Guest Anita Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Sem a MÍNIMA chance, ZA. Não nesta encadernação. Prefiro melhorar meus pães e aprender sobre café. Gastar minhas energias nisso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Torra bacana Cal.. Dá até para voltarmos para aquele tópico da feijoada.. Qual era mesmo?! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 tomei agora o Caconde. Não está mal, mas acho que dá pra melhorar. Agora a macho preteada me impressionou. As temperaturas do meio foram praticamente iguais às que medi na pipoqueira. Nunca imaginei que fosse dar uma diferença tão grande. O programa tem uma opção de torrar por ações, e um dos parâmetros é o 1C (pode-se, por exemplo, baixar a potência a 50% x segundos depois do 1C e por aí vai). Talvez eu experimente com isso, ou como o Guilherme sugeriu, após o 1C, desligue o piloto automático e controle na mão a potência. Ah, tirei agora uma foto da torra do caconde: O que eu achei estranho é que ficou com um gosto um pouco oleoso. Isso já aconteceu no passado com a pipoqueira também, mas não sei dizer o que é. Se alguém tiver um palpite (sério, Miyamoto), agradeço. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Talvez muito calor na primeira fase. Tem que testar outros perfis para verificar. Uma coisa que você pode fazer é manter a 160ºC nos primeiros 5 minutos e depois fazer uma rampa para 230 em 3 minutos e manter nessa temperatura até começar o crack. Começando, abaixe para 215 no primeiro minuto e meio e desligue completamente as resistências nos 30s finais (podendo até desenvolver um pouco mais, por mais uns 30s a 1min). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 O caconde é um dos cafés mais difíceis que já torrei (só perde para o Unique Blend). Difícil de acertar mesmo, ainda mais em equipamento novo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Cal... A torra ficou muito bonita... Inclusive para primeira torra em equipamento novo.. Parabéns! Tá indo pelo caminho certo! Aqui.. Sua vasilha se parece muito com uma que tenho... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 16 Junho 2014 Denunciar Share Postado 16 Junho 2014 Curti seu post miyamoto mas antes do Cal ficar nervoso comigo curti apenas a parte da vasilha Hahaha Isto é quase como o bordão do miyamoto 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 17 Junho 2014 Denunciar Share Postado 17 Junho 2014 Fiquei com vontade de tomar o blend cafe expresso brasil.. Torrei mais claro que o de costume pra experimentar, vamos ver deu 14,5% de perda 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Torrei de novo o Caconde, já que não gostei da primeira tentativa. Bem, ficou diferente, pelo menos. Achei melhor, mas tomei logo que esfriou. Bobeei e liguei o torrador num filtro de lnha. Durante a torra sentia um cheiro de algo químico e lá no meio da torra vi fumaça saindo do filtro de linha. Tirei a tomada e coloquei na parede. Não chegou a afetar a torra, porque foi rápido, mas a coisa foi meio tensa. Fiz a torra toda na mão, mas como desliguei o PID, acho que tinha uma ação que mandava a potência abaixar se a temperatura chegasse a um certo valor. Pra complicar mais, meu filho ainda tava correndo pela casa (torrei no quarto, entre tv e laptot, vendo Espanha x Chile). Fiquei feliz quando abri o torrador e vi que não tinha queimado. Deu também perto da perda que eu queira: 15,2%. Eu acho que dá próxima vou copiar novamente as temperaturas da pop fun no pid, mas quando começar o 1C, vou desligar o PID e terminar na mão, como o Guilherme sugeriu. Olha aí o gráfico: Tem também foto dos grãos. Foi agora, de noite: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Cal.. A comparação é melhor feita com o pó.. Mói um pouquinho e coloca a régua do lado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 aó só quando eu for tomar de novo. Vou esperar até amanhã, pra deixar o sabor dormir. Daqui a uns dias deve chegar meu Unique Orgânico. Vamos ver se consigo acertar dessa vez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Gostei. Da para vc usar esses parâmetros para fazer um perfil programado. Por exemplo, pegue as temperaturas de 60 em 60s e traça o perfil com elas. Fica mais fácil repetir assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Foi o que eu fiz com o resto que tinha do Unique Orgânico. O negócio é que deixei até o final assim, mesom depois do 1C. Queimou. Essa torra daí de cima também ainda não ficou boa. Tô apanhando... Acho que talvez ainda tente outra hoje. O pior é que ainda fiz cada uma com 200g. Vou tentar com 117 e ver se fica melhor. Na pipoqueira fazia sempre com no máximo isso. Aumentar a massa também tornou a coisa mais difícil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Faz mais fria. Em que temperatura está ocorrendo o crack? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Já vi que foi na casa dos 237. O que vc está identificando? Passando do ponto? Muita perda? Sabor de cinza? Se for isso, da para fazer um pouco mais rápida no inicio (tipo uns 230 graus para o começo (assim que o torrador chegar lá), deixe nessa temp por uns 3 min e depois baixa para uns 215 e mantém até o crack ou para uns 220, reduzindo para 200, 205 assim que começar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Baixar muito a massa de grãos não vai melhorar e a torra vai ocorrer muito mais rápida. Cuidado após o primeiro crack. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 De qualquer forma, é tentativa e tentativa até acertar. Usa o meu perfil (lembrando de baixar a temp após o inicio do crack), que o café ficou gostoso com ele. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 Não sei se esta dica se aplica também ao torrador do Cal, mas no meu torrador (Guilherme, ajuda aí com o nome, rsrsrsrs) inicialmente utilizei 200g do Expresso Brasil com o perfil que o Guilherme deixou. Passou um pouco do ponto, tendo maior perda de massa e torra mais escura do que o desejado (uma diferença pequena, diga-se). Para "resolver" isto eu mantive o perfil e aumentei a massa de grãos para 230g. Uma maior massa precisaria de mais intensidade na fonte de calor para atingir a mesma temperatura no mesmo tempo. Então, fazendo isso, fiz com que a intensidade de calor nos grãos diminuisse já que o perfil programado foi o mesmo, o que no final me resultou em um café "no ponto". Resumindo, se no perfil "padrão" o café está passando do ponto e queimando, o melhor é tentar aumentar a massa de grãos a se torrar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Junho 2014 Denunciar Share Postado 19 Junho 2014 tenta esse aqui preaqueça antes (tambor sem café potencia 100% até 200 graus); retira, põe o café, recoloca e parte para a torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 16 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2014 Torra 12/10/2014 (Panificadora + Soprador térmico) - Café - Seleção do Mário (Exótico - CD - Safra 2013) 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 17 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2014 A cor ficou bonita Fernando. torrou quantos gramas? Na minha última torra fiz bateladas de meio quilo. Mas com o exótico acho que não faria tanto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 17 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2014 Torrei 500g, fica mais confortável para torrar e, sem contar que acabo consumindo bastante (serviço e casa). Dei uma provada mesmo fora do tempo no espresso, ficou marcante na acidez e um aroma diferente de outros cafés que costumo torrar. Pro meu gosto, poderia ter desenvolvido um pouco mais a torra, mas ainda é cedo para avaliar corretamente. 00:00 - 180°C 00:01 - 94°C 00:02 - 120°C 00:03 - 135°C 00:04 - 154°C 00:05 - 156°C 00:06 - 168°C 00:07 - 178°C 00:08 - 190°C 00:09 - 203°C 00:10 - 217°C 00:11 - 220°C 00:12 - 218°C 00:13 - 217°C Normalmente gosto de terminar a torra com 15 min ( para isto faço uma rampa de subida menos agressiva após 5 min de torra), mas quis mudar para tentar uma torra mais clara. Deu certo, mas acredito que não vai ficar bom para espresso. A perda de massa foi: 13,6% Devo fazer outra torra visando um café melhor para espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 24 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2014 Realmente não ficou boa no espresso a torra acima, mas acabei fazendo outra no dia 17/10. Provei hoje e digo que já está ficando boa no espresso, acidez presente, porém sem aquela agressividade. A finalização não apresentou amargor de torra .... Até fiquei surpreso por ter conseguido este feito ! Creio que seja o conjunto de coisas (café bom, aliado a um perfil de torra adequado). (Panificadora + Soprador térmico) - Café - Seleção do Mário (Exótico - CD - Safra 2013) - 14% de perda de massa ( 1° crack em negrito ) 00:00 - 180°C 00:01 - 95°C 00:02 - 130°C 00:03 - 142°C 00:04 - 150°C 00:05 - 157°C 00:06 - 162°C 00:07 - 167°C 00:08 - 178°C 00:09 - 185°C 00:10 - 197°C 00:11 - 207°C 00:12 - 218°C 00:13 - 218°C 00:14 - 220°C 00:15 - 218°C Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 24 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2014 Grato pelo perfil Fernando. Também sou fã desse Café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 24 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2014 A segunda torra parece mais clara, mas na real não está ! Pode torrar com este perfil que vai agradar a turma que gosta de espresso cítrico ! ( melhorou bastante o corpo do café ). Depois posto a foto na xícara ! Olha a foto: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2014 Assistindo o curso de torra ontem, deu uma coceirinha de começar a torrar... mas como eu vi que ia querer um Probatino, percebo que vou continuar sem-torra... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 24 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2014 Vai de máquina de pão e seja feliz ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2014 Ai, mas é tão legal o sensorial envolvido na torra grande... ir tirando as amostras, vendo a mudança da cor, mas principalmente sentindo os aromas entrando. Montar aquele mapa visual com as amostras da curva é muito legal. Um dos marcadores sensoriais é justamente quando entra o cheiro do pão. Cheiro da baunilha é outro indicador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2014 Para isso existe o STC também rss. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 24 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2014 A Academia tem o Probatino e um São Francisco.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas