Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Bem, se percebe fácil que uma hora de molho é demais: o grão enche de água e muitos acabam estourando.

Com o grão mais aberto o calor entra muito mais facilmente, além de que os pedaços pequenos acabam carbonizados, conferindo um leve sabor de cinzas.

Embaixo o grão sem lavar, acima o lavado e seco à sombra por 24hs, após ter ficado de molho por uma hora com açúcar.

Na próxima vez vou testar uma lavada mais superficial, de uns cinco minutos somente.

Nesta vou ir bem devagar na torra, e também vou avaliar como envelheceu o Unique Frutado, que estava em recipiente de vidro hermético, melhor guardado que este.

 

15983454ck.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal!! Olha o que a visita do Fogo rendeu em BH! O Fogo se dispôs a uma visita à minha casa para me ensinar a extrair bons espressos. Além disso, me convenceu a começar a torrar em casa. Além de mais barato, faz parte do aprendizado sobre o misterioso mundo do café. Como diria o próprio: fazer café é uma ciência.

 

Comprei uma pipoqueira e comecei a torrar em casa. Achei bem legal torrar. Quase tão bom quanto fazer espresso. rsrsrs

 

Claro que não é nada profissional, mas acho que vai me atender perfeitamente.

 

O café é um Cerrado/Campos Altos da Fazenda Esperança. Me corrijam se errei em algo rsrsrs

 

Resultado da torra foi um Full City+ e um City+ né? Também me corrijam se me equivoquei.. rsrsrs

 

Tô evoluindo no mundo do café!!

 

Abraços a todos

post-1851-0-63736800-1380331455_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim é carvão e Full City a FullCity+. :P

 

Brincadeira, talvez a luz faça parecer mais escuro que está realmente.

 

Porém, se a torra é de hoje, a segunda vai verter óleo logo, logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa... Sinceridade machuca as pessoas sabia? Kkkkk

 

Mas acho que deve ser a luz Rodrigo. Comparando a segunda com os cafés que já comprei torrado (Orfeu, Vale das Vertentes, etc.) , eles estão bem próximos. Eu tenho um Full City+ quase Viena aqui e o primeiro está um pouco mais claro. Ressalto que o problema deve ser a luz já que o Fogo esteve presente durante as torras e o mesmo disse estar conforme descrevi.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente terei que concordar (parcialmente) com o Rodrigo. Independentemente de iluminação, o brilho do café da primeira torra entrega que ele foi torrado para bem além de full city, por baixo um Viena. Alguns cafés ficam interessantes nesse ponto mas tem que saber torrar muito bem para não ficar com gosto de carvão.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta bem torrado mesmo hehe

torra na pipoqueira demora no max 5min, caso apenas colocou o grao e deixou a pipoqueira fazer o trabalho. se passou de 6minentao é carvao na certa.

coloque poucas quantidades, 80g por exemplo e num ambiente aberto. vai mexendo com colher de pau por uns 2 min. no inicio.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta bem torrado mesmo hehe

torra na pipoqueira demora no max 5min, caso apenas colocou o grao e deixou a pipoqueira fazer o trabalho. se passou de 6minentao é carvao na certa.

coloque poucas quantidades, 80g por exemplo e num ambiente aberto. vai mexendo com colher de pau por uns 2 min. no inicio.

abs

 

Com exceção do método Harlem Shake, utilizado, até onde se sabe, apenas por mim.

 

Devo dizer que torras mais escuras são muito difíceis de fazer na pipoqueira original, sem nenhum mod. É que me parece crucial pra evitar gosto de cinza o controle da temperatura a partir do primeiro estalo, e isso a pipoqueira não permite. Então funciona relativamente bem pra torras claras, mas pra escuras é muito difícil evitar o gosto de cinza. Claro que vai depender do café, alguns podem admitir esse abuso de calor, mas o padrão não é esse, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando torrei eu tentei controlar a temperatura por volta dos 180 graus. Fui desligando e ligando controlando com termômetro.

 

E a torra foi de 80g mesmo.

 

Daqui a pouco eu posto mais uma foto. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, meus parabéns, conseguistes uma verdadeira torra Starbucks!!! hehehehe

Tirando a brincadeira de lado, a torra da esquerda realmente foi além, a não ser que você deste gosto peculiar de amargor/queimado no café, as vezes eu até gosto para variar um pouco, até tenho guardado aqui umum starbucks sumatra que ganhei de um primo esses tempos que foi para europa e me trouxe de presente, esse tipo de torra é bem parecido com aquela capsula Nespresso com intensidade 12 Kazaar é o nome. Os italianos também gostam dessa torra Viena. Já a outra achei bem bacana para espresso... boa sorte nas torras :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Roger. A primeira torra eu fiz para ver até onde levaria a tonalidade do grão. Particularmente prefiro as torras mais claras também. Mas deixa eu bater a outra foto.. kkkkkkkk Cês vão ver que não tá tão tão carvãozinho assim não.

 

Vamos levar em conta também que durante a torra o Fogo foi me explicando as coisas. Foram as primeiras torras. Na verdade eu nem tinha interesse em torrar em casa. Ele que me convenceu. Então, ainda não não li nada sobre torrar. Não sei técnicas nem nada. E ainda assim achei que a torra foi boa. Eu vou aprender a fazer este trem direito. . Vou começar a ler os posts do assunto.

 

Mas ainda acho que não vou me decepcionar tanto assim na torra mais clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viu só, uma simples omissão de informação vira bagunça.

 

A torra Viena foi feita porque foi a primeira e a intenção foi mostrar todos os estágios da torra pro japones...

 

O Myamoto....explica aí bacana.....hahahahah

 

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Hoje como tive o dia livre fiz 4 torras no Gene, estou conseguindo domar o torrador e fazendo bastante tentativas de perfis de temperatura, grãos, etc e venho conseguindo umas torras bem agradável tanto no sabor quanto visualmente, coisa que no início quando comprei o Gene tinha uma maior dificuldade, seguem duas fotos, a primeira uma City+ e a segunda uma FullCity+ esta última não é meu perfil usual, não gosto da torra neste estado, só muito de vez em quando para variar mas fiz nessa intensidade mais para tirar umas extrações naked na ECM que acho que deverá ficar bem bacana, mas o bom é que os grãos estão saindo praticamente livre de películas e muito homogêneos, estou gostando.

 

City+ roast:

 

9nb2.jpg

 

 

Fullcity+ roast:

 

fda8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira finalizou em 12:30 minutos e a segunda em 17, na imagem dá a impressão da segunda torra ser mais clara do que é em relação ao fullcity, tirei foto do celular e estava sob a luz do sol e acaba estourando muito, mas queria tirar uma foto bem de pertinho para ver detalhadamente os grãos, mas visualmente a segunda torra está bem mais escura e finalizei no meio do segundo crack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow.. Este forno seu é muito bacana mesmo viu.. Acho que vou colocar na minha lista de desejos para os próximos 5 anos.. rsrsrsrs

 

Uma perguntinha um tanto quanto básica:

 

A torra em pipoqueira finaliza no máximo aos 5 minutos. Nestes fornos parrudos aí a torra finaliza numa média de uns 15 minutos.

 

Qual a diferença no grão em relação ao tempo para um mesmo tipo de torra?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maior vantagem do Gene pra mim é que é um torrador pequeno, que não faz sujeira e o tambor totalmente transparente e exposto, você consegue identificar muito a torra pelo aroma e cor, então isso eu acho bem legal, se ele aguentar por um longo período ótimo, não sei se ele é muito resistente e estou fazendo torras seguidas uma atrás da outra sem resfriamento algum.

Já a grande vantagem do forno do Guilherme em minha opinião é que faz mais de 250g por vez, ontem tive que fazer 4 torras e não chegou a 1kg, pois meu consumo está alto e enche o saco ter que ficar torrando sempre o forno do Guilherme também assim como o Gene tem controle total de temperatura,

e agora ele adaptou perfil de torra computadorizada e também serve para assar outras coisas rsss, no Gene já torrei amendoim uma vez, ficou muito bom :)

Miyamoto o "sweet spot" da torra do café é em média 12, 13 minutos, na maioria dos cafés é o melhor tempo onde a mágica acontece, tento sempre utilizar perfis de temperatura para que ocorra nesse período, na pipoqueira você consegue torrar e fica bom mas acho que você não consegue extrair todas as variações sensoriais devido à torra ser muito rápida.

O grão é da Fazenda Gaia do ES, plantação 950m, catação manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que se eu usar um soprador para reduzir e controlar a temperatura pode dar certo? Vou prolongando por um período em uma certa temperatura depois deixo torrar mais direito..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a melhor forma de introduzir algum controle na Pipoqueira é adicionar um PID e um sensor termopar. Você pode, ainda, colocar um dimmer entre o fio que sai da resistência e vai para a ventoinha (a ligação, se não estou enganado, é em série) para modificar a velocidade do ar quente/frio que sairá da Pipoqueira. Um PID esta na faixa de U$13,00 no ebay e o sensor, u$4,00. Talvez tenha que acrescer um relê Ssr tb (em torno de U$6,00).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse controlador de voltagem dará conta do controle de potência.

 

http://dx.com/p/thermostat-3000w-scr-voltage-temperature-regulator-dimmer-for-speed-light-ac-220v-161111

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, no tópico da pipoqueira há uma discussão sobre isto. Não acho ideal reduzir a potência na velocidade do ar quente. Uma velocidade mais baixa não seria capaz de misturar os grãos..

 

Editando aqui: desculpa o offtopic aqui também.. kkkkk Melhor mudarmos o assunto para o tópico próprio!

Editado por Miyamoto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, depois de um bom tempo, ganhei um pacote com uns 2kg de café verde de um amigo, cujo pai é exportador no cerrado mineiro. Ai após uma rápida olhada no forum comprei um bolinha e seguindo as dicas do Fogo Ruivo no tópico do bolinha:

 

1394022_10151903991854367_1195550587_n.jpg

 

1069285_10151903989249367_1037249123_n.jpg

 

com quase 10min ouvi os estalos e baixei o fogo, com 12 desliguei e continuei a virar por mais uns 30s e passei para uma peneira e dali pra varanda onde ventava gelado, mais 5min e passei para um pote hermético, daqui uns dias vai pra máquina...e se ficar intragável vira coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...