denunciar Share Postado 16 Março 2014 Pois é sobre o hottop mesmo. Aquele guia do sweet maria's fala em 218 C para uma primeira torra potável (city). A imagem que eu tinha de uma torra city era finalizando por volta de 220 C. Me impressiona é uma diferença tão grande. Principalmente em sendo a temperatura no grão. A diferença entre temperatura ambiente e do grão também não é tão clara. Como algumas partes da torra são endo e outras exo-térmicas, nem sei se uma é sempre maior que a outra (chutaria que não). Enfim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 16 Março 2014 Denunciar Share Postado 16 Março 2014 É quando você mede a temp. do café na pipoqueira não esta realmente medindo a temp. da massa do café , a medição deve ser atrapalhada pelo ar quente que a pipoqueira sopra Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 16 Março 2014 Denunciar Share Postado 16 Março 2014 Cal, normalmente ao passar dos 205°C no Hottop já se observa saída de óleo nos grãos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Março 2014 Denunciar Share Postado 16 Março 2014 Podicrê. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas