Guest Pedro Nunes Postado 10 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2015 Cal, na máquina de pão dá pra dobrar isso. Quero aumentar para 400grs pra ver se a agitação fica mais uniforme. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 10 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2015 depois do início do crack eu diminuo a potência se diminuo mais, espero dois minutos se diminuo menos, 1 minuto, 1 e trinta já basta. essa torra pode cair bem no lungo. ou na pia. algum moderador podia mover esses posts para o tópico do soprador com panificadora. a propósito dos bats com 400 da pra torrar tranquilo mas eu gosto mais de 250 300 da pra ficar na casa dos doze minutos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Pedro Nunes Postado 10 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2015 José Alexandre, diminui a potência sim. Acho que realmente passou do ponto que eu queria, mas não exageradamente. Vou experimentar com 250 e com 350. Daí eu vejo como me saio melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 11 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2015 Ontem torrei o Rwanda 3 African Sisters.Assim como o Kenia que tínhamos tem um aroma poderosos de rapadura,açúcar. ...incrível mesmo: E hoje torrei o Papua New Guinea Kenta,um cafe de mais de 1600mts de altitude.Torrei quente do começo ao fim. Vamos ver como ficou na xícara Esse Papua eu ganhei de brinde,125g e tive que dar uma catada antes de torrar: Valeu 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 13 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2015 Sobre as ultimas torras. O Rwanda torrei por ultimo no metodo scandinavo,termo que aprendi com o Jose Cal esses dias.Conhecia o termo torra nordica mas não sabia do escandinavo...apesar de ser um.praticante rotineiro dessa modalidade de torra. A primeira torra que fiz desse café foi quente com o Behmor no máximo e finalização 70% da potência, primeiro crack completo e entrando por um 1min após o crack. Ficou bom,mas o doce que mais me chamou a atenção desequilibrou com um corpo muito grande pela torra avançada após o crack e uns aromas que não consigo descrever,mas que nao eram de queimado,não ficou brilhante e nem saiu óleo .Na segunda, 3 rampas no Behmor,começa com 70% , depois 80% e finaliza com 100% da potência do torrador, terminei o crack e parei. Tinha alguma acidez, só que o corpo sobressaiu e a doçura que estava presente no aroma,não aparecia claramente na xícara. Lembrei de alguns cafés bem doces e claros que bebi esse ano: onix da.Octávio, Kenya do Joes e Sitio Cedro do feito a grão. Pois bem ultima tentativa, o café estava acabando.Potencia por 70% e depois segurei 80% até o final. A temperatura foi gradualmente subindo,entrou no crack,deixei rolar um.pouco, vi a cor e pronto,estava como eu queria visualmente.Não completou o crack.Quando eu tirei,só açucar,rapadura e melado no ar...Esperei 3 dias e hoje mandei uma clever.Consegui. Impressionante! Café doce,melado,rapadura mesmo,nada de sabor de torra,suave e leve,uma delícia. Uma imitação caseira de uns cafés de mestres que eu bebi esse ano e um tributo ao método nórdico de torra.Valeu a pena! Ainda aguardo um tempinho pra beber o Papua Nova Guinea torrado sexta. Esse foi diferente. Potência maxima do começo ao fim. Grão de 1600mts de altitude e mesmo assim ainda ficou duro...vamos ver o que dá... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 22 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 22 Dezembro 2015 https://goo.gl/photos/YV7SKWYthmSoxVDV7 Torra pro amigo oculto. Tá meio escuro pq era meia noite e torrei na varanda. [emoji14] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 22 Dezembro 2015 quando você quer torra clara torra de dia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 26 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 26 Dezembro 2015 Lol. Na foto aparece escuro. A luz do sol faz maravilhas para que uma foto saia bem. Já, a noite, depender da lâmpada de 15w e o flash de led branco do celular não ajudam. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 26 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 26 Dezembro 2015 Dando um tempo nos cafés da compra coletiva e torrando um Ethiopia! Primeiro crack:10:54 Finalizaçao: 12:23 Perda:14% 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 27 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2015 acho que vou torrar mais café daqui a pouco. De repente me animo e abro meu último pacote dos etíopes. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 27 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 27 Dezembro 2015 Jose Cal,nada melhor que finalizar um ano e iniciar o outro bebendo um etíope. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 28 Dezembro 2015 Acabei de torrar o mantissa que vou levar para tomar na minipresso na praia (vamos a la praia oh oh oh oh oh) Estou muito satisfeito com os resultados que venho obtendo agora com o STC 4. Essa torra promete ser top. E, como o café é top.... Vou tomar tudinho. Seguem log e resultado visual: 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 28 Dezembro 2015 Só postei o log errado 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 29 Dezembro 2015 Denunciar Share Postado 29 Dezembro 2015 Depois de muito tempo sem torrar esse café, torrei o Unique decaf da minha sogruska. É um café que não é nada especial. Mas cujas torras sempre se mostram as mais bonitas para foto Torrando agora mais uma leva do mantissa, para levar para a praia. É o café que gostei mais dessa CC Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 7 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 7 Janeiro 2016 Torrando um Kenya Bora pro nosso encontro mensal de janeiro, que ocorrera em 16 de janeiro, o primeiro do ano! Torra quente, primeiro crack com 10:20 e finalizaçao em 12:00 e 14,35% de perda. Esse Kenya tinha uns grãos defeituosos no meio... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 15 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 15 Janeiro 2016 Aproveitando uns restos de NDA, Caconde e Cerrado Mineiro, misturei e fiz um blend para torrar a "mão livre". Decidi por um doble roasting, e após a etapa de desidratação ficou um mosaico de cores. Também catei 3gr de grãos defeituosos. Depois fiz uma torra média, com 2:30' de desenvolvimento, ainda que mistura de grãos bastante diferentes, se comportou direitinho. Ao menos o cheiro ficou bom ... vamos dar uns dias para ver como fica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 30 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2016 No sentido horário, Ouro Verde na vasilha, Rwanda Inzovu no pote abaixo, Mantissa no pote a esquerda, e Uganda Bukonso no pote do quadrante superior esquerdo!Todos torrados com desenvolvimento de mais de dois minutos e meio,chegando proximo do segundo crack. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 30 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2016 Depois de 1 ano sem torrar, estou hoje fazendo minhas torras. Mundo novo. 1ª torra: 19% de perda. 2ª torra 16,8 % perda Minhas torras estão iguais a ações da Petrobras , com uma perda enorme. Agora estou torrando um café que esta escrito NA no saco, não sei qual é, se alguém souber me avisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MReis Postado 30 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2016 Se for da compra coletiva pode ser o Ninho da Águia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 30 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2016 Se for das compras coletivas provavelmente é o cafe do Clayton, NDA. NA=ninho da aguia? Rolou em duas compras coletivas. Se for excelente é da primeira compra quando ele entrou restrito,um kilo pra cada. Se for normal é o da ultima compra. Gil achei alta demais essa perda de 19%. Macho carvão? 16,8 eu ja considero alta,mas 19 nunca vi, está pesando corretamente essa perda(Sem querer ofender)? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 30 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2016 Rsrsrsrsr, queria ter medido errado. Então é isto mesmo, Ninho de Aguia, primeira torra, 18,5%, estou mal hoje, embora sempre fica preso no tambor uns 4/5 grãos, talvez com eles a média abixe para uns 16,5%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 1 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2016 Fiz hoje, talvez, a melhor sequência de torras da minha vida! Um queniano lavado (1o) seguido do Mantissa da CC (2o). Mesma configuração da câmera pra fins de comparação. O queniano é o café mais denso que já torrei... 800 g/L!! O Mantissa por ex. tem 770 g/L... a impressão é que dá pra sentir a diferença na mão. Ficou só com 12,3%, mas não tá com cara de tãaaao claro, talvez tenha menor umidade. O Mantissa ficou com 12,9%. Pelas experiências anteriores, impossível não ficar muito bom. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 1 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2016 Esses Kenianos,a sweetmarias recomenda estender a drying phase, outros locais recomendam muito calor durante a maior parte da torra.O mais engraçado desse Kenianos é que eu já bebi 3 diferentes e cada um com um sabor,acidez e doçura diferente . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 1 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2016 LP, como diz a Anita, como vc sabe (mede) a densidade dos grãos? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 1 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2016 @Rafa, realmente vai precisar de mais calor da próxima... com a mesma chama que o normal, as fases anteriores ao 1C demoraram uns 2min a mais. Mesmo no desenvolvimento vou usar mais calor da próxima, além de estender o tempo. Realmente ficou mais claro que o ideal... gostoso, mas uma bomba ácida com um gostinho de chá. @Lisboa, nada muito tecnológico... um copo de volume conhecido (580ml) e vou compactando os grãos o quanto der até a borda, pra depois pesar. Então não é a densidade real, já que tem ar no meio... mas é o mais fácil de fazer, e já dá pra servir como uma referência entre a gente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 1 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 1 Fevereiro 2016 @Rafa, realmente vai precisar de mais calor da próxima.... Realmente ficou mais claro que o ideal... gostoso, mas uma bomba ácida com um gostinho de chá. [emoji14]Luis, basicamente os Kenya que eu bebi ou eram ácidos ou eram frutados,mas frutados tipo um vinho,licor...se for os ácidos não precisa de tanto calor uma vez que vc vai manter a torra mais clara, agora se for do outro tipo,mete calor que talvez o melhor jeito seja parando bem próximo do 2 crack,mas sem queimar... Tenho preferência pelos ácidos, normalmente são ácidos e brilhantes, absurdamente doces e resultam em coados maravilhosos. Os que eu me lembro eram aqueles da variedade SL28.Já os outros rola de mandar uns espressos por terem esse lance meio licoroso,de vinho,azeitonado...mas ainda acho esses inferiores aos Kenya que são ácidos e doces. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 2 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2016 Rafa, esse meu é SL28/SL34/Ruiru11. É desse tipo ácido, puxando pra umas frutas cítricas ainda não identificadas Mas mesmo pra esse perfil ficou claro. De 12,3%, vou tentar a próxima com uns 13,5%. Esse dessa torra acho que vai ficar interessante blendando com o Mantissa, um pouco mais escuro dessa vez, pra quebrar o excesso de acidez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 2 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 2 Fevereiro 2016 Acabei de torrar um bach de 290g do exótico do Mario. Estou gostando de usar o restritor ativo. Me deu um boast na fase final que antes era impossível sem queimar o café. Cheiro está muito bom. Bem doce. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 No meu computador as cores das fotos do LP ficam tão amarelas que parece que o café não foi torrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 3 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 3 Fevereiro 2016 Ah, tava um pouco ... mas seu monitor deve estar mal ajustado também, Cal. Fiz um ajuste automático no imgur, vê se melhorou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas