Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Se Gilberto vai se controlar , eu tambem vou , reconheço que eu extrapolei  :( , alem do mais se Rodrigo pedir as contas o Ruston pode colocar o Miyamoto de Moderador , e aí vai ficar complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é uma piadinha ou outra, ou breves derivações de tema, mas adulteração completa do tópico. Infelizmente estou conseguindo acessar o CdC somente à noite durante a semana, e por pouco tempo. Sou um só, e pelo visto os outros poucos moderadores também dispõem de pouco tempo. Por outro lado, os membros mais ativos são em bem maior número, e nem que de fato quiséssemos conseguiríamos manter a organização mínima do fórum sem colaboração dos demais.

 

Não fico fazendo essas pregações por gosto, mas faz parte do dever. E acabo não tendo tempo pra exercitar meu humor ácido nem colaborar com os temas, pois ou faço uma coisa ou outra. Tudo não dá.

 

Também não é pra caretizar o CdC, que seria muito chato. Contudo, qualquer um pode criar um tópico novo pra dar andamento em um assunto subsidiário, bem como sugerir continuar a conversa em tópico mais adequado.  ;)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Também li que há uma variedade de grãos dentro dos pacotes de cafés africanos. Por isto ainda acho que torrar na pipoqueira é complicado. Fora a densidade dos grãos que é bem diferente do que encontramos por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, você está ficando paranóico com suas torras certas e erradas. A propósito, você sabe como eu torrei o café? Ou como eu torro os meus brasileiros? Os cafés estão aí para quem quiser torrar e tomar. Se você torra e acha amargo, tenta uma coisa. Se acha ácido, tenta outra. Se gosta, tá de bom tamanho.

Não entendo sua insistência em dizer, sem sequer tentar ou provar, que uma ou outra torra está errada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkk É isso aí Márcio!  :lol:

 

Mas acho que estou um pouco paranoico mesmo.. Sem contar, que uma torra dar errado ou ficar ruim, é difícil. Por mais que dê errado, no mínimo bebível ela fica..  :P

 

Estou com a Síndrome do Victor :ph34r: . Estou pensando muito na qualidade da torra. No perfil ideal de cada grão. Sei que é difícil reproduzir algo do tipo usando a pipoqueira, mas mesmo o equipamento sendo limitado, procuro tentar tirar o melhor dele.

 

De qualquer forma, mesmo torrando na pipoqueira, é possível fazer boas torras. Inclusive, vai que por acidente, você acerta o perfil perfeito? Difícil seria repetir a façanha.. Mas uma vez acertado já é mérito..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Xará é questionador, uma mente empírica. ;)

 

Com certeza viu Xará.. Acho que nada é tão perfeito que não possa melhorar.. E a torra seria uma delas..

 

Já ouviu falar que "o bom é inimigo do ótimo"?

 

É que para mim, só bom não basta.. Quero aprender mais sobre torras para poder extrair o potencial máximo do grão. Nem que seja na limitada pipoqueira. Quando mudar de equipamento, já vou ter uma base boa.. Aliás, boa não, ótima!  ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Venho bebendo o café CD da Faz. Santana, finalista 3° colocado na categoria CD e 5° no Geral do Concurso de Qualidade de Café SP 2013.

É um ótimo café com bom corpo e retro gosto longo. Desde que encontrei o perfil que mais me agradou, tornou-se o café preferido por aqui.

 

Hoje acordei (bem) mais cedo e resolvi adiantar o expediente, pois a programação de torras está carregada.

 

 

Abaixo vai a foto (bem sarapa) de parte da 1ª torra do dia.

Crú = 1,2 Kg

Torrado = 1,031 Kg

Desidratação = 14,08 %

 

 

12967680323_c7816b9221_c.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão de extrair o "melhor do grão" por meio da torra me paresse um pouco relativa, pois a meu ver acaba tendo de "encaixar" no gosto pessoal de quem beberá o café, ainda mais quando se torra em casa.

 

Apesar de parecer simples, pelo que já li um grão de café é algo complexo e extremamente rico em variedades de componentes. A torra é um dos mecanismos de "temperar" esses componentes para se chegar ao resultado desejado por quem consumirá a bebida, sendo que cada "estágio/nível" de torra realça determinados compostos e oculta outros.

 

Não a toa vemos por aí blends com grãos torrados em níveis diferentes para que, ao combinar na xícara, resulte em uma bebida mais rica em sabores. Por conta disso não me surpreende uma torra heterogência entregar um resultado agradável. O problema disso acaba sendo no quesito da repetibilidade.

 

Essa questão também me faz lembrar do video do Matt Perger no WBC, onde o drink dele sugeria combinar proporções diferentes de cafés extraídos de forma diferente de modo a obter na xícara o resultado que a pessoa desejasse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz uma torra do BOB O LINK, que considero um café gostoso de tomar, bem adocicado se torrado na medida certa. Nas minhas torras dele (já são muitas), tenho observado que, em torno de 8 a 15 grãos, não avançam adequadamente, o que me lembra os cafés da Etiópia. Esses, eu desprezo. Outra coisa que me chama a atenção é que a perda de massa dele sempre é maior do que a de outros grãos. Ainda assim, não está ficando com amargor muito evidenciado. O perfil de sabor dele é bem marcante (me lembra  o chapadão, mas sem a acidez cítrica). Para mim, são notas de caramelo, ameixas secas e frutas vermelhas.

O perfil utilizado privilegiou aumento gradual de temperatura, partindo de 140º C (temperatura ambiente), alcançando a máxima 225º C aos oito minutos. O primeiro crack ocorreu aos 8min37s, a 216º C, e perdurou por dois minutos, quando encerrei a torra e resfriei rapidamente os grãos. Adianto que a perda de massa foi relativamente alta (como tem ocorrido com esse café, mesmo em perfis com temperaturas mais altas e menor tempo de torra), em torno de 15%. Seguem fotos do café torrado e do perfil:

 

12971152673_e89b475f33_o.jpg

12973864033_ecc150be54_o.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São chamados de quakers. Cito:

 

Quaker
Unripened coffee beans, often with a wrinkled surface. Quakers do not darken well when roasted. 
 
Para saber a nomenclatura de outros defeitos (alguns com imagens) em inglês. Veja:
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xará.. Joga um grãozinho destes no meio da sua torra e bate uma foto para ver se é tão evidente assim..  :P

 

Mais uma que eu não sabia.. Vou começar a implantar nas minhas torras também.. Se bem que se for tirar os grãos que estão diferente, acho que metade da torra vai pro lixo..  :ph34r:

 

Ou então separo em duas torras diferentes na mesma torra..  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto da torra está bem bacana. Visualmente ao menos muito bonita. Espero que o gosto acompanhe.

Eu vejo também às vezes um ou outro grão rebelde, mas confesso que fico com preguiça de catar. Pro concurso eu cato, já que pelo visto você vai catar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...