Ir para conteúdo

Sugestão de tutorial para iniciantes (temperature surfing)


Rodrigues

Postagens recomendadas

Como você bem disse, dá pra estimar o fluxo das extrações típicas e dispensar o medidor de fluxo. Não é tão legal, mas de implementação bem mais fácil e barata. Pode-se deixar pré-programados uns quatro tipos de extração, p. ex: ristretto, single, ristretto duplo e duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, acho que foi você mesmo que me disse que o perfil de temperatura não precisa ser plano. E concordo.

 

Idealmente o que tem que ser é sempre o mesmo perfil para cada combinação de: quantidade na xícara, fluxo e temperatura inicial. Com esses 3 definidos, ter um perfil 92->92C ou 94->90C ou mesmo 95->88->93C não importa. Com a moagem e dose o sabor é alcançado e principalmente _repetido_ se o perfil se manter.

 

Na gaggia, colocar potência na resistência durante a extração não resolve esse problema. A temperatura da água fria que entra vai alterar o perfil. Seria até mais interessante colocar outro sensor de temperatura para a água fria e a potência adicional ser calculada a partir e apenas dela ao invés do fluxo.

 

Ou, se a variação da temperatura da água fria puder ser despresada, um pid basta para repetibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não vejo problema com perfil de temperatura.

 

Mais útil até seria para deixar o sistema mais estável. O sensor na entrada tem que ser super rápido, não sei se responde como queremos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sensor de entrada, para a água fria, não precisa ser rápido pois só é lido uma vez antes da bomba ligar. Com essa temperatura (medida um pouco longe da caldeira) é calculada a energia extra. Daí para frente, na teoria, o perfil sempre seria o mesmo independente da temperatura fria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vendo um artigo na internet me deu impressão que o perfil de temperatura no PF e no grupo da Silvia será mais plano quando se dá o tiro com a resistência ligada (30s após ligar a resitência, neste artigo).

 

Intuitivamente, se água quente deixa o café amargo e água fria deixa o café azedo, o melhor seria manter a temperatura ideal constante ao longo de toda a extração. Não entendo como um perfil 94->90C ou 95->88->93C podem ser adequados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na gaggia, colocar potência na resistência durante a extração não resolve esse problema. A temperatura da água fria que entra vai alterar o perfil. Seria até mais interessante colocar outro sensor de temperatura para a água fria e a potência adicional ser calculada a partir e apenas dela ao invés do fluxo.

 

 

 

Isso não é bem verdade. Basta ver os testes do Andy Panda. Um acionamento intermitente da resistência na taxa correta é capaz de compensar a entrada de água fria na caldeira.

 

As máquinas de entrada tem os perfis de temperatura que tem mais por deficiências de projeto que qualquer outra coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Intuitivamente, se água quente deixa o café amargo e água fria deixa o café azedo, o melhor seria manter a temperatura ideal constante ao longo de toda a extração. Não entendo como um perfil 94->90C ou 95->88->93C podem ser adequados.

Porque vc não está levando em consideração o tempo. A extração é dada por algo próximo a integral da curva temperatura x tempo.

 

Veja que uma prensa francesa, em 4 minutos, tem um perfil que deve ser 90->80C (chute nunca medi). Isso não impede nem de ficar amargo nem de ácido, e sim no caso seria a moagem.

 

----

 

Rodrigo, talvez tentar consertar o perfil ligando a resistencia sem levar em conta a temperatura da água fria seja pior que fazer a extração com o perfil em queda, mas com a água fria entrando em temperatura sempre a mesma.

 

O que tem que pensar é em repetibilidade não um perfil mais plano possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez. Mas dá pra adotar uma abordagem conservadora e acionar a resistência só o suficiente pra manter o perfil plano na hipótese mais desfavorável (água fria entrando já relativamente quente). Coisinha simples e fácil de implementar, querendo. Continuo achando que um perfil de queda pequeno (não necessariamente plano) é melhor que um perfil de queda abrupta, ou, pior, de temperatura ascendente como pode ocorrer em alguns casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, de acordo. Se eu tivesse uma gaggia dessas com certeza implementaria algo do tipo. (colocando tb um sensor na entrada para melhorar ainda mais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz 2 tiros com a resistência ligada. Com 25 segundos após ligar a resistência o expresso ficou bem melhor do que tirar a 45 segundos.

 

Fiz outros testes. Notei que minha Silvia não borbulha em flush algum, a não ser após uma extração de café. Após desligar a resistência, verifiquei 20, 30, 50 segundos após, e nada de água borbulhar. Mas depois de uma extração a coisa muda. Ela esquenta mesmo.

 

Para constar, estou ao nível do mar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A minha ferve se muito tempo ligada sem uso. Após a extração sobe a temperatura bastante (após aqueles segundinhos iniciais, quando cai), mas não chega a borbulhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmo o que disse a Anita. Mesmo com as diferenças de equipamento (a minha Silvia não apresenta PID) ela fica bem quente quando muito tempo ligada.

 

Por isso que a estratégia do Mark Prince é boa 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...