Ir para conteúdo

Qual a diferença entre filtros pressurizados e não pressurizados?


Postagens recomendadas

Ola pessoal tudo bem?

 

Então tenho varias perguntas em questão de adquirir uma maquina de expresso.
Sou austríaco e vivo desde final de 96 aqui no brasil e uma das coisas que eu fiz questão de colocar na minha caixa
Comprei em 92 na áustria mas já faz 3 anos que ela está quebrada e não tem mais jeito (segundo a assistencia técnica da Saeco) e também acho não vale mais a pena arrumar pois já passou em total por 3 concertos nem quero mais isso.
Foi duro me adaptar tomar outros tipos de cafes pois quem se acostuma apreciar tomar um bom cafezinho de uma maquina dessas fica até mal acostumado rsrsrsrs.
Bom, o tempo passou e teve até outros lançamentos de maquinas tipo capsulas e outras. Não tenho grana para comprar uma automática e de capsulas não quero pois ser dependente das capsulas é osso pois tomo bastante cafe.
Nisso pensei em adquirir uma maquina de cachimbo talvez a Mondial c08 ou uma Electrolux EMC10 ou sei la algo do tipo que se posiciona nessa faixa de preço (um pouco mais ou menos). 
A minha principal duvida por hora é seguinte, já li aqui no fórum algumas coisas ao respeito de filtros pressurizados e/ou despressurizados porem não entendi ou até mesmo nem cheguei ler o tópico certo. Bom, afinal qual seria a diferença entre os dois tipos de extração. E a outra coisa, algumas maquinas por exemplo podem facilmente mudar essa questão como por exemplo na Saeco Poemia (https://www.youtube.com/watch?v=kV31qWRlBD4) mas mesmo assim ainda não entendi a diferença usando pressurizado ou despressurizado. Seria o gosto que muda ou alguma outra coisa?? Por favor preciso de respostas urgente.
Outro dia passei na casa de um amigo meu que me ofereceu um cafezinho feito pela Mondial c08 e ele usou cafe em pó (Cafe da fazenda - Extra forte). Sinceramente me surpreendeu porque muito se fala por aqui em moinho e somente com moinho é possível ter um resultado satisfatório e tal. Mas não achei que é tudo isso porem não vou discutir isso com ninguém aqui pois ainda tenho que aprender bastante do assunto.  De qualquer forma acho que não vou com a Mondial pois esse meu amigo não gostou muito pelo aquecimento fraco dela. Bom, acho que por hora é isso peço desculpas pelo texto comprido e espero bastante opiniões, sugestões e dicas.
 
Valeu, um grande abraço  !  !  !  
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nos classificados! Não sei qual a sua região, mas o Igor de Belo Horizonte está vendendo a DeLonghi dele por 180,00, e pelas fotos está novíssima e ele tirava bons cafés nela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, temos tópicos de todas essas máquinas que você citou, acho mais fácil você dar uma olhada nesses tópicos pra não ficar repetindo a mesma coisa em vários locais. 

Sem querer puxar a sardinha, mas de uma olha no da EMC 10, mas já aviso, ela precisa de um bom moinho sim. 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente é que no filtro não pressurizado vc tem que fazer uma pressão maior com o tamping, para que a pressão da água se distribua por toda a superfície do café e não crie canais como uma erosão na hora que passa. No filtro pressurizado, toda a água que passa tem que, no final, ser canalizada por um  único orifício antes de perder a pressão. Por isso não tem que fazer um tamping muito rigoroso. A diferença é que com filtro pressurizado cria-se uma espuma que o pessoal chama de "falsa crema", e você  não consegue controlar muito os parâmetros de extração. Fica mais fácil, mas "menos gourmet". É o jeito que muitas cafeterias servem o café, pois simplifica o manuseio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixando o tamping de lado...

 

O filtro pressurizado possui artifícios para elevar a pressão da bomba durante à extração, seja pelo próprio filtro ou por aparatos no porta-filtro.

 

No caso do filtro despressurizado, o responsável para elevar a pressão da bomba seria apenas a restrição causada pelo bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo, com filtro pressurizado não preciso me preocupar com tamping porem a crema seria meio que artificial ou seja menos gourmet. Seria interessante saber até que ponto interferi tudo isso no sabor final e quais seriam as vantagens reais de tirar a válvula do filtro. No caso de retirar a válvula seria possível assim aumentar a quantidade do pó ou isso não tem nada a ver?  As maquinas em geral vem com o filtro pressurizado? E alem da Saeco Poemia  com quias outras maquinas consigo a remoção fácil da válvula do filtro?  Vale a pena comprar uma maquina no exterior? Pois talvez vou viajar em julho para áustria.

Obrigado pela paciência. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Para despressurizar o filtros dessas máquinas de entrada em geral é fácil. Mas será necessário um moedor para conseguir usá-los.

Você já teve uma superautomática que, por mais que não faça um café sensacional, mói na hora. Já matamos aí a questão da necessidade de um moedor.

Se vai viajar, traga um moinho!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcia, gostei da sua ideá pois uma maquina na mala seria talvez um certo perigo e fora os problemas na alfandega em questão dos valores. 

E comprar um equipamento sem assistencia técnica aqui no Brasil seria brincar com a sorte. Já pesquisei alguns modelos no mercado de lá que estão à venda aqui e percebi nem vale a pena. Já em questão dos moinhos a situação é diferente. Queria até postar alguns links aqui mostrando os modelos que eu achei mas não tenho certeza se seria isso o tópico certo aqui. Mas acho amanhã vou postar sim os moinhos que eu achei pois quero muito as opiniões do pessoal daqui do fórum. Se for o caso até abro num outro lugar um novo tópico falando sobre isso.

 

Peço por gentileza uma orientação do administrador em questão.

 

Só mais um comentário para Marcia: Eu não sei quais serão os resultados dos meus futuros equipamentos (maquina expresso + moinho) mas posso afirmar que a minha falecida Saeco Superautomatica fez ótimos cafezinhos. Sim demorei para me adaptar com os procedimentos tais como preaquecimento, regulagem do moinho, quantidade da água, escolha do cafe certo e até mesmo a limpeza do grupo. MAS quase sempre consegui resultados maravilhosos e surpreendi sempre as visitas. Particularmente não acho que vou obter resultados melhores no futuro. Bom, pelo menos eu acho! Eu só não compro uma totalmente automatizada outra vez pela questão de preço e também por outro lado não me incomodo de ter um pouco mais de trabalho, eu até curto. Agora se por acaso o café fica melhor ainda vou achar isso ótimo pois realmente sou fissurado por café!!

Também queria falar um pouco sobre o cafe em grão em relação dos preços pois me assustei 30 reais o kg :o sera que é isso mesmo ou apenas procurei no lugar errado (supermercado)??

Bom, amanha tem mais................

Obrigado à todos !  !  !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço do grão bom é daí pra cima. Paguei 37 dilmas em 500g de Unique Blend aqui em RP. 55,00 em um kg de Orfeu e 16,00 em meio kg de um bourbom amarelo da mogiana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço do grão bom é daí pra cima. Paguei 37 dilmas em 500g de Unique Blend aqui em RP. 55,00 em um kg de Orfeu e 16,00 em meio kg de um bourbom amarelo da mogiana.

 

Nossa que prazer caro!!

É assim na época eu usava na minha Saeco o Café do Ponto em grão pois achava muito bom mas depois os preços aumentaram e eu troquei por uma opção mais barata.

Naquela época frequentava o supermercado Andorinha e lá mesmo teve um pequeno espaço do café do Moka. A opção era moído (na hora) ou em grão de meio kg

em sacos de papel amarelos. Depois de alguns pequenos  ajustes no moinho saiu um café bem bacana. Alem de que o café estava bem mais barato achei que teve um sabor mais encorpado. Nem sei se hoje em dia ainda existe aquele café mas tentaria certamente com ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço do café está alto sim. Costumamos usar cafés de média 25,00 por 250g. Mas são cafés excepcionais que valem cada centavo.

Os cafés de supermercado em geral tem torra antiga. Dê uma olhada nos tópicos sobre cafés, tem muita informação e uma lista de lojas que vendem café online.

Temos tópicos sobre moedores também.

Boa busca!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Naquela época frequentava o supermercado Andorinha e lá mesmo teve um pequeno espaço do café do Moka. A opção era moído (na hora) ou em grão de meio kg

 

 

Opa, praticamente meu vizinho.

 

Tommy, precisamos focar neste tópico nos filtros. Para ajudar o sistema de busca. Para café, temos tópicos próprios.

 

Bons cafés.

 

Uma última coisa: temos um tópico anterior sobre filtros comerciais x filtros pressurizados (com pressurizador). Você fez a leitura dele? Pode te ajudar em algumas dúvidas.

 

Wiederlesen,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...