Ir para conteúdo

Maquinas de expresso, qual?


Postagens recomendadas

ola pessoal,

 

bem sou novo por aqui e novo no assunto de cafes espresso, recentemente adquiri uma electrolux chef crema, estou adorando e ate que consigo tirar uma boa crema com essa maquina compactando bem o grao moido no filtro.

 

Bem estou pensando ate fim do ano em comprar uma cafeteira melhor e tenho algumas duvidas que gostaria que me ajudassem, para minha proxima aquisicao.

 

1) qual cafeteira vcs sugerem em torno de 1500 reais?

 

2) manual ou automatica e melhor?

 

3) minha principal duvida: comparando o preco da chef crema com uma cafeteira melhor de uns 1500 reais, isso seria 5 vezes mais caro que o preco da chef crema, porem quantas vezes o cafe e melhor nessa outra cafeteira? me dara um resulta do aproximadamento 5 vezes mais saboroso? entendem meu reciocinio? vale a pena investir em uma maquina bem mais cara?

 

minha duvida e por que vejo por ai e muitos lugares com maquinas proficionais e carissimas, porem (com pessoas que nao sabem fazer muito bem) sinceramente o meu cafe na chef crema e muito melhor que os que eu andei tomando por ai em cafeterias com maquinas proficionais, ta ceto que quem fazia os cafes nao tomavam certos cuidados, mas ate mesmo cafeteiras super automaticas estou achando meu cafe melhor e com muito mais crema e olha que nem estou usando cafe de alta qualidade ainda, ja usei o 3 coracoes goumet espresso e o da rede graal route cafe.

 

isso que quero saber quanto mais saboroso saira meu cafe em uma maquina melhor, seguindo o mesmo jeito que faco meu cafe com o mesmo grao por exemplo que uso na chef crema?

 

obrigado pela ajuda

 

se for ao menos 2 vezes mais saboroso eu vou investir em uma maquina dessas ate fim do ano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntas erradas...

 

O moedor é o primeiro investimento que deve fazer. E sim, faz diferença, se considerar o uso de cafés especiais. Já nesse item vai gastar mais de 1000 reais. E não pense em outra coisa primeiro. Vários aqui no fórum não entendiam, mas depois de seguirem os conselhos do moedor deram opinião favorável. A moagem (de um café bom, bem torrado e fresco) é o primeiro passo para sabor.

 

Depois, a máquina, quando achar que quer algo melhor que a sua, inclui diversos detalhes de praticidade e consistência, além da qualidade de extração que cada máquina tem. Mas, no fim das contas, nunca terá uma avaliação desse tipo, o valor da máquina se reflete no sabor, ainda mais em fator de multiplicação. Mesma coisa para os cafés. Um café de 50, 60, 100 ou até 150 reais o kg, não necessariamente vai ser N vezes melhor que o de prateleira, mas pense no seu desejo por sabores e experiências diferentes com o café.

 

Meu conselho é provar cafés melhores em lugares melhores. Se puder, cafés melhores em equipamentos domésticos bons de outras pessoas. Se isso te convencer, aí o valor de investimento será o limite do seu bolso e vontade.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando atualmente esse moedor, ate que estou satisfeito com ele, ja tenho a muito tempo uns 7 anos, comprei nos EUA, ele tem varias regulagens, por enquanto estou gostando muito, consegui acertar a moagem certa para minha maquina.

 

No momento prefiro investir primeiro em uma cafeteira melhor e depois em um moedor,

 

PAAAADpYfF7FEkQFEsM6fTn43NKjLhSaZsXUy7kfyU85nKA_l22t7D-lZQe4gJLcQzbBMNhM1MxMpksvlDqNIkwlhUMAm1T1UD3G3SOwveMkfrE5YWv-OTBUl0R9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Sergio

de fato, eu tb aconselharia investir num otimo moedor. o alexandre velloso vende uns legais da vario na faixa de 1200 acho... algo assim.... de uma olhada no video que ele fez com o moedor...

A maquina claro que tem seu preco, as profissionais sao diferenciadas, mas se vc comprar um moedor dos bom vc nao ira se arrepender... experimente junto um bom cafe, fresco, de qualidade, certamente verá do que tantos aqui do forum falam do moedor.

abs e seja bem vindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poxa,

 

doi ate o coracao falar em usar um moedor de 1200 reais e usar uma maquina de 289,00 bem nao entendo muito e vejo que muito falam disso,

 

bom os 2 de uma vez nao da pra comprar, agora a questao?

 

o que me daria de inicio melhor resultado:

 

moedor bom em maquinha uhhhh ruim ou moedor ruim em maquina boa?

 

e quanto ao tal do moedor breville, vejo muita gente falar dele e bem mais em conta, sera que me daria um bom resultado ou e melhor esperar para ter um melhor?

 

E como falei da pena de usar um moedor de 1200 reais e usar uma maquina ne 289 rsrsrsrsr

 

valeu pelas dicas to aprendendo muito aqui no forum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio,

 

Sem a menor duvida. Moedor bom e maquina ruim é melhor que moedor ruim com maquina boa.

 

Não conheço esse moedor que vc usa, mas tenho dois Brevilles. O Breville Smart grinder, modelo mais caro, é um excelente moedor.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, compra um moedor bom que não irá se arrepender e ele será um companheiro para a sua futura máquina. E se tivesse que quantificar, eu diria que o moedor vai melhorar sim em 2 vezes ou mais o seu café nesta mesma chef crema, pelo menos pra mim eu achei que funcionou.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como falei da pena de usar um moedor de 1200 reais e usar uma maquina ne 289 rsrsrsrsr

 

É o que dizem... moedor bom com máquina, digamos, mais ou menos a gente estuda as particularidades da máquina e consegue um café bom... Não dá pena não...

Além do mais, um bom moedor vai te acompanhar por longos anos enquanto você vai juntando verba para comprar uma máquina melhor...

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa Tarde!

 

Lógico que almejo em ter ao menos uma rancilio Silva, mas no momento a realidade é outra ,estou em dúvida entre a chef crema da eletrolux a delonghi EC-200!

se puder me ajudar , agradeço desde já!!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno boa noite!

 

Eu já tinha pensado nisso, mas como eu frequento algumas cafeterias boas aqui em sampa como coffee lab , octavio ,suplicy, assim como você sabe são cafeterias onde se torra e vende cafés de excelente qualidade ,acho que daria para quebrar o galho por enquanto ou não!

Eu tenho um de lâminas da cadence aquele de 80 conto!!Para french e coado está dando conta, estou pesquisando muito sobre o baratza preciso, que pelo o que vi aqui no forúm é o mais indicado para quem está començando que você acha?dá prá começar? fiz um curso básico de barista no sindcafé - SP deu para ter uma boa noção do que é e o quanto faz a diferença um equipamento de qualidade principalmente um moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Olá Ricardo, meu palpite de leiga e mera usuária.

 

Quando cheguei ao fórum, era o HT ainda, há exatamente um ano, eu já sabia qual cafeteira ia comprar, estava juntando a grana para comprar e já tinha feito todo o esquema. Como leiga total, nem sabia que precisaria de um moinho e ainda mais um de ponta. Tomei tanta bronca que tive que me organizar para um comprar um moinho bom.

 

Como já falaram aqui, com um moinho bom você tira café bacana de qualquer equipamento (ou da maioria pelo menos). Mas um moinho ruim não vai te ajudar em muita coisa. Ainda mais com a Silvia, falo por experiência própria, pois ainda tive que ajustar meu moinho um tiquinho.

 

Escolha o moinho bacana e comece economizando para ele. Depois se concentre na cafeteira. Se vai montar um set legal, vá aos poucos para chegar onde quer ou vai ter que gastar em dobro depois.

 

O Expresso Brasil vende os Baratzas, veja com o Alexandre qual pode ser mais interessante para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Ricardo,

Para French, coado, Aeropress e Moka, pode funcionar com um café moido duma dessas cafeterias que mencionas.

Vai perder bastante aroma e sabor comparado com o recém moído mas funciona.

Para espresso o ajuste do grau de moagem e bem mais exigente, mudando um pouco (o suficiente para não dar um bom resultado) da variedade de grão, da máquina espresso, do tempo desde que o café foi torrado, do resultado de cada torra ( o mesmo lote de café muda de torra para torra), etc.

Assim que acabas tendo que ajustar o moinho para cada café que compras e ainda ajustar um pouco a medida que vai "envelhecendo".

Podes ver agora que só de casualidade conseguirias obter uma extração satisfatória se não controlas o moinho.

Após muitas conversas aqui no forum, a consenso geral para uma boa solução economica para espresso, e comprar um moinho Hario Slim manual, que tem se mostrado satisfatório para espresso, e que custa us$30 + frete no ebay americano e uns R$180 no Brasil (cafe Martins se não me engano).

Outras marcas como Kyocera e Porlex, etc. tambem tem bom desempenho e preço acessível.

Te exercitas enquanto economizas para um bom moinho elétrico. :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso é tão importante pra você?

Começar investindo em moedor e bons grãos vai te dar excelentes resultados em coado, aeropress, french press...

Eu iria de moedor bom e métodos manuais de extração,

e um bom moedor vai te dar melhor resultado que o seu de lâminas pra esses métodos...

Eu tenho equipamento de ponta pra espresso e não abandonei os outros métodos,

tem semana que nem ligo a máquina de espresso e faço cafés excelentes.

Eu acho que vale a pena investir em um bom moedor e deixar a máquina de espresso pra depois.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas dicas, foram todas muito esclarecedoras!Estou convencido que devo investir em um moinho.

Qual seria o melhor um baratza virtuoso preciso , encore ou virtuoso?

O Bernardo citou o hario slim manual, o que dizem? e sobre o hario skerton?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardão....

 

Depende....

 

Se quer gastar pouco..... hario slim

Se não os outros....

 

O resultado de moagem do hario não fica atrás dos Baratzas não, porém é manual.... não há conforto algum.... só o prazer do ritual de manivelar....

 

Entre os Baratzas acredito que o Virtuoso seja o mais indicado pois atende com tranquilidade TODOS os métodos de extração e possui as mesmas mós do Preciso.

 

Enfim: 100 reais no Hario

1.129,00 no Virtuoso.

 

Qualquer um você irá ficar satisfeito por anos....

 

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente opção.....

 

Daí quando você tiver a dupla Hario + Gaggia por ex, o próximo passo pode ser um Virtuoso.

 

A partir daí terá o Hario + sua Aeropress para viagem.

 

Feito o jogo!!!

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...