Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Fiz um Yirgacheffe single. Não me acerto com o Lido. Jorrou pra tudo quanto é lado. Tentei ir pro zero e deixar em 8 (o ponto médio supostamente é 10). Tirei um single de Unique Orgânico... em uns 3 minutos (não medi, mas foi eterno). Por sorte o café é tão bom que até agora não consegui tomar nada com ele que tenha sido ruim (em nenhum método).

 

 

Coando e superextraindo no expresso, Cal? Presentinho novo dando trabalho neste início. Mas faz parte.  :P

 

 

De fato. Mas a noite é uma criança. Mais tarde eu volto a insistir. Vou também ler o que o ZA (acho que foi ele) escreveu sobre a gradação pra expresso que usa.

Eu estava usando o Lido no ponto seis e três quartos ou seis e meio.

O clima também interfere bastante.

E eu também só faço duplos.

Ontem e hoje só tenho usado o Nemox.

Com o Ethiopia Sidamo, da Academia do Café, e o Kaldi da Fazenda harmonia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje estou em Patrocínio (Cerrado Mineiro) a trabalho e tomei um café aqui da região numa super automática, não sei o nome do café.

 

No intervalo do almoço fui a uma cooperativa e comprei 1kg de café 100% arábica no escuro, sem provar. Vou torcer pra ser bom, custou 23 reais. Torra de 15 dias...

 

Alguém conhece uma cafeteria por aqui? Ou um bom produtor de café que possa me vender café torrado? Amanhã estarei em Patos de Minas, acho que lá também produzem bons cafés, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual granulometria para a Clever? Já que não há tanta necessidade de controlar o tempo de escoamento...

 

Seria mais um ajuste de tempo de infusão x temperatura x granulometria.. Correto?

 

Basicamente. Como todo método, vc tem de balancear os três, e com a Clever não é diferente. Contudo, como é um método de infusão total, a granulometria não funciona como no V60, ou seja, se moer mais fino vai demorar mais para coar e pode sair amargo. Na Clever vc controla o amargor no TI. Só precisa moer grosso (16 a 18 no Encore, sendo que môo a 20-22 para Moka) para não demorar para drenar o PF. Se demorar para drenar vc acaba involuntariamente aumentando o TI.

 

É um método bem simples mas com algumas idiossincrasias. Quero ver se escrevo um "Como faço".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

House blend: 40% LH, 60% Vento Norte. Gostei, mas o LH ficou um pouco dominante. O próximo vai ser 30/70.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tentando ajustar o Lido 2, tomei uns dois singles de caconde e uns três de curto frutado. Quase tudo em torno de um minuto, exceto o último ajuse, que ficou na casa dos 30s, mas começando bem devagar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Imagine, Burny. Isto porque você não deve ter visto o papo da entrega a domicílio de papelotes de café para o Rodrigues pela peruinha amarela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca tomei ácido. Fiquei no café mesmo. Na verdade, nesse caso nem no café.

Daqui a pouco, tomo coragem e faço um single de Yirgacheffe no Lido 2. Seja o que deus quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo tomando o pessegueiro (café ok e já estou cansado dele) enquanto minhas últimas torras degasam (yirgacheffe e um que comprei do morato). Sábado já devo experimentá-los =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade Cal! Esse café é o ame ou odeie. Se eu odiar te mando, aí pelo menos você faz a comparação =)

 

A vida mais tranquila, por enquanto estamos gostando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tirar um god shot do late harvest. 8,9g entraram no Mazzer e 8,8g saíram. Em seguida, foram devidamente alocadas no filtro de competição da IMS (7 a 9g). A extração na classic foi perfeita. A xícara estava devidamente aquecida. Minha esposa pirou. Eu tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tirar um god shot do late harvest. 8,9g entraram no Mazzer e 8,8g saíram. Em seguida, foram devidamente alocadas no filtro de competição da IMS (7 a 9g). A extração na classic foi perfeita. A xícara estava devidamente aquecida. Minha esposa pirou. Eu tb.

 

Exatamente, com 9g no single (LM1 no meu caso) o LH é excelente!

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fortunadamente deu para salvar. Estava começando a pré-aquecer a água para uma Moka (Serra da Mantiqueira) e o gás sumiu. Aí levei toda a paraférnália lá para baixo, para esquentar água no micro, e passei no V60.

Amanhã cedo é Nespresso rollingeyes.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fortunadamente deu para salvar. Estava começando a pré-aquecer a água para uma Moka (Serra da Mantiqueira) e o gás sumiu. Aí levei toda a paraférnália lá para baixo, para esquentar água no micro, e passei no V60.

Amanhã cedo é Nespresso rollingeyes.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá vamos nós... Fazenda Santana (quase escrevi União, que nunca provei): 15g entraram no Lido 2. O que saiu, saiu.

Parei quando blondeou. Olhei no relógio eram uns 30s. como o início é lento, não encheu o copo (de 100ml).

Sublime, devo dizer. Vou deixar o Lido 2 assim agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...