Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

O problema é que quem está acostumado a tomar um Pilão a vida inteira.. Toma um café carbonizado metade café, metade açúcar e acha que é a mesma coisa... Quem já toma cafés especiais com outros tipos de torra é que sabe diferenciar o bom do ruim... O parâmetro de comparação delas é sempre o pretinho forte.. É como tomar um vinho seco pela primeira vez... Ruim né? Mas e depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí, melhor?

 

 

Torras170114.jpg

 

a da esquerda foi a primeira. Uma meia hora depois fiz a da direita, que parece mais escura. Fotos na janela, sem flash. Ambas com 60g virando 50g (16,7% de perda). Primeira em 7:00, segunda em 5:53.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué..

 

Mesmo método?

 

Ambas com mesma massa.. Mesma perda.. Em tempos diferentes e resultados diferentes?!

 

A mais rápida torrou mais.. Eu heim..

 

Ou você utilizou métodos diferentes?

 

Ps.: Eu acho que tenho umas vasilhas iguais a estas aí.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, pelo visto o primeiro lote é mais controlável. E olha que eu esperei uma meia hora.Curioso, já que a pipoqueira esquenta super rápido.

Eu fiz uma terceira torra agora e quis fazer mais clara. Parei com menos de 4 minutos. Essa deu 52 ( 13,3% de perda). Achei difícil. Heterogênea.

Olha as três juntas, na ordem em que foram torradas:

 

2014-01-17+11.31.01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É.. A terceira torra tá bacana.. Já rola daqui uns 4 dias na FP heim heim heim..

 

Só que o tempo de torra é meio curto né? Será que dá tempo dele desenvolver bem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torra pena branca, pra contrastar com a fagiolo nera. Vou tentar esperar a minha aeropress vinda de Goiânia ("eu amo Goiânia, Goiânia me ama..."). Isso acreditando na boa fé do tal Ateliê do Grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!!

 

Dica boa esta aí... Vou até curtir aqui!!

 

Quais os indicativos de torra crua?

 

Se mastigar um grão torrado e estiver com gosto de amendoim tá crua?!

 

Dá mais umas orientações aí Victor! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com essa massa (60g) e pipoqueira fica bem difícil controlar. Note que a diferença entre a mais clara e a mais escura é de 2g.

 

Miyamoto, põe um vídeo de sua torra com pausa. Ou faz um log dizendo quando parou e por quanto tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torra pena branca, pra contrastar com a fagiolo nera. Vou tentar esperar a minha aeropress vinda de Goiânia ("eu amo Goiânia, Goiânia me ama..."). Isso acreditando na boa fé do tal Ateliê do Grão.

 

Pode confiar no Atelie. São meus vizinhos, conheço eles. Gente da maior competência e honestidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, Rafa, podia ter avisado lá quando eu perguntei se alguém conhecia. Já teria ficado aliviado.

Tô brincando, obrigado pelas palavras de conforto.

 

Ah, fiquei curioso e fiz agora a torra Pena Branca na prensa. Eu gostei.

 

Espero conseguir dormir. Tomei ao todo usn 400ml (tinha feito um coado com a torra de segunda).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Hoje torrei dois grãos da Nuance: Uno e Sombreado. Tirei foto de uma torra de cada e fiz um gráfico comparando os dois.

Na verdade, tomei a média entre duas torras de cada (eram bem próximas). Tomei tempo de 30 em 30 segundos e parei exatamente em 6 minutos. O primeiro crack foi sempre em torno de 4 minutos e a perda variou entre 13,3% e 15%.

 

O gráfico:

 

torraNuance.png

 

e as fotos:

 

Sombreado

 

NuanceSombreado.jpg

 

Uno

 

NuanceUno.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz essa encomenda dos cafés da Nuance junto com o Jose Cal e ontem entreguei a ele. Eu só tinha torrado o Uno ainda, fiquei com inveja dele e torrei o sombreado também, segue a foto.

 

tumblr_n0q9f99FRd1t1d7mzo1_1280.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bonito. Eu achei que o sombreado, apesar de ser o patinho feio em termos de preço, fica com um aspecto mais bonito que o Uno. O Uno pareceu menos uniforme. Achei os grãos de ambos bem menores que os do Unique Orgânico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga-me com quem andas, que direi que torrador usas...

O Ruben tem um Behmor novo em folha.

Ficou mais bonita que o que eu pipoquei, mas a minha não ficou lá tão ruim assim. Espera quando chegar o dimmer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PÔ Myamoto, magoa não.

Tenho certeza que se tivesse sido torrado na sua hyper mega turbo Master Popcorn Coffee Roaster x100001 teria ficado o melhor café do mundo.

Dizem que o chuck norris é quem a fabricou. Transforma qualquer café ruim em um top 10.

 

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...