Ir para conteúdo

O que vocês fazem com a borra de café?


Igor

Postagens recomendadas

Como o título do tópico sugere, o que vocês fazem? Atualmente eu jogo no lixo, mas sei que tem outras utilidades. Como tenho consumido muito café e isso tem gerado um bocado de lixo, fiquei pensando o que eu poderia fazer.

 

Cultivo uns pés de pimenta aqui em casa, será que posso colocar um pouco de borra na terra? Alguém já testou? Fico apreensivo, pois gosto muito das minhas pimentas, sou eu que planto elas desde de sementinhas, então tenho um carinho especial com elas (imagina se fica com gosto de café!).

 

Já vi em outro tópico aqui do grupo algumas utilidades, (para curar hemorroidas por exemplo) mas não vi ninguém comentando suas experiências com a borra (espero que ninguém tenha seguido a dica do Rodrigo). 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloco para secar depois abasteço o vidro de pó de café das funcionárias.

 

Brincadeira claro, mas justamente outro dia estava ouvindo um programa de rádio falando a respeito, e sabe o adubo CPK ? Pois é ele fazia a função de um deles, não lembro se era do C, do P, ou do K, e a moça recomendava intercalar a adubação com alguma outra coisa, vou entrar no site da Bandeirantes e ver se acho a matéria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltam informações mais precisas sobre isso, por exemplo um artigo ou alguma reportagem confiável. Geralmente essas informações são de blogs ou sites não confiáveis (entenda-se, com pouca credibilidade). 

 

Eu vi o tópico Miyamoto e ate citei ele no meu primeiro post, clica em "por exemplo" pra você ver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A borra serve mesmo como adubo, deve ser colocada para secar (pode ser numa caixa ou bandeja, ir mexendo por vários dias até secar bem).

 

NÃO despeje pelo ralo, um de nossos Alexandres aqui já explicou que o café sedimenta e a tendência é entupir sua tubulação.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Esse lance da tubulação eu não sabia, não. De um tempo pra cá comecei a jogar na pia porque o lixo ficava com cheiro forte, e minha esposa não gosta de cheiro de café (na verdade, está começando a suportar).

 

Vou ver de acho essa explicação, mas continuo inclinado a jogar pela pia. 16g de café por dia não devem fazer tanto mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Isto mesmo, este tópico na verdade é repetido, podemos manter a discussão no tópico original.

 

É por isto que eu acho particularmente a prensa francesa uma chata de limpar. Métodos coados, principalmente no papel, expresso e AP são fáceis fáceis de jogar fora. Prensa faz um melê na hora de retirar o café, sem jogar mais água dentro e despejar na pia, pelas questões acima. O coado de pano é a mesma complicação. Sempre ficam uns restinhos no pano, a gente acaba dando aquela lavada e voltamos ao problema original...

 

Santiago, não sei se a questão é a quantia, mas o fato do café secar nos canos e ir formando a tal camada sedimentada. Mesmo que seja pouco, contribua com um pouco por dia para você ver o tamanho de sua poupança de café nos seus canos ao final de um ano ou mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Pai tinha a teoria que o café funcionava como desengraxante e que serviria para limpar os canos de esgoto.

Devo dizer que, após morar uns vinte anos no mesmo apartamento, o esgoto da cozinha nunca entupiu ....

Como adubo, tem um pouco de potássio (K de Kalium) mas nada expressivo, misturado com terra serve para aumentar a matéria orgânica, o que permite reter os nutrientes por mais tempo, e melhora o solo.

Colocado sozinho (sem misturar com terra), não prejudica porem tampouco favorece o crescimento das plantas, e acaba formando uma "crosta" um pouco impermeável o que dificulta a rega das plantas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tbm penso que não entope o encanamento, jogo bastante na pia e nunca tive problema, a borra dissolve facilmente com o líquido e geralmente quando jogo a borra vai com água junto, mas sempre tive um pouco de receios, agora que o Bernardo disse que faz 20 anos que morou em um AP e que nunca entupiu realmente acho que não deve ter problema, pior mesmo seria gordura essa sim deve reter bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Bom, Bernardo desmistificou alguns mitos. Ou seriam lendas urbanas? A do café como nutrientes para plantas é bem comum pela internet.

 

Danke, Bernardo.

 

Küsse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prensa é um saco de limpar. Por isso faço pouco.

Sempre joguei a borra na pia (aprendi que é bom para levar a gordura) e acho muito fácil de limpar. Há anos que só uso a prensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo jogar na pia também e ainda não tive problemas, mas tô querendo buscar uma forma mais sustentável para descartar essas borras.

 

Como que grandes cafeterias fazem, só jogam no lixo mesmo? Eu já vi algumas que possuem um recipiente específico para colocar as borras, será que utilizam pra outros fins?? Seguindo a ideia do Gilberto, acho que deixam secar e embalam com o nome Café Pelé, rs rs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma cafeteria que eu frequentava uma senhora buscava a borra pra adubar sua horta.

Aqui em casa vai pro lixo.

Uma amiga comentou que queria para colocar nuns vasinhos de planta.

Nunca veio buscar.

Vai pro lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Igor, na Starbucks eles distribuem como adubo. Pode pegar em qualquer unidade, costuma ficar em um tacho bem na frente da loja. Basta levar. Vem embalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana de mais Ana, eu não sabia disso.

 

Decidi que vou fazer um teste, como tenho dois vasos com pimenta que foram plantados no mesmo dia e estão no mesmo estágio de desenvolvimento, vou colocar a borra em um e o outro irei deixar como uma variável de controle. Assim poderei fazer algumas observações sobre o desenvolvimento da pimenta com e sem a borra. Se der tudo certo e houver um desenvolvimento significativo vai valer o aprendizado, caso contrario morre só um pé e minha decepção será menor, rs rs. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao tópico eu consegui encontrar um par de pesquisas sobre o uso da borra de café como adubo. Fiz um recorte das informações, organizando partes do texto para tentar deixar em uma linguagem mais acessível. Resumindo, usei o famoso copiar e colar, mas nesse caso não tem problema, certo professores? 

 

 

O café é um dos produtos agrícolas de maior importância no comércio mundial, sendo maioritariamente produzido nas regiões tropicais e consumido, principalmente, na Europa e Estados Unidos da América. Ao consumo elevado de café encontra-se associado a produção de resíduos de baixo valor. A reutilização de resíduos do café tem sido uma das prioridades dos países produtores, tanto por razões ecológicas como económicas e sociais. As potencialidades do aproveitamento da borra de café têm sido pouco exploradas. [1]

 

Nesse sentido, uma forma de se aproveitar esse recurso tão farto é por meio da utilização de borra de cafe na agricultura doméstica. Sabemos que é uma prática popular comum, mesmo que não existam tantas evidencias cientificas da sua efetividade ou mesmo de sua segurança.

 

O que sabemos é que a borra de cafe e um resíduo orgânico com uma importante quantidade de compostos, alguns dos quais com bioactividade, como a cafeina ou os acidos clorogênicos.[2]

 

O objetivo de ambas pesquisas econtradas é analisar o efeito da borra de café na cadeia de produção do alface. Como não sou um expert em biologia, passarei o que consegui compreender dessas pesquisas e principalmente os resultados encontrados.

 

Sucintamente, foram usados dois substratos para o cultivo das plantas: um composto por terra vegetal e borra de café fresca e outro substrato composto por terra vegetal e borra de café compostada. Para cada um dos substratos foram estudadas diferentes concentrações em borra de café, tanto em fresco como compostada, designadamente de 0%, 2,5%, 5%, 10%, 15% e 20%. Após 39 dias os alfaces foram colhidos triturados e analisados. A análise consistiu em mensurar três fatores: Capacidade Redutora Total, o Efeito Bloqueador do Radical Livre de DPPH e o Poder Redutor.

 

Os resultados encontrados foram que ao utilizar a borra de café composta os fatores citados anteriormente não tiveram variações significativas. Por outro lado, ao utilizar a borra de café fresca com concentrações entre 15% e 20% as medições em todos os fatores foram positivas. Deste modo, o uso de elevadas concentrações de borra de café fresca pode ter funcionado como um indutor de stress, tendo originado uma maior produção de compostos com atividade antioxidante. [1]

 

Ou seja, desde que feito o manuseio correto, a borra de café pode ser utilizada como adubo. A verdade é que se observarem os gráficos de [1] trazendo as variações nos fatores supracitados, vocês verão que mesmo que traga alguma diferença, a borra não faz milagre. 

 

[1] Efeito da adição de borra de café fresca e compostada na atividade antioxidante de alface, disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/8721/1/23%20Artigo%20Borra%20de%20Caf%C3%A9%20e%20Ativ%20Antiox%20Cong%20Madrid.pdf

[2] Influencia da borra de cafe no desenvolvirnento de horticolas: cIorofilas e carotenoides em alfaces, disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/4584/3/C.%20nac%2042.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Igor, as informações postadas por ti confirmam minhas observações.

A borra deve ser bem pobre tanto em Nitrogênio quanto em Fósforo, pelo que o benefício nutricional é muito pequeno.

 

Ainda, conforme disse anteriormente: compostando a borra, ou ao menos misturando com terra, aumentaria a matéria orgânica, e desta forma melhora o solo (aumenta a capacidade de troca ionica e a de retenção de água).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...