Ir para conteúdo

Torra doméstica de ......... amendoim


Postagens recomendadas

Hoje,

Resolvi fazer uma coisa que nunca havia feito antes, torrar amendoim.

 

 

O torrador da vez foi o GTTC.

 

14399266695_f453a5110f_b.jpg

 

 

A torra durou 18 minutos. Cheguei à conclusão de que, se tivesse parado aos 13, teria ficado muito show de bola.

Ficou boa, mas um pouco mais torrado do que eu aprecio.

 

14399268965_79f7e51ed8_b.jpg

 

 

 

Uma coisa que achei interessante é que o amendoim solta bastante óleo durante a torra, bem mais do que o café e em estágios de torra muito menos evoluídos.

 

Depois dela, o tambor do behmor recebeu um banho de água fervendo na mega panela de pressão da minha casa (devidamente destampada, é claro) com joe glo. Ficou brilhando.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, de gosto de amendoim em café, é um problema de torra em pipoqueira sem controle nenhum. É tão quente que não dá tempo de o grão se desenvolver por completo, de forma que fica mega torrado por fora e mega crú por dentro.

 

Passou um pouco do ponto (ficou com um pouquinho de amargor), mas melhor do que muito amendoim torrado comprado na rua. Por outro lado, ficou belo esteticamente. Eu deveria ter tirado um pouco antes, quando o cheiro de amendoim torrado estava delicioso. Da próxima vez (vai demorar para eu repetir a proeza), vai ficar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que no caso do amendoim fica melhor torra lenta, pouco fluxo de ar. Meu pai tem uma empresa que faz paçoca em Jundiai, vou perguntar quanto tempo o torrador dele leva. Quase certo que o fluxo é passivo. A paçoca é excelente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele é mineiro. Inicialmente fazia com rapadura, mas agora faz com açúcar. Também faz a rolha, mas é muito boa, só amendoim, açúcar e sal, sem farinha nos qualquer outra coisa sem gosto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um problema... O custo é baixo, aí transporte assusta qualquer um. Meu pai tem sempre levado pra Itajuba, já que essas rolhas não fazem por la, mas ainda assim é longe docê :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, de gosto de amendoim em café, é um problema de torra em pipoqueira sem controle nenhum. É tão quente que não dá tempo de o grão se desenvolver por completo, de forma que fica mega torrado por fora e mega crú por dentro.

 

Passou um pouco do ponto (ficou com um pouquinho de amargor), mas melhor do que muito amendoim torrado comprado na rua. Por outro lado, ficou belo esteticamente. Eu deveria ter tirado um pouco antes, quando o cheiro de amendoim torrado estava delicioso. Da próxima vez (vai demorar para eu repetir a proeza), vai ficar melhor.

 

Achei que problema de torrar em pipoqueira seria o café ficar com gosto de pipoca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Bolo de pé de moleque, para fazer com o amendoim torrado pelo Gui. Combina com as festas do mês:

 

BOLO DE PÉ DE MOLEQUE

INGREDIENTES

7 ovos grandes (com gemas e claras separadas)

250 g de manteiga sem sal

350 g de farinha de trigo

13 g de fermento em pó

2 g de sal

150 g de toffee de amendoim (veja abaixo como fazer) triturado

150 g toffee de amendoim em pedaços pequenos

PREPARO

Bata a manteiga com o toffee processado

Acrescente as gemas uma a uma

Desligue a batedeira e acrescente, aos poucos e delicadamente, a farinha de trigo peneirada com o fermento e o sal

Misture o toffee em pedaços pequenos

Bata as claras em neve e misture à massa delicadamente

Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada e asse em forno a 180º C por cerca de 60 minutos

TOFFEE DE AMENDOIM

INGREDIENTES

420 g de açúcar refinado

80 ml de água

300 g de amendoim torrado

80 g de manteiga sem sal

PREPARO

Cozinhe o açúcar e a água

Quando estiver com cor e aroma de caramelo, acrescente o amendoim, a manteiga e mexa até que esteja espesso e muito borbulhante

Retire do fogo e despeje em uma assadeira untada com manteiga; deixe esfriar

Triture metade do toffee em um processador e pique o resto

Receita da chef Daniela Meneghini, do Marie et Marie (tel. 11/2093-5278)

 

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/comida/170441-picadinho.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...