Ir para conteúdo

Sugestão de tutorial para iniciantes (temperature surfing)


Rodrigues

Postagens recomendadas

Gostaria de verificar com os Adm do fórum a possível criação de um tutorial fixo de técnica de surf, pois assim como eu, muitos tem dificuldade de "domar" a máquina e tirar o melhor do seu equipamento.

 

Eu extrai o procedimento abaixo da net e achei um pouco confuso após a tradução e queria saber do pessoal mais experiente se poderiam verificar se está correto e se possível fazer as devidas correções.

 

Obs. É claro que vai variar dependendo das máquinas, mas creio que no geral não vai fugir muito. (Esse foi no site Rancilio)

 

Desde já agradeço.

 

  1. Aqueça o aparelho por pelo menos 30min.  
  2. Estado atual: Indicador de luz = OFF
  3. Ligue botão de infusão para correr água fria na caldeira até que a luz indicadora está = ON
    Motivo: água fria faz com que haja queda de temperatura da caldeira e aciona a caldeira para começar de novo quando a temperatura está abaixo de 86 C.
  4. Espere até que a luz indicadora = OFF e iniciar imediatamente um cronômetro Agora, a temperatura da caldeira é de 102 C.
  5. Precisamente aguarde 30 segundos
    Motivo: A temperatura interna continua subindo por causa da pressão no interior da caldeira até que a caldeira é desligada. Ela atinge a 116 C. (que é de 30 segundos) e caldeira começa a esfriar por si só.
  6. Ligue botão de infusão a correr água fria na caldeira por 5 segundos.
    Motivo: Este procedimento é chamado de "flush frio" para derrubar a temperatura para 110 C, você deve ver uma grande quantidade de vapor de água em primeiros 3 segundos *
  7. Desligue botão de infusão em 35 segundos (a ler cronômetro)
  8. Agora, coloque o porta-filtro + copo. (Você tem cerca de 15 segundos de tempo para fazê-lo)
  9. Ligue botão bebida aos 50 segundos (leia cronômetro) para amadurecer o seu café.
  10. Redefinição de cronômetro e iniciá-lo a partir de 0.
  11. Seus espresso deve começar a extrair e deve terminar em 25-30 segundos.
  12. Nota: a luz indicadora de caldeira = OFF o tempo todo até o final, a luz indicadora irá ligar automaticamente em cerca de 20 segundos **
  13. Desligue botão bebida em 25-30 segundos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que varia de máquina para máquina. Esse texto deveria estar no tópico da Silvia.

 

Melhor na área de tutoriais ter links de surfing indicando a msg no tópico da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas concorda se a pessoa não souber dominar a máquina, de nada adiantará bom moedor, café fresco, boa compactação, etc?

Por isso queria que passasse antes pelo crivo do pessoal expert.

 

De repente tem os "pulos do gato" .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas concorda se a pessoa não souber dominar a máquina, de nada adiantará bom moedor, café fresco, boa compactação, etc?

 

 

 

Plenamente de acordo. Só conheço as Silvias de fotos e leitura sobre. Mas será que é preciso realmente isso tudo? A palavra com quem entende: O Usuário! ;)

 

Abraço,

:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Achei bastante confuso, ainda mais que a tradução não está ajudando.

 

Eu não surfo há quase 2 anos ( :) :) :) ), então preciso resgatar como fazia.

 

Realmente o surf varia de máquina para máquina, cada uma se comporta de um jeito. Se sair um tópico de tutoriais de surf, precisa mesmo indicar a qual máquina se refere: muitas delas derrubam a temperatura após a extração (ou flush), com a chegada da água fria na caldeira. Na Silvia é o contrário: após o expurgo ou extração, a temperatura cai nos primeiros 4 ou 5 segundos e depois sobe horrores, mesmo chegando a água. Neste momento o usuário tem que esperar a miss esfriar a cabeça, ou vai tirar outro shot na sequência fervente.

 

Do surf na Silvia (vou resgatar os detalhes corretos, mas o princípio é - lembrando que se pode surfar de diferentes formas):

 

aquecer a cafeteira por 30 minutos

dar um flush

luz vai acender

esperar luz apagar

extrair nos próximos 20 ou 30 segundos após a luz apagar

 

Se deixá-la muito tempo ligada sem extrair, fazer o processo para remover o excesso de água muito quente.

 

Vamos ver se outros usuários de Silvia lembram como surfavam.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plenamente de acordo. Só conheço as Silvias de fotos e leitura sobre. Mas será que é preciso realmente isso tudo? A palavra com quem entende: O Usuário! ;)

 

Abraço,

:)

 

Também acho demais... até desanima ....  :lol:

Valeu Pedro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não dá trabalho em excesso. Vira rotina depois que você pega prática. No começo parece complicado, mas a parte complexa é memorizar os passos. Depois você nem pensa mais. O chato de tudo é sempre a espera, com ou sem pid, mas ela é inevitável em todas as máquinas que não se recuperam rapidamente entre shots, grande maioria das domésticas.

 

Mas com o pid melhora horrores. Você bate o olho e vê a quantas anda a quentura, no máximo vai expurgar para remover a água quente demais e vai aguardar (sempre o aguardar... ) ela estabilizar. Mas sem a subjetividade do flush, que por mais que seja feito dentro de parâmetros já praticados e experimentados, no fundo você sabe que ela DEVE ESTAR dentro ou perto de tal faixa de temperatura. Poder ler isto na hora no pid é outro universo.

 

E relembro que muita gente nem instala o pid. Passa a vida surfando. Escolha de modo de viver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que eu vi este algoritmo em algum tópico. Se não me engano foi de uma gringa.

 

Estes 30'' + 5'' +15'' não deu muito certo comigo. Acho que o pico de temperatura (água borbulhando) acontece antes ou depois destes 30 segundos.

 

Quando vasculhei no google encontrei alguém falando pra dar o tiro 30'' após ligar a resitência (é, com a luz ligada mesmo). Pela minha experiência é muito tempo.

 

O que faço é dar flushes pequenos pra evitar de mudar muito a situação dentro da caldeira. Aproveito este tempo para moer o café.

 

1) Se der tempo eu dou o tiro com a luz acesa +/- 20 segundos após a caldeira ter ligado (quando a caldeira liga dá pra ouvir um zunido da água aquecendo). Como (ou acho) pego a rampa de subida da temperatura, não faço flush antes do tiro nesta situação.

2) Se não dá tempo, eu espero a luz se apagar e mais uns 30'', dando um flash pra verificar se a água esta borbulhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei Rodrigo...bem didático e bem mais simples.

 

Eu achei um no HB que é basicamente isso que vc mostrou ...http://www.youtube.com/watch?v=QhxvDusY3jk

 

Agora minha pergunta nesse vídeo do HB. O tempo que ele leva desde acender a luz da primeira vez até o expurgo antes dele extrair o café é realmente necessário ou o cara tava enrolando? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o video do Mark Prince que eu citei.

 

O tempo é desnecessário. Ele estava explanando e tal. O importante é deixar terminar o clclo de caldeira (desligar a caldeira) antes de fazer o expurgo. Idealmente, é sempre bom começar o expurgo instantes após o término do ciclo, porque daí se pode aprender o tempo correto dos expurgos com repetibilidade. O expurgo pode demorar o que for necessário, desde que não dê início a um novo ciclo de caldeira. Se isso acontecer, é melhor esperar a caldeira desligar e fazer um novo expurgo um pouco mais curto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o video do Mark Prince que eu citei.

 

O tempo é desnecessário. Ele estava explanando e tal. O importante é deixar terminar o clclo de caldeira (desligar a caldeira) antes de fazer o expurgo. Idealmente, é sempre bom começar o expurgo instantes após o término do ciclo, porque daí se pode aprender o tempo correto dos expurgos com repetibilidade. O expurgo pode demorar o que for necessário, desde que não dê início a um novo ciclo de caldeira. Se isso acontecer, é melhor esperar a caldeira desligar e fazer um novo expurgo um pouco mais curto.

 

Entendi Rodrigo. Sempre ao fim do ciclo. Eu acho q é mais questão de prática mesmo, não tem tanto segredo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém se aventurar em fazer um controle para as Gaggias, com adição de um medidor de fluxo, acho que dá para responder bem à entrada de água. O sensor de temperatura e controle mesmo por PID não vai atuar rapidamente, mas estimando a temperatura do tanque em 25°C, dá para atuar a cada ciclo considerando o fluxo medido. Por exemplo, quando medido 2 ml/s, são aproximadamente 70°C de diferença (de 25°C para 95°C), e portanto 2 * 70 * 4,2 = 588W. E por aí vai... Em teoria a alta potência da resistência deveria dar conta de até uns 5 ml/s para esse delta de 70°C.

 

Problema maior é que com OPV o fluxo medido antes da bomba fica maior, exceto se a água que sai da OPV for para um T antes do sensor. Pode-se também comprar um sensor de fluxo das comerciais, que aguenta pressão maior e colocá-lo após a bomba.

 

Como simples teste, também, pode-se fazer uma estimativa do fluxo para as extrações típicas e já atuar mesmo sem medir o fluxo. Normalmente é um pouco maior no início, até encher o bolo, e quando a pressão sobe o fluxo cai (bastante se o bolo estiver muito restritivo). Depois de uns segundos o fluxo volta a aumentar.

 

Aposto que com isso dê para diminuir a variação (talvez não zerar, pelo tamanho da caldeira) e ainda diminuir muito a alteração que se causa no sistema e no controle de temperatura (o que permitiria melhor afinação dos parâmetros P, I, D, sem ficar tentando uma reação tão rápida do controlador pensando nesse distúrbio).

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...