Ir para conteúdo

Moka: como eu faço


LUW

Postagens recomendadas

É a da seleção da Itália? Vi na Pepper por 109,00 ontem e hoje já está custando 122,00.

Gentchy, acho que não quero ficar olhando pra Azurra toda vez que tomar café na moka, não! :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesse tópico, 2a mensagem, tem um gráfico que mostra a pressão da "3 cup Bialetti Moka Express" indo até 2.5 bar.

 

O êmbolo da AP tem uns 5.7 cm de diâmetro. Chutanto (bem alto) uma força de 30 kg, a extração seria a 1.2 bar...

 

Cassiane, mas o que vc chama de encorpado? Um café de razão de preparo alta? Nesse caso acho que os dois métodos devem fazer. A pressão não é o decisivo.

 

Valeu pelo link Sergio. Realmente, achei que a pressão na moka fosse menor.

 

Dei uma olhada no paper que ele citou (de onde tirou o gráfico) e achei bem interessante. Como eu imaginei, o sensor de pressão foi colocado no "tanque" (câmara inferior), acima do nível da água, onde é gerada a pressão do vapor necessária pra empurrar a água. Será que no bolo a pressão chega nesses mesmos 2,5 bar?

 

Há outro gráfico (fig. 7) que destaca a fase de extração. Quando o bolo começa a ser molhado a pressão do tanque está em torno de 1 bar e vai subindo durante a extração até os 2bar, momento em que o café começa a sair "borbulhando" e praticamente já não há mais fluxo significativo de água passando pelo bolo. Só chega nos 2,5 bar quando a extração praticamente já terminou.

 

De qualquer forma, a pressão média de extração da moka é de fato superior à da AP, mas não tanto assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, agora olhei o paper. Bacana mesmo!

 

Quando o sensor de pressão marca um valor, a face inferior do bolo também está nessa pressão. A pressão é a mesma em qualquer ponto do compartimento.

 

Os gráficos são em pressão absoluta, ou seja, a extração termina com 1 bar acima da atmosférica.

 

Quando calculei a pressão na AP com 30 kg no êmbolo seria a pressão também acima da atm, em 1.2 bar. Então é quase equivalente a pressão nos métodos já que 30 kg é superestimado (imagino).

 

Um detalhe que pode passar desapercebido é que a pressão no bolo em si cai linearmente com sua profundidade (tb acontece no espresso). Isso é mostrado na fig 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Minha moka Bialetti deve estar chegando! Encomendei a Break de 6 xícaras.

Eu quase comprei uma xingling de 30,00 numa loja coringa de produtos para casa! Ainda bem que achei esse fórum :)

Li todo o tópico (e outros) e estou impressionado com a complexidade do preparo! :o E espantado com a moagem grossa da foto do post #2.

Contudo, achei instigante. Espero fazer várias experiências com as 5 variáveis até chegar num modus operandi perfeito para meu gosto! B)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

O interessante é que no site da Bialetti eles recomendam usar água fria na caldeira, mesmo sendo unânime aqui no fórum a recomendação de pré-aquecer a água.

 

Alguma consideração sobre isso?

 

Edit: aba "Care Use", item 1 do "to use".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Ygor.

 

Entrei no link que você indicou, acredito que o fabricante se limita a explicar passo a passo como usar a moka:

"1. Coloque água fria no recipiente inferior abaixo da válvula."

Não vejo exatamente como uma recomendação.

As dicas de como proceder para tirar o melhor café da moka vem informalmente dos usuários e até de baristas famosos.

Eu coloco água quente embaixo (para acelerar o processo) e um pouco de fria em cima (para o café não 'queimar' ao contato com o alumínio quente), como vi ensinarem aqui, e tenho feito cafés ótimos! Antes de conhecer esse pulo do gato, eu tirava cafés amargos.

Caso fosse algo nocivo, creio que a Bialetti teria dito algo como "Não recomendamos o uso de água previamente aquecida".

Então meu amigo, se algo por aqui for unânime, vai com eles pois o povo aqui manja rsrs.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Caiçara!

 

Li por aí esse fim de semana que os Italianos em si, tradicionalmente, usam água fria pra preparar o café na Moka. Talvez por isso a Bialetti tenha informado assim no tutorial dela.

 

Eu já usei os dois métodos, água fria e água quente com um pouco de água fria em cima, e realmente o segundo método tem sido mais satisfatório ( :

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Oi pessoal, eu tenho umas dúvidas com relação a Bialetti Moka 3 xícaras:

 

- Como eu não gosto de café muito forte, será que eu posso usar apenas uma medida de pó (sem preencher totalmente o recipiente para pó) para os 150ml de água que ela comporta, sem comprometer o resultado final, ou terei que preencher com pó a capacidade total do compartimento?

 

- Tentei uma moagem grossa, e o café ficou muito aguado. Quando uso a moagem para espresso, a cafeteira vaza vapor pela junção das duas peças e a quantidade final de café é mínima. Existe uma granulação mediana que não deixe o café nem muito aguado e que não cause dificuldade de fluxo? 

 

Agrdeço antecipadamente pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma bialetti de 300ml e costumo colocar uns 10g de pó. A moagem que eu uso é mais fina que prensa francesa, mas não tanto pra expresso.

A dica é você fixar uma variável (por exemplo, ponha sempre uma colher rasa de sopa de pó) e variar a outra (moa entre coador e prensa).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

A melhor moagem para a moka é grossa, no baratza de casa uso em 22, 24, depende de como quero o café, quanto mais grossa a moagem mais suave vai ficar o café. Eu mesmo sempre enchi todo o recipiente de café, e sempre fica ótimo.

 

Atte.
Thiago Menegatti
Marketing Café Reserva Gourmet
thiago@reservagourmet.com.br
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em casa eu uso uma chapa de alumínio fundido, dá mais que certo, nunca queima o café, e no encore uso geralmente moagem no 22, sempre ficou muito bom.

Só depois que tem que tomar muito cuidado com a chapa, porque fica realmente muito quente, e se esquecer para queimar a mão é um tapa.

 

Atte.
Thiago Menegatti
Marketing Café Reserva Gourmet
thiago@reservagourmet.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

LUW, que legal!

 

Acabei de entrar no forum pra perguntar se eu realmente estava apreciando um café bem feito na Moka, e pelo que vi, estou sim.

Uso esse grau de moagem, mas num moedor manual de ferro mesmo, Bottini. 

Café de um produtor aqui da região, do interior de SP. Muito bom.

Poxa, que legal.

Fiquei feliz!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal, aqui na casa da minha namorada tem um moka bem robusta e que quando a gente gira a rosca dá a impressão de vedar bem. Queria saber a marca, mas não diz.

Procurei pelo Google e achei uma da marca Valentina que é igualzinha.

Alguém conhece essa marca e sabe dizer se é boa?

 

Parece ser mais resistente que a minha Bialetti Junior.

 

1460f96147226d7232ff2c849195e4be.jpg

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

boa noite a todos.

essa é minha primeira postagem e uma questão que quero perguntar sobre a moka é a opinião sobre o modelo de cerâmica. vi um anúncio no mercado livre e achei muito bonita.

vcs conhecem, será que tem prepara no mesmo nível que a de alumínio?

a marca é bielleti a que foi melhor avaliada por vcs aqui.

 

no mais estou muito feliz em ter encontrado esse clube do café, agora tenho com quem me informar e dividir as opiniões. vlwww.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcus, repare bem que essa cafeteira é feita de Alumínio, como as tradicianais da Bialetti, mas revestida em Cerâmica Vitrificada.

 

Deverá ficar mais fácil de limpar, mas também um pouco mais frágil em caso de impactos ou vergamentos sob pressão. E é muito bonita, claro... :P

 

Sobre o preparo ou o sabor na xícara, não sei. Como ainda não testei, não posso comentar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, obrigado pelo retorno. Realmente ela é bem bacana, vi também em preto e vermelho bem legais e diferentes.

 

vou tentar comprar uma esse fds.

tenho a experiência de moka com minha ex sogra, e agora lendo o tópico e as informações descobri o porque o café ficava tão amargo, além do pó não ajudar ela fazia no fogo alto e aí era aquele café saindo na "pressão" ........hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Cabral, obrigado pelo retorno. Realmente ela é bem bacana, vi também em preto e vermelho bem legais e diferentes.

 

vou tentar comprar uma esse fds.

tenho a experiência de moka com minha ex sogra, e agora lendo o tópico e as informações descobri o porque o café ficava tão amargo, além do pó não ajudar ela fazia no fogo alto e aí era aquele café saindo na "pressão" ........hahaha.

 

Cara, no caso do espresso eu ainda estou apanhando da Saeco... mas pelo menos na Moka eu acredito dominei o café, rsrs!

 

Pra agilizar e evitar que eu queime o café durante o preparo, eu deixo apenas o recipiente de água da própria moka no fogão pra esquentar., sem o filtro e a parte de cima. Já deixo o filtro preparado com o café. Quando começam a subir as primeiras bolhinhas, desligo, coloco o filtro, rosqueio a parte superior e ligo o fogão no fogo mais baixo possível. Em uns 20 segundos o café começa a escorrer lentamente pelo tubo central, e somente após mais da metade da cafeteira é que ele começa a sair muito rápido. Quando o esguicho começa a ficar forte é que eu desligo o fogão.

 

O café continua sendo extraído por uns 10~15 segundos, e pronto. Fica excelente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Ygor.

 

Entrei no link que você indicou, acredito que o fabricante se limita a explicar passo a passo como usar a moka:

"1. Coloque água fria no recipiente inferior abaixo da válvula."

Não vejo exatamente como uma recomendação.

As dicas de como proceder para tirar o melhor café da moka vem informalmente dos usuários e até de baristas famosos.

Eu coloco água quente embaixo (para acelerar o processo) e um pouco de fria em cima (para o café não 'queimar' ao contato com o alumínio quente), como vi ensinarem aqui, e tenho feito cafés ótimos! Antes de conhecer esse pulo do gato, eu tirava cafés amargos.

Caso fosse algo nocivo, creio que a Bialetti teria dito algo como "Não recomendamos o uso de água previamente aquecida".

Então meu amigo, se algo por aqui for unânime, vai com eles pois o povo aqui manja rsrs.

Abraço.

 

 

Bom dia Caiçara!

 

Li por aí esse fim de semana que os Italianos em si, tradicionalmente, usam água fria pra preparar o café na Moka. Talvez por isso a Bialetti tenha informado assim no tutorial dela.

 

Eu já usei os dois métodos, água fria e água quente com um pouco de água fria em cima, e realmente o segundo método tem sido mais satisfatório ( :

 

 

Ja tem um tempo que faco cafe numa bialetti dessas....nunca cogitei esquentar a agua pq realmente só havia lido recomendacoes pra preparar com agua gelada (nao ambiente, mas sim gelada mesmo)... E continuo fazendo desse jeito.

 

No começo, o amargor do café também me incomodava MUITO. Depois de quebrar muito a cabeça, descobri que a principal variável que consegue mudar isso facilmente é o grão do café. Grãos da "especie" moka (mais curtinhos e gordinhos), com torra clara, servem um café EXCEPCIONAL (geralmente procuro algum grão que tenha doçura açentuada, fica otimo!). Apenas para terem uma idéia do meu modo de preparo com esse tipo de grão:

 

- Agua gelada (segundo o fabricante do meu filtro de agua, ~8 oC) no nível indicado na caldeira;

- Moagem bem fina (aqui depende do café, realmente; mas os melhores que fiz foram bem fina), uso uma Hario eskerton, e uso 2 cliques depois das mós estarem encostadas;

- preencho o recipiente de café um pouco acima do nivel, de maneira que quando rosqueio a cafeteira ele dá uma preensada bem de leve;

- fogo MUITO baixo (entre eu colocar na boca e servir o café deve levar uns 6-7min);

- mexidinha no café depois de pronto, claro ;)

 

 

Se seu café esta ficando amargo com moagem fina, experimente trocar a torra/espécie do grão. Pode ajudar! Eu acho dificílimo preparar na italiana com torra escura. Realmente muito amargo.

 

Vou tentar preparar uns com agua pré-aquecida pra ver a diferença!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha experiência também obtive resultados melhores com moagens mais finas, algo entre o expresso e o coado.

 

Tentei várias vezes com moagem grossa e achei o café ralo, a extração é curta e sai em jato mesmo no fogo baixo.

 

Minha moka é Bialetti 3 xícaras e preencho o cesto de café, sem compactar, raspando o excesso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando: tenho obtido resultados muito legais com grãos de torra escura pré aquecendo a água, é notável a redução do amargor.

 

Também reduzi MUITO os sedimentos na xícara acomodando levemente os grãos no cesto com uma colher. Longe da força aplicada num tamper pra espresso, claro. Olhando o bolo de café depois do preparo, fica bem mais uniforme a superfície.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia gtsimoes, tbm tenho a Bialetti 3 xícaras, faço o mesmo procedimento também, realmente parece dar resultados melhores, eu ainda não despejo todo o café, deixo um pouco na próprio Bialetti para não ficar com resíduos no final haha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Resgatando o tópico: notei que a minha Moka demora MUITO pra começar a extrair o café na percolação, motivo que muitas vezes faz meu café queimar antes de a água passar por ele. 

 

É uma de 6 xícaras (300ml) e por vezes preciso deixar uns 8 a 10 minutos no fogo para que comece a subir café. Já tentei colocar água previamente aquecida mas não mudou muita coisa. Qual a sugestão dos mais experientes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não apertar o pó e moagem mais grossa. Eu uso a mesma pasta coados. 265 mls, 15 gramas em 6 ou 7 minutos todo o processo. Só um detalhe, eu coloco 15 gramas de água já na parte de cima para o café não cair muito quente no ferro e queimar também. Aí fica 250 de água em baixo do 15 em cima.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...