Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

tô tomando agora também um Ouro Verde da torra de 3 dias atrás. Esse eu fiz pra ser mais pra expresso mesmo. Ficou com perda de 15,9%. Bom corpo e meio achocolatado. A torra de 14,2% vai ficar só na memória. Essa tinha uma acidez sublime. Eu fiz uma de 14%, mas pra coado. Se der sorte, fica boa também no expresso. Daqui a uns dias tento um blend com as duas.

 

ZA Sumatra é na Indonésia!

 

Eu gostei bastante do café de lá que comprei na Hasbean. Tanto que repeti a compra depois. Pra falar a verdade, é um dos meus preferidos. É diferente, mas nem tanto como um etíope. O etíope eu gosto mais no expresso. Esse de Sumatra eu gostava mais coado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei hoje em uma cafeteria o seguinte café: https://cafeoteca.com.br/loja/cafes-especiais-origem-chapada/

 

Café do mercado - Chapada Diamantina.

 

Bom, nunca tinha tomado nenhum dessa marca, mas, me surpreendeu.

 

Visto que tenho tomado os cafés do Lucca, da raposeiras, Mantissa, Kaldi, Blend do caféexpressobrasil e Suplicy, tive uma boa comparação.

 

Primeira coisa que me deixou surpreendido foi a crema, muito boa e consistente. Um café frutado, gostei dele nesse ponto.

 

Enfim, gostaria de saber se mais alguém já tomou dessa marca e quais suas considerações.

 

Afinal, é um bom café mesmo?

 

Grato desde já.

 

Daniel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7-ETHIOPIA YIRGACHEFFE KEBEL ARICHA NATURAL

 

Quick Look Guide: Funky, blueberry, sparking acidity. 

 

Varietal: Heirloom

 

Acabei de tomar o último café presentado pelo Rafa.

 

Fechei com chave de ouro. Simplesmente, adoro o terroir da Etiópia.

 

O café é de uma complexidade tal que é difícil de descrever. Esse, para mim, foi a verdadeira montanha russa (não que o pacamarra também não tenha sido). É inebriante, desde o momento em que você mói até a hora que, despejado o líquido na xícara, este é sorvido imediatamente, ainda que correndo o risco de queimar a boca, rsss. Excelente escolha Rafa!

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da chapada diamantina eu tomei só torrado pela feito a grão ou por mim. É um café muito bom. Eu em geral tomava coado, mas uma torra misteriosa minha deu um dos melhores expressos que eu já tomei.

 

Agora há pouco tomei o St. Antônio do Prado, que chegou junto com a minha jarra Chemex.

 

Achei o café ok. Não era sublime, mas tinha uma leve acidez quando esfriava mesmo, como alardeado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, o folheto do Octavio diz que o globinho é o método que mais realça o doce, vc confirma?

O Weiler é um dos mais apurados degustadores de Globinho aqui de Goiânia. Ele relata que sempre que ele bebe globinho ele sente notas de pipoca,aroma de pipoca e gosto de pipoca...rsrsrs. Aqui em Goiânia temos um membro que tem um globinho Hario e ele sempre faz nos nossos encontros. Nunca comparei ele com outros métodos pra dizer se é mais doce,mas num próximo encontro podemos tentar...
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro amigo oculto eu pus duas torras e meia do Ouro Verde. A meia que ficou pra mim, fiz agora coado. Está incrível. Vamos ver se o amigo oculto concorda. Com um pouco de sorte chega semana que vem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hoje eu sonhei com alguém me perguntando sobre o sifão. Acho que foi por causa dessas fotos aqui. Eu só tomei uma vez, na Colômbia.

 

Como prometido, fiz agora com 40% de Mantissa e 60% de Ouro Verde da torra recente um coado. Ficou bom. O Mantissa tem um aroma agradável. Nessa época de natal, lembra figo seco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a torra norueguesa na AP, mas fiz como se fosse um klever. Deixei na infusão o tempo que coaria, uns 2 minutos. Também fiz com água quente e não aos 83C da AP.

Ficou muito bom. Uma acidez bem agradável (foi o Ouro Verde).

É, grão úmido ou não, os cafés estão saindo bons. Isso é o que importa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz agora um expresso 1/2 a 1/2 com Ouro Verde e Mantissa.

Apertei bem o bichinho no Lido. Saiu em 24s. Impressionante.

O Mantissa tem realmente um aroma bem agradável de figo seco com uma passa no fundo.

Só ficou com pouco corpo. Se bem que pra essas perdas de 11%, o que esperar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei agora um duplo do Mantissa. A torra já tá com uns dias. Apertei também suficiente a moagem e saiu no tempo esperado.

O café é muito bom no expresso. Vou experimentar a torra que fiz agora. O vidro já esfriou...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava em São José dos campos hoje. Fui no scada café pedi um expresso pois me chamou atenção o ditting

 

Achei o expresso muito bom como difícil tomo em shopping. Perguntei a dona sobre o café ela falou que era unique. Comprei o blend com uma semana de torra.

 

Chegando agora já tirei um expresso moendo no bravo. Deu 45 segundos de extração mas ficou bem melhor que o ditting + nuova simonelli kkkk provavelmente quem tirou o meu não soube extrair o máximo do conjunto que tinha. Mas ponto pro scada café que eu não conhecia. Vi que tem no Rio um dia tento ir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Pedro Nunes

Ruben,

 

não lembro se foi aqui ou no dia de buscar o café da CC que comentei da Scada. Tem em um shopping aqui de BH. Realmente o café estava bem tirado. Me surpreendeu também.

 

Além dos cafés da Unique que eles também vendiam lá tinha alguns V60 e filtros pra vender (apesar dos preços exorbitantes).

 

Legal que eles estão mantendo o padrão em todos os lugares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...