Ir para conteúdo

Transformador Compatível


edsonnota100

Postagens recomendadas

Pessoal seguinte estou pensando em comprar uma Gaggia 220 volts porém tenho somente em casa 110 volts, então me surgiu a dúvida qual seria o transformador ideal para utilizar em uma máquina dessas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chuveiro na sua casa é 220v ou 110v? Se for 220v certamente você tem 2 fases 110v + neutro no seu quadro de força. Nesse caso, puxe uma tomada 220v onde deseja instalar a máquina, é melhor e mais barato que qualquer transformador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua casa é rede trifásica, basta instalar uma tomada usando fase e fase no lugar de fase e neutro e você tem 220 Volts.  Qualquer eletricista faz isso se você não gostar de "mexer com fios" .

Agora se sua casa é monofásica, aconselho um transformador de 2000 Watts. A cafeteira consome cerca de 1500 Watt então você terá uma margem, de folga boa com o transformador trabalhando mais frio.

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então minha casa infelizmente é monofásica somente 110 volts até no chuveiro, casa que recentemente aluguei, agora como saber a medida em kVA porque inclusive tenho outro transformador aqui e a medida é dada em kVA ele é de 300Va é fraco somente uso para um ventilador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja a potência da máquina em watts e compre o transformador de mesmo valor em va, mas no modelo acima para ter uma margem.

 

Ex: Máquina 800 W -> Transformador 800 VA -> Próximo modelo disponível no mercado 1000 VA <- compre esse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, eu seguiria a dica do Sérgio que não vai ter erro.

 

Mas acho legal explicar que nem sempre essa conversão W -> VA pode ser feita dessa forma (1 pra 1). Existe uma variável nessa conversão chamada Fator de Potência, que é a diferença entre o consumo aparente (VA) e o consumo real (W). A fórmula para a conversão é: 

 

Potência Real (W) = Potência Aparente (VA) * Fator de Potência

 

No caso da cafeteira, que praticamente todo o consumo vem da resistência da caldeira, a carga é quase 100% resistiva (tem o consumo da bomba e de outros elementos, mas proporcionalmente são quase insignificantes) e o fator de potência deve ficar muito próximo de 1. O mesmo acontece com lâmpadas incandescentes, aquecedores etc. Por isso seria possível pra utilizar um transformador com a potência declarada em VA bem próxima à potência consumida pela máquina em W. Por segurança, é bom deixar uma folga de, pelo menos, uns 20% a 30%.

 

Porém, outros equipamentos eletrônicos possuem fator de potência diferentes e a equivalência não é direta assim. Computadores, por exemplo, possuem um fator de potência em torno de 0,65 na média (atualmente existem algumas fontes com correção de fator de potência para próximo de 1, mas não são tão comuns ainda). Nesse caso, um transformador de 1000VA poderia alimentar um computador de apenas 650W. Cada equipamento possui um fator de potência específico (raramente declarado pelos fabricantes) que deve ser levado em consideração no cálculo de consumo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente as instalações residênciais são bifásico porém nessa residência onde estou agora é monofásico 110 volts até no chuveiro ou seja somente uma fase e neutro, e por falar nisso amigos fugi um pouco do fórum recentemente por conta das mudanças estou em nova cidade agora moro em Mogi-Guaçu SP logo logo novo cantinho do café com nova máquina tbm....novo modelo quero dizer....kkkkk sou fã dessas máquinas semi-novas a sujeira deixa o gosto do café melhor....kkkkkk

Brincadeiras a parte estou em dúvida entre uma outra aquisição

Gran Gaggia

Gaggia Evolution

Saeco Via Venetto

Saeco Poemia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson se sua casa é monofasica vai sair mais barato instalar um transformador , se vc morar em casa o investimento de troca de mono para bifasico talvez compense no caso de vc querer no futuro instalar outras coisas 220V como split e etc.

Se vc mora em apartamento vai sair caro (só puxar o fios da garagem para seu ap. custa caro) e questão de analise.

Quanto ao transformador , 1W = 1VA , quando é uma resistencia como no caso de uma cafeteira e 1W=1VA *FP , quando for motores como no caso de um moedor.

A Gaggia se não me engano tem potencia de 1500 W , portanto poderia usar um transformador de 1500VA , mas , como um desse custa em media 80 reais e um de 2000VA esta em torno de 90 reais eu acho que não conpensa economizar 10 reais e ficar no limite , compre o de 2000VA e fique tranquilo . :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se pretende usar por bom tempo parta para uma boa margem de folga, eu ja queimei vários transformadores trabalhando sem muita folga, se bem que eram equipamentos com fator de potência mais baixos, indutivos, tipo motor etc.

Mas do outro lado tem a questao que a maquina de cafe nao fica na potencia maxima o tempo todo também.

Só disse isso pois é um saco ficar na mao quando se menos espera pq o transformador queimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense que talvez possa querer um moedor 220V também. Daí seria legal comprar de uma vez um transformador um pouca coisa mais parrudo. O Rancilio Rocky por exemplo é 140W (ou 140VA). Engraçado ser VA diferente de W. Fisicamente, as duas unidades são equivalentes. Deve ser que nem potência PMPO e RMS para aparelhos de som. PMPO para mim significa Potência Máxima Para Otários.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não João :) como eu disse mais acima , para cafeteira ( resistivo ) 1 W = 1 VA , mas , moedor é indutivo , nesse caso , 1 W = 1VA x FP (fator de potência do moedor ) , mas , mesmo assim o de 2000VA , continua resolvendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagin que 2000 ou 2kW seja mais do que suficiente principalmente por que o moedor que tem o pior FP é de baixa potência por mais que estivesse dobrando por conta do fator ainda seriam 280VA ta sobrando um tanto ainda no transformador e levando em conta que a Gaggia não deve ficar o tempo todo na pot. máxima deve dar e sobrar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edson

Converse com um eletrecisa antes de gastar dinheiro com um transformador pois toda instalação elétrica residencial é composta por duas fases e um neutro, o que lhe garante tanto 110V como 220V, independentemente do tipo de instalação ou chuveiro em uso na sua casa.

Um transformador para atender as suas necessidades será muito mais caro que a instalacão de um ou dois pontos 220V na sua bancada de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prédio antigo, com gás de rua em todos apartamentos, e ao invés de chuveiro elétrico, a maioria deve usar aquecedor. Acaba ficando desnecessário o 220v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos na verdade eu tenho bom conhecimento em elétrica e eletrônica, e posso afirmar com propriedade a casa tem somente 1 fase e o neutro.

Minha duvida era somente o cálculo para o transformador porque não me lembrava mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...