Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Acabei de tomar uma chávena de Late Harvest da DaTerra (tinha esquecido que estava congelado :blink:).

É a primeira vez que estou tomando, no V60, e achei um pouco amargo, levemente doce e nada cítrico. Acho que vou ter de diminuir a quantidade de pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Tango do il Barista no latte jr. Torra média e caminhando para a terceira idade (32 dias de torra). Puro não me empolgou muito no Hario. Pela torra deve ficar melhor no expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano.. Mas coou direitinho?

 

Aqui, se demoro um pouco a coar já começa a aparecer o amargor..

Tudo nos conformes. Moí no 14 no Encore (meu nível "padrão" para coado) e consegui passar os 210 ml (15g de pó) em 2'15" mais ou menos. Estranhei o amargor; por isso vou diminuir um pouco o pó na próxima vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luw, por que diminuir a quantidade de pó diminuiria o amargor? É para acelerar o fluxo? Vai ficar mais fraco também. Não é melhor subir a moagem um pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, inventania :). Se bem que achei que talvez tenha ficado um pouquinho encorpado demais, pois os outros cafés da DaTerra que experimentei eu definiria como "suaves".

Coou (é assim que escreve :blink:?) rápido, por isso pensei em primeiro tentar diluir um pouquinho. Mas obviamente deixar mais grosso o pó seria o que deve influir mais. Vamos ver; com 250 g dá para experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano.. Eu tinha pensando o mesmo do Sergio... Pensei em moer mais grosso ao invés de mexer na dose.. A menos que realmente queira abaixar a razão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou experimentar as duas coisas para ver no que dá.

Pensei primeiro em diluir porque os outros cafés da daTerra achei bem suave, e esse Late Harvest mais "forte".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia me esquecendo. Para inaugurar as xicrinhas lá do tópica da logínea, fiz de novo o Late Harvest. Fiz na correria porque queria fazer as fotos antes de sair, e aí só mexi no moagem: aumentei para 16 e diminuiu o amargor e ficou muito bom. Posso estar falando bobagem, mas talvez esse seja um café que precise uma torra um pouquinho mais escura para evidenciar tudo o que pode oferecer.

 

Dos três DaTerra que experimentei, esse foi o mais flat deles. Gostoso, sem dúvida (compraria de novo) mas a DaTerra tem outros cafés mais do meu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bourbon Amarelo (W&S) 17g/45ml na Poemia

 

 

 

tenho feito 22-25s com pf pressurizado. Curioso

que a crema fica muito melhor e se mantem por mais

tempo na xicara da nespresso (de vidro) em comparação

com essa da foto (de ceramica).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que eu solte foguete pela minha, mas foi ela que me deu a minha Millenium Falcon.

Não posso reclamar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje já foi AP e Clever (usando o filtro certo finalmente! :)) com Late Harvest (DaTerra), Serra da Mantiqueira (Academia) e Sítio Bateia (Lucca).

O Sítio Bateia é fodástico, nota 9 sem medo de ser feliz - o melhor café de junho até agora notworthy.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual granulometria para a Clever? Já que não há tanta necessidade de controlar o tempo de escoamento...

 

Seria mais um ajuste de tempo de infusão x temperatura x granulometria.. Correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um Yirgacheffe single. Não me acerto com o Lido. Jorrou pra tudo quanto é lado. Tentei ir pro zero e deixar em 8 (o ponto médio supostamente é 10). Tirei um single de Unique Orgânico... em uns 3 minutos (não medi, mas foi eterno). Por sorte o café é tão bom que até agora não consegui tomar nada com ele que tenha sido ruim (em nenhum método).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...