denilsonbellart Postado 9 Agosto 2021 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2021 Em 01/08/2021 at 13:24, ivoesazevedo disse: @denilsonbellart eu tenho. Uso diariamente há anos. Fala Ivo, boa tarde! Amigo, voce chegou a comprar algum filtro desprezuridado para ela? Ou algum porta filtro naked? Estou querendo comprar, mas estou com muita duvida se ela é de 51mm, quando meço está dando 53mm.. Pode ajudar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 9 Agosto 2021 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2021 @denilsonbellart comprei filtros não pressurizados - tenho três agora, para espressos duplos. O tamanho correto é 51mm. Só funcionam com moagem adequada. Depois que comprei um moedor comercial e, usando-o como referência, "amaciei" e regulei adequadamente meu Mimoso nº 2, uso diariamente, pelo menos para meus espressos duplos. Esposa está tomando simples com leite, então para ela continuo usando o pressurizado simples. Nessa máquina, com filtros não pressurizados, a crema não é sempre uma beleza densa. Dependendo do café, ou de alguma variável que ainda não identifiquei (não me esforço muito), a crema pode durar pouco tempo. Mas sempre tem. Ainda não providenciei porta filtro naked. Sem pressa para isso, por ora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
denilsonbellart Postado 9 Agosto 2021 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2021 @ivoesazevedo Muito obrigado pela dica. Vou procurar um filtro 51mm duplo então para ver o que consigo, comprei um moedor manual timemore c2, ouvi relatos de que é um bom moedor, otimo para coedas mas que também serve para espresso. Vamos ver. Depois que eu conseguir tudo que preciso, eu posto aqui. Grato!!! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 23 Agosto 2021 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2021 Atualizando a informação... O filtro de 51mm fica preso na máquina quando tiro o porta filtro, então eu dou uma puxadinha para soltar. Examinando o porta filtro, vejo que o diâmetro interno na boca chega a 54mm. Como não consigo medir exatamente, acho que caberia um filtro de 52mm ou, talvez, até 53mm. Ainda não medi a peneira da máquina, pra ver onde o filtro fica preso. Fui no embalo de tópicos mais antigos e sempre comprei filtros de 51mm. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
davi_mendes Postado 26 Agosto 2021 Denunciar Share Postado 26 Agosto 2021 É que essa medida de 51mm eu acredito que é a medida nominal da parte interna do filtro. O próprio tamper de 51mm tem uma certa folga que é esperada em qlq medida de filtro. Os tampers de precisão, que entram mais justos e nem sempre são compatíveis com todos os filtros, acabam tendo de 0,2 a 0,9 milímetros a mais que a medida nominal. Nisso vc soma a o dobro espessura da parede do filtro (uma de cada lado). Se for 1mm de espessura a parede do filtro já vai de 51mm pra 53mm a medida do portafiltro. Mais essa diferença de em média 0,5mm de folga do tamper, bate por volta dos 54mm que vc mediu, @ivoesazevedo. Ao menos pra mim parece fazer sentido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 27 Agosto 2021 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2021 @davi_mendes, os filtros de 51mm que possuo ficam folgados no porta filtro, apertados na cafeteira e nenhum tem paredes com 1mm de espessura, então acho que pode-se usar filtro de 52mm, caso exista. Se conseguisse um de 53mm para testar, saberia melhor. Mas digo isso sem medir a peça da cafeteira onde o filtro fica apertado e não cai sozinho quando retiro o porta filtro. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
denilsonbellart Postado 6 Setembro 2021 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2021 @davi_mendese @ivoesazevedo Boa Tarde! Eu fico agora nessa dúvida, se arrisco nas compras do filtro e porta filtro para dar um Up na maquina, ou se vendo ela só com esse filtro de uma dose para alguém e pego uma mais nova. As mais novas que pensei são as Philco e Mondial, que tem custo melhor. Acham que eu iria fazer besteira em sair de uma delonghi e ir para uma mondial? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ivoesazevedo Postado 7 Setembro 2021 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2021 @denilsonbellart não sei. Nunca experimentei a Philco e a Mondial. Como estão na mesma faixa de preço, e não investiguei se possuem alguma vantagem tecnológica, penso que seria trocar seis por meia dúzia. Enquanto a DeLonghi estiver funcionando, sigo com ela. Mas olha: quase nunca uso o vaporizador de leite. Acho que o degrau para melhorar o equipamento é mais alto. Sai-se de uma máquina de 400 a 600 reais para uma acima de 2 mil reais, não é mesmo? E isso ainda pode levar a uma troca de moedor, aquisição de balança e tamper etc. Por enquanto estou satisfeito com meus moedores, mas gostaria de trocar a balança. Aí uma balança "de verdade" custa no mínimo 15 vezes mais o que paguei pela atual. A gente vai aos poucos, né? Em vez de trocar a máquina de espresso, pedi e ganhei de presente uma Aeropress. Agora uso a Delonghi e a Aeropress diariamente. Não foi uma substituição. Ah, sinto que investir em filtro e moedor faz uma diferença para entender café espresso, mais que passar de uma máquina para outra da mesma categoria. Aprendi alguma coisa, e realmente pode-se fazer experiências alterando a granulometria conforme o grão ou a idade da torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
davi_mendes Postado 8 Setembro 2021 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2021 Nisso eu concordo com o Ivo. Vale mais a pena investir num filtro melhor do que trocar por outra máquina da mesma categoria. Inclusive o moedor é muito mas muito mais importante do que a máquina de espresso. Se houver verba pra trocar de máquina, melhor investir essa verba num moedor. Hoje em dia tem moedores manuais com mós excelentes mas que cortam fora o preço do aparato eletrônico e do motor. Você consegue comprar um moedor sensacional por um preço acessível. Tem um tópico aqui de um mebro que vende o timemore c2 Está o dobro do orçamento de uma Mondial mas é infinitamente melhor que qualquer moedor elétrico que custe de 1300 pra baixo. 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
denilsonbellart Postado 11 Setembro 2021 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2021 @ivoesazevedo e @davi_mendes Obrigado, vou investir em filtro e porta filtro melhor para ela. Moedor eu já consegui evoluir legal, comprei o Timemore C2, execelente moedor. Já estou até conseguindo extrair bons cafés. Imagem. Eu preciso mesmo urgente é um filtro duplo, porque o que uso é de uma dose, e só consigo colocar 7g de café moido no click10 do moinho. Depois do filtro acho que pressurizado mesmo para a minha delonghi, quero comprar esse porta filtro, ele já vem com o filtro fixo, muito semelhante aos das maquinas comercias, e acho eles top demais. https://pt.aliexpress.com/item/10000306371265.html?spm=a2g0o.detail.1000023.1.2ccf7ebaWVsNRE Bom final de semana. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
davi_mendes Postado 11 Setembro 2021 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2021 Legal! Eu uso o filtro duplo original dela. Comprei usada, veio com os dois filtros. Eu removi a válvula do meu pra ele ficar despressurizado. Nesse vídeo usei o Catuaí Amarelo da Crio Café. 12g in, 35ml out, 28 segundos. Outro conselho, se você ainda não tem, é usar um tamper de verdade. Depois do moedor, a aquisição do tamper foi o segundo grande salto de qualidade que notei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JoaoDilbert Postado 22 Abril 2023 Denunciar Share Postado 22 Abril 2023 Em 20/06/2014 at 14:48, Pazzita disse: Oi minha delonghi ficou 5 anos desligada. Quando a liguei, aqueceu, fez vapor mas a agua nao saiu .. o que sera q aconteceu? Alguma dica antes de mandar consertar? Obrigada Bom dia amigo. A minha Delonghi EC200 também ficou guardada uns 06 a 07 anos, usei pouquissimas vezes. Hoje resolvi usá-la e ela liga, aquece, acende as luzes perfeitamente, faz o vapor, mas não sai água, não faz o café. Faz um barulhinho que deve ser a bomba ligando mas a água não sai de jeito nenhum. Seguindo a orientação de alguns tópicos aqui, consegui abrir a máquina, e não verifiquei nenhum vazamento, nenhum mal contato, nenhum sinal de corrosão, nenhum fio queimado... tudo novinho. Você conseguiu fazer a sua funcionar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JoaoDilbert Postado 22 Abril 2023 Denunciar Share Postado 22 Abril 2023 11 horas atrás, JoaoDilbert disse: Bom dia amigo. A minha Delonghi EC200 também ficou guardada uns 06 a 07 anos, usei pouquissimas vezes. Hoje resolvi usá-la e ela liga, aquece, acende as luzes perfeitamente, faz o vapor, mas não sai água, não faz o café. Faz um barulhinho que deve ser a bomba ligando mas a água não sai de jeito nenhum. Seguindo a orientação de alguns tópicos aqui, consegui abrir a máquina, e não verifiquei nenhum vazamento, nenhum mal contato, nenhum sinal de corrosão, nenhum fio queimado... tudo novinho. Você conseguiu fazer a sua funcionar? Assistindo a um vídeo do Youtube vi um camarada injetando agua com uma seringa diretamente na bomba... Fiz o procedimento e deu certo, a agua voltou a sair. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas