Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

outra coisa quando o forno tem três posições para por a grade, coloquei ela na posição do meio. Deveria continuar aí ou colocar na mais baixa ou na mais alta, já que a orientação é desligar a de cima. A posição baixa seria mais próxima da resistência de baixo que ficará ligada.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca na do meio e temperatura em + ou - 240 Graus.

 

A torra completa devera se dar por volta de 12 a 15 minutos.

 

No post anterior digitei errado, mecha com a colher de 4 e 4 minutos. O resultado será bem homogêneo.

 

Poste depois como foi a parada aí

 

Claro que com o tempo você vai adequar a temperatura conforme a torra que mais te agrade, pois cada forno se comporta de um jeito, devido vedações, potência, área e outras variáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como estava bem chateado com a situação da pipoqueira não esperei para testar o procedimento do Rafa rocks.

 

Confesso que não consegui dominar todo o controle de 10 em 10 graus para desligar a pipoqueira acabei deixando de 20 em 20 graus, depois dos 120 graus. Quando desligava ficava mexendo sem parar para não queimar os grãos as vezes deixava até mais que um minuto desligada e mexendo . Com este procedimento realmente consegui prolongar a torra (demorou uns 12min).

 

 

post-258-0-07410300-1340771305_thumb.jpg

 

 

 

O que acharam ficou boa a torra, me pareceu homogênia, muito parecida com o grão torrado que comprei que tipo de torra acham que consegui (city, city +, etc)

 

Por volta de 8 min escutei o primeiro estalo só que em seguida desliguei, pois havia chegado na temperatura isso pode ter prejudicado a torra.

 

 

Grato a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio, se as cores já enganam, as "digitais" enganam muito mais, ai o cheiro e sabor são os que vão dizer. A torra parece bastante homogênea mas, me parece ver alguns grãos bastante escuros.

Eu chutaria que deu uma torra média, entre City + e Full City, não me guiando tanto pela cor do grão mas pela diferença de coloração da "fenda" central, em alguns grãos mais clara em outros escuros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Minha primeira torra com a Mondial Pop Fun, sem termômetro nem balança. Apenas utilizando os conhecimentos adquiridos aqui com os prestimosos confrades e na literatura online. Sem grandes surpresas, quase tão fácil quanto tirar doce de uma criança. Utilizei o Unique Frutado.

 

Segui a dica de utilizar dois chapéus cheios, rasos, até a borda. Achei muito, pois praticamente não movimentava. Tirei uns 10% talvez e tudo começou a funcionar como previsto. Havia lido que o primeiro crack começava perto dos 4 minutos, e que entre 4:30 e 5 eu deveria chegar ao ponto de torra que desejava. Foi exatamente o que aconteceu. Faz alguma sujeira, mas é bem controlável. Nada que um aspirador de pó não resolva com facilidade.

 

A primeira torra ficou um pouco mais escura. Parei com o segundo crack já bombando, e começando a fumegar legal. Eu diria que ficou próxima de um Full City+, e a homogeneidade ficou bem razoável considerando que perdi a "virgindade" nessa torra (hoje iluminei as fotos decentemente e coloquei minha velha Canon SD200 que me acompanha fielmente há uns 8 anos no tripé):

7647432526_93417bf3a7_k_d.jpg

 

Como não só não doeu como foi muito prazeroso (minha última piada de gosto duvidoso, prometo!), fiz uma segunda torra com o Unique Frutado. Nessa segunda oportunidade, o objetivo era torrar um ponto mais claro. Acho que coloquei um pouco menos de café na torradeira. A torra ficou boa, mas ligeiramente menos homogênea. Tentei tirar ao primeiro sinal de fumaça. Talvez algo entre um City+ e Full City, difícil dizer:

7647434044_dbfaf6c839_k_d.jpg

 

Esfriar as torras foi fácil. Aqui em POA está fazendo 9C agora à noite, então bastou despejar os grãos em uma espagueteira de inox, abrir a janela e chacoalhar um pouco que esfriou bem rápido.

 

Bom, é isso. Tô mais faceiro que pinto no lixo. Só não sei se vou conseguir aguardar mais de 24h antes de testar o primeiro espresso! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk, muito bacana Rodrigo.

 

Seja bem vindo ao mundo da torra caseira!!

 

Você que gosta de colocar a mão na massa depois veja esses mods que fiz na minha Pop Fun. Post #14 nesse tópico: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/217-torra-com-a-pipoqueira-mondial/

 

Se você tem iPhone ou iPad e curte uma abordagem mais técnica para torra, há um excelente aplicativo chamado Roastmaster que é bem legal também. Eu e o Bernardo estamos utilizando.

 

Vamos trocando idéias. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahaha!

 

Já tinha visto, Leonardo. Muito interessante. Ainda me falta o termômetro. Vou encomendar uns Ching Ling, mas como sei que vai demorar acho que vou ter que arranjar algum aqui pela cidade.

 

Um mod que quero fazer e que deve ser muito fácil é instalar uma chave liga-desliga em uma das resistências (a que não fica em série com o ventilador), ou ainda colocar um dimmer ou termobanho nessa resistência, com o obejtivo de fazer a fase em que os grãos desidratam mais demorada, o que me faz acreditar que poderá resultar em torra mais homogênea.

 

Só estou com pena de fazer isso pra já porque a pipoqueira ainda está tão bonitinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de dizer. No início da torra, quando os grãos ainda estão se movimentando com dificuldade, em vez de usar uma vareta ou colher de pau, de vez em quando pego a pipoqueira na mão e dou uma leve chacoalhada, dando o impulso que falta pros grãos se misturarem mais vigorosamente. Só não sei se esse chacoalhar pode causar algum prejuízo pro equipamento ou não.

 

Alguém disse que ela era barulhenta, mas sinceramente não achei. Dá pra distinguir bem os cracks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de provar o café que torrei mais claro em um coado. Bem interessante, uma experiência diferente. Não estou ainda muito habituado a esse tipo de paladar no café, mas posso dizer que tem uma acidez agradável que estimula a salivar. O paladar lembra muito polpa de frutas, mas não frutas muito maduras. Fica um retrogosto bem duradouro, levemente amargo mas agradável. Um amargor diferente daquele do café muito torrado, um amargor que lembra o que é próprio da cafeína (eu sei porque tenho uns comprimidos de cafeína em casa, e identifico facilmente esse componente na solução).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem iPhone ou iPad e curte uma abordagem mais técnica para torra, há um excelente aplicativo chamado Roastmaster que é bem legal também. Eu e o Bernardo estamos utilizando.

 

Curiosamente, tenho um Macbook, mas meu celular é um Sony Ericsson pré-histórico que tenho há sei lá quanto tempo, hahaaha, e por incrível que pareça continua firme e forte.

http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=821&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=3vbFtV6QGPdcJM:&imgrefurl=http://makkcraft.com/index.php/mobile-wallpapers-3/sony-ericsson-z530i-4/&docid=EgXg5U00NrKIZM&imgurl=http://makkcraft.com/wp-content/uploads/2011/02/Sony-Ericsson-Z530i-4.jpg&w=1200&h=849&ei=P40RUNblGoLg6wHv0YBA&zoom=1&iact=hc&vpx=362&vpy=155&dur=1186&hovh=189&hovw=267&tx=115&ty=90&sig=109349500250758982711&page=1&tbnh=142&tbnw=200&start=0&ndsp=24&ved=1t:429,r:1,s:0,i:75

 

Será que esse aplicativo tem pro Note tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje não resisti e provei minhas 2 torras do Unique Frutado com descanso de 24h apenas.

 

Aconteceram algumas coisas que eu sabia que deviam acontecer, mas não tinha experimentado em sequência. Testei as duas com 5 clicks no Hario, niveladas com o dedo uns 2mm abaixo da borda do filtro duplo da Gaggia, 25 segundos de extração (apesar dos volumes de extração serem exagerados, quis manter algumas variáveis iguais pra observar o comportament0)

 

A torra mais escura: aprox. 60-70 ml, bom crema, café encorpado, alguma acidez, leve amargor no final.

A torra mais clara: aprox 80ml, menos crema (mas ainda bom), café com acidez pronunciada, picante, alguns aromas florais, praticamente nenhum amargor, adocicado.

 

Achei que torra escura mascarou o caráter do café, deixando-o mais comum, mas ainda bem tomável, melhor que os outros que já tinha testado na Gaggia. Já a torra que deixei mais clara ficou muito interessante. Até minha mulher elogiou, rsrs.

 

Eu sei que para o pessoal mais experiente esse relato será bem tosco, mas talvez alguém que esteja no mesmo estágio que eu se identifique com alguma coisa. E aprendam uma coisa: comprem uma balança. Eu não tenho e faz uma falta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E interessante é voce misturar as 2 torras, por exemplo, 70% da clara com 30% da escura. Dá para balancear corpo e acidez.

Lá em casa torra clara não funciona, a esposa reclama da acidez, então eu sempre misturo com um que tenha mais corpo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Paulo.

 

Eu, por sorte, tenho um paladar muito parecido com o da minha mulher, geralmente gostamos das mesmas coisas.

 

Mas é por esse tipo de retorno que eu estava procurando. 70/30 da mesma torra pode ser uma receita interessante, por que não? Você já misturou mais de um café diferente buscando esse equilíbrio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De torras diferentes do mesmo café você quer dizer, não?

 

Tradicionalmente "mistura" é mistura de grãos, não de torras. Concordo que podemos fazer essa brincadeira com o mesmo grão, mas não tenho conhecimento disso ser usado na indústria ou torrefações "artesanais".

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias vezes. Por exemplo, comprei o café banana com o Marcelo, fiz uma torra clara, mais ou menos como esta, antes do 2º crack, uns 4:50 a 5:00 na pipoqueira, usando 2 "chapeuzinhos" de medida. Repare na padronização das medidas :)

220px-Roasted_coffee_beans.jpg

 

E outra mais escura, um pouco menos do que esta, já bem dentro do 2º crack, os óleos querendo sair, uns 5:30.

220px-Coffee_Beans_closeup.jpg

 

A clara com uma acidez viva, levemente doce, gostinho de fruta vermelha. A escura com muito corpo, chocolate, caramelo e aquele leve amargor no final, que não chega a ser desagradável.

No moedor misturei 3 medidas da clara com 1 medida da escura, ficou ótimo para todo mundo lá em casa.

O problema é que para passar do claro para escuro e carvão na pipoqueira é o tempo de ir tomar um copo de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De torras diferentes do mesmo café você quer dizer, não?

Márcio.

 

Não, quis dizer exatamente o que eu disse. Grãos diferentes de cafés diferentes em torras diferentes. "Pode isso, Arnaldo?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De torras diferentes do mesmo café você quer dizer, não?

Márcio.

 

Não, quis dizer exatamente o que eu disse. Grãos diferentes de cafés diferentes em torras diferentes. "Pode isso, Arnaldo?"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendi 2 torras do mesmo café.

Mas já misturei cafés diferentes também. Quando ganhei um Starbucks por exemplo, para evitar de ir para o lixo misturei com um café com torra mais clara para experimentar e ver se dava para tomar. Passou por pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu não fui muito claro. A pergunta é abrangente, e inclui:

 

1) Torras diferentes do mesmo café

2) Cafés crus diferentes misturados e depois torrados juntos

3) Cafés diferentes já torrados e depois misturados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais comum na indústria deve ser misturar antes e torrar. No final das contas as torras são escuras e só se mistura para controlar acidez ou para adicionar robusta etc.

 

Mais comum nas torrefações especiais é torrar e depois misturar. Normalmente cafés diferentes mesmo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ruston,

 

Como vai amigo?

 

Uma observação:

 

O momento de maior atenção na pipoqueira está entre 4 e 5 minutos. O cuidado deve ser rapido e o resfriamento dos grãos tb.

Eu instalei um botão que desliga a resistência e com o vento frio da propria pipoqueira eu resfrio o café rapidamente.....isso é muito importante para que o café não passe do ponto que vc deseja.

 

Abraços

 

Ricardo

Ruston,

 

Como vai amigo?

 

Uma observação:

 

O momento de maior atenção na pipoqueira está entre 4 e 5 minutos. O cuidado deve ser rapido e o resfriamento dos grãos tb.

Eu instalei um botão que desliga a resistência e com o vento frio da propria pipoqueira eu resfrio o café rapidamente.....isso é muito importante para que o café não passe do ponto que vc deseja.

 

Abraços

 

Ricardo

 

Fogo,

Fogo,

Como você fez para fazer a instalação do botão que desliga a resistência da pipoqueira? Pode postar fotos, se não for trabalhoso? Fiquei interessado em começar a torrar em casa e, pelo que já li, o resfriamento é imprescindível à qualidade da torra. Falta só comprar a pipoqueira e os grãos verdes. O termômetro já comprei (he he).

 

Abraços,

 

Guilherme

 

 

Abraços,

 

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, devido as essas instalaçoes, queimei a bichinha de tanto torrar e fuçar e acabei comprando outra. Como estou com outros projetos estou usando-a original mesmo.

Será necessário que vc peça para um colega que mexa com elétrica ou eletrônica pois a Mondial tem conjugação entre ventilador e resistência se não me engano.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz minha primeira torra. Pipoqueira inclinada. Primeiro crack aos 2min10s. Fim do primeiro crack aos 3min27s. Final da torra aos 7min13s. Temperatura máxima 227•. Estou faceiro que só! Mas, provavelmente não ficou boa, porque prolonguei a torra no momento errado, conforme indicado pelo Carneiro. Farei outra hoje a noite.

 

Obs: retirei a foto, porque ocupava muito do meu espaço disponível. Encontra-se no flickr, link abaixo:

 

http://www.flickr.co...s/85044844@N05/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo errado aí... Quase 4 minutos após o fim do primeiro estalo! Provavelmente o café estará sem graça, "assado".

 

O ideal, ao estender a torra na pipoqueira, é tentar estender o tempo até o primeiro estalo bem como o tempo do primeiro estalo. Depois a finalização pode ser mais rápida e com a temperatura desejada etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo errado aí... Quase 4 minutos após o fim do primeiro estalo! Provavelmente o café estará sem grassa, "assado".

 

O ideal, ao estender a torra na pipoqueira, é tentar estender o tempo até o primeiro estalo bem como o tempo do primeiro estalo. Depois a finalização pode ser mais rápida e com a temperatura desejada etc.

 

 

Carneiro, será que chegou ao segundo crack e eu não percebi? Veja a foto que postei. Acho que você tem razão. Provavelmente o cafe assou após o primeiro crack. Obs: contei como o primeiro crack o primeiro pipoco. Os pipocos ficaram constantes após uns trinta segundos depois do primeiro e começaram a rarear mesmo ao final dos três minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...