Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Às voltas com o Lido 2... Fiz um duplo agora co mo Frutado do Curto. Saiu um pouco rápido demais. Apertei o bichinho e fiz outro, que agora está na minha frente, com Caconde. Agora acho que voltou pra onde estávamos ontem.

Melhor parar agora. Pelo menos com os expressos. Já é quase meia-noite. Se bem que aí recomeça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para variar (not), hoje a noite fiz um duplo americano para mim e para a patroa do LH (late haverst). Delicioso. Pena que me tirou um pouco o sono, talvez, por culpa dos dois espressos que tomei hj a tarde do caconde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sentindo o retrogosto de um kaldi.

16 gramas e está bem ácido.

Vou dar uma afinada nesse pó.

O Lido 2 vai me acusar de indecisão.

Escuta ZC, acha que um adesivo numerado pro L2, estilo Gil, daria certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho lindo o ibric, mas penso que o café turco não deve ser muito gostoso.

Olha Guilherme, por incrível que pareça fica gostoso.

Por motivos que a minha razão desconhece, parece que o grão tolera uma temperatura mais alta por causa da granulometria.

Eu tentei comprar um ibrik de cerâmica, mas os sábios da Ricardo Eletro mandavam o troço sem proteção dentro de uma caixa.

Resultado: chegou quebrado, por duas vezes, daí desisti do item e escolhi outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

café turco tradicional, se não me engano, é adoçado.

ZA, adesivo com números certamente ajudaria no Lido 2. O negócio é que eu não gosto muito da ideia. A tendência é o adesivo soltar depois de um tempo, deixando uma mancha da cola. Acho que o jeito vai ser usar só pra expresso mesmo e só ficar no ajuste fino. Essa é a maldição dos moinhos. Talvez nos elétricos seja melhor, mas no expresso qualquer desvio mata. Abrir pra um coado e depois voltar pra expresso nunca é tão fácil quanto parece.

Pelo menos moer no Lido é mais fácil que no Hario Skerton e o resultado parece ser mais uniforme, já que as extrações com pó mais fino não travam a máquina e têm saido dentro do tempo esperado. No Skerton ou travava ou tava sempre sujeito a um esguicho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tomei um hoje a tarde na rua numa esfiharia que faz um otimo kibe de bandeja, hayek na oscar freire logo depois da ponte do metro sumare.

 

é bem bom sim, pode ou nao ser adoçado vai do gosto do fregues e por mais que seja uma torra escura esse eu gosto e sim é super extraido mas vai entender...

 

e to ate agora aqui pois fui testar o HG com um raposeiras, quase choquei a twin  que acabou fazendo um ristretto todo errado em um minuto ou mais pra extrair uns 30ml com 18g no filtro de 22 e por incrivel que pareça ficou bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu acabei por ter dois moinhos manuais no Trampo. Era um saco ficar regulando e eu sempre perdia uns dois a três cafés tentando voltar ao ponto ideal para espresso.

Agora de manhã, no coado, Late Harvesrt na cabeça, acompanhado de pão de batata com queijo minas e geléia de morango com pimenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frio duca aqui: 6,5 ºC lá fora. Foi então um Serra da Mantiqueira na AP.

E definitivamente para esse café tem de seu usar mais pó, em qualquer método. Interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho tomando bastante o late harvest no coado, ontem a noite ficou muito bom, 25g de café para 300ml na temperatura na média de 90º, 3:30min para coar contando com a pré-infusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinfonia na moka... Interessante. Mas quero provar no espresso pra ver se sinto o tal cedro. Com meu paladar "apurado", certeza que não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus dois grãos importados que ficam bons no coado estão chegando ao fim.  :(

 

Acabei de fazer 15g do Stumptown Ethiopia Duromina na Aeropress, servidos na caneca do CdC que ganhei no super concurso de panificação do nosso fórum!  B)

Caramba, esse café é muito bom. Vai deixar saudades...  :wub:

 

igJixaQl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como estamos na semana dos grãos e pós faraônicos, cheirar a naftalina chega a ser pós-moderno......  ;)

Certeza que é pós-moderno... A-Ha era moderno na década de 80 icon_wink.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em faraônico chegou o meu sidamo da academia do café.

Um pouco mais suave que o amaro gaya, mas mesmo perfil de sabor.

Também experimentei o meu BMD (blend muito doido) com grãos da unique e torra, desgraçadamente, machopretiana.

Não chegou a amargar no expresso e apareceu quase nada de óleo, mas perdeu um pouco de corpo e retrogosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de padecer um semana com "Café do Santo Grão" sofrível (fiquei decepcionado por completo) saiu uma rodada dupla com Chocolate do amigo Mario Zardo. Limpou o paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Correios resolveu entregar ainda hoje os Cafes da Origem (Victor) . Tive que fazer o Nova União e o Sítio Canaã no espresso... Os dois são muito muito bons

 

A vontade era fazer mais alguns mas ai não durmo, deixa pra amanhã

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...