Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

O Ninho da Águia que era NÃO SE APLICA (NA) agora virou NENHUMA DAS ANTERIORES (NDA)!!! Só pra deixar o Burny doido! :P

 

Quero ver se consigo arrumar um tempo para fazer mais torras nesse domingo. A torra que fiz do Rubi ficou bem parecida visualmente com a do Mortari. Realmente esse grão é bem diferente dos demais e se comporta diferente durante a torra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vou conseguir postar o perfil do Unique Decaf agora. Esqueci meu tablet em casa. Vai só a foto do café, que tirei no celular:

 

 

15767141547_7073e3300c_o.jpg

 

Tirei um normale dele e já deu para ver que ficou excelente. Já foi para a casa da Sogruska.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo geito afastar os grãos da fonte de calor (com a inversão do giro do motor no STC) produziu exatamente os resultados esperados, elimnou o scorching da torra. Vejo que nossas conversas sobre o assunto produziram bons frutos e nosso diagnóstico estava correto.

 

Mal posso esperar para fazer uma nova torra, mas desta vez no final vou manter a resistência inferior (a mais próxima) desligada para tentar eliminar o scorching (este, muito felizmente, não interferiu em nada na minha última torra, era apenas bem superficial).

 

Ontém montei umas cápsulas da Três com o café que torrei e levei para o pessoal do trabalho. Foi aprovado com louvor :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma torra agora no bolinha com a amostra grátis do Volcano que ganhei no Espaço Café Brasil. Torra complicada, a amostra tinha só 2/3 da quantidade que costumo torrar, alterou bastante os tempos mesmo com o fogo mais baixo. Mas parece que ficou bom, perda de 13,6% ou 14% (a balança fica pulando de 221g pra 222g, e com pouco assim de café 1g faz uma grande diferença, tô achando que vale a pena investir numa balança com 0,1g de precisão). Torra bem homogênea, quase nenhum quaker. Tô curioso pra provar desse Volcano...

 

dscufLK.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei hoje 5 batches de 200g. A maioria cafés conhecidos (Bourbon amarelo/Sitio Santa Rita, Tarcisio, Rubi) e torras tranquilas. Também torrei o Ninho da Águia para a 1a vez. A torra fugiu um pouco do planejado, mas acho ficou bom, com 14.1% de perda de massa e um cheiro de especiarias impressionante. Acho nunca torrei um café tão cheiroso. Catei esse cafe bem antes da torra, mas ainda ficou uma quantidade grande de quakers. Estou muito curioso como a torra ficou.

 

eS6MbHYl.png

 

NtPXEyel.jpg

 

Abçs

Burny

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ainda não tive coragem de abrir os únicos pacotes lacrados da compra coletiva. Torrei 117g do rubi. Dessa vez a perda ficou mais perto da meta, 14%. Torrei também 83,1g do queniano (Kaganda). Esse teve perda de 14,8%. Vamos ver no que dá...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora no Hario Sênior o rubi com um pouco da torra faraônica do FAF 322. Acho que vai ficar melhor no expresso. Depois eu conto (pra expresso vou esperar pelo menos uns 4 dias).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meninos torradores,

Alguém aí torrando o Bourbon Amarelo Sítio Sta Rita? Alguma dica? Perfil?

 

Aliás, tem grãos moka junto?

 

Fiz uma torra aqui no meu modesto tostex agora há pouco. Fiquei meio confusa com os cracks hehe Iniciou o 1C, aparentemente terminou o 1C, e aí estalou de novo (retardatário maiores imagino), fumaceou um pouco, fiquei com receio de queimar e tirei com 1'18" de desenvolvimento. Achei um pouquinho mais escuro do que os demais que torrei esses dias (talvez pelos grãos pequenos no meio) mas ficou com perda de 13,25%. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe Né!?

 

Achei 2 torras do Guilherme desse café. Uma mais lenta que ele gostou e outra mais rápida que não disse como ficou na xícara. Tinha torrado esse para dar para uma amiga, mas acho que vou ficar com ela. Muito cheirosa! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu moderno equipamento tenho ficado por esse tempo também, mas não chego nos 2-3min de desenvolvimento, normalmente1'30-40", já que não tem como resfriar muito rápido.

Essa última parei em 12'08".

 

O próximo da lista será o LH do Valmor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o Bourbon Amarelo SStR muito fácil para torrar, grão bonito e homogêneo. Até 15% de perda ficou bom e não amargou. É um café que gostamos muito na torra média no cappu, por causa dos sabores de avelã e amêndoas fortes.

O LH do Sitio já é uma outra coisa. Bem sensível e queima facilmente. Precisa de uma torra mais clara de temperatura baixa. Mas muito gostoso e frutado no espresso.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terça torrei um batch de cada café da compra coletiva e, antes, resolvi dar uma peneirada e fazer uma catação geral nos grãos com defeito. Não tenho muita experiência en identificar defeitos em café, então catei aqueles mais evidentes, podem ter passado outros mais sutis.

 

Primeiro foi o Ninho de Águia. Sem querer desmerecer o café que, apesar de ainda não ter provado, acredito ser excepcional como muitos já relataram aqui, mas como sabemos que ele não foi peneirado, sugiro aos torradores do CDC que façam uma BOA catação antes de torrar. Dei uma boa peneirada nos grãos com uma peneira pra feijão (que uso pra resfriar após a torra) e o que passou foi isso aqui:

 

Pedras

Não são grandes, cada uma dessas tem uns 2mm de diâmetro e essa é a quantidade total que encontrei. As 2 da direita fiquei na dúvida se é vidro ou se é algum tipo de rocha cristalina.

 

16001611891_9910af4542_z.jpg

 

 

Grãos Quebrados

 

15383952003_d846a25cab_z.jpg

 

 

Depois de peneirado, fiz uma catação geral nos grãos e esses foram os que saíram, talvez ainda tenham outros que vou acabar tirando na catação pré-torra que faço em cada batch:

 

15383951333_9f9a743458_z.jpg

 

 

Abri um pacote do Sítio Santa Rita pra pra dar uma geral também, mas nem foi necessário passar na peneira, não vi nenhum grão quebrado, pedra ou coisa do tipo, acredito que o Valmor já tenha peneirado legal esse café. De forma geral também não encontrei muitos defeitos, a maioria foram grãos brocados. Isso foi o que saiu de 1kg:

 

15817572459_5d7f1e689b_z.jpg

 

 

O Rubi, apesar de visualmente se um café mais "feio" pois os grãos tem bem mais película (ou mais grossa, não sei), não encontrei defeitos significativos. Cheguei a peneirar 2kg mas praticamente não passou nada e na catação também quase não achei defeitos evidentes.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem querer ou sequer ter pretensão de crítica, me sinto na obrigação de registrar que, a despeito de, de fato, o NDA ser, de longe, o café que tinha mais defeitos dos cafés dessa CL, ainda assim, também é igualmente, de longe, o melhor café que compramos em uma compra coletiva (na minha singela opinião - participei de todas - mas gosto é gosto e outros podem manifestar preferência por outro café que não esse dos que compramos via CC). Depois que você provar Mortari, provavelmente vai deixar para lá esse deslize do cabra que processou esse café. É tudo de bom e mais um pouco, melhor até que o Late Harvest, talvez por ser bem mais fresco (dessa safra), enquanto, acredito, o que venho tomando lá em casa (devidamente congelado) é da safra passada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, finalmente me aventurei no mundo da torra :)

 

Primeira tentativa, acho que não deve ter ficado muito bom, ficou com perda de 16%, almejava algo em torno de 13% a 14%. Mas valeu a experiência, conhecer um pouco a pipoqueira pra saber como ela se comporta.

 

Café Mundo Novo, Sítio Santa Rita, inicial 100g, final 84g. Primeiro crack aos 9:45 finalização em 11:30. Acabei me distraindo e chegou aos 230 graus no final.

 

Agora esperar pra provar e fazer outro batch pra tentar melhorar.

 

pOkV19Kl.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terça torrei um batch de cada café da compra coletiva e, antes, resolvi dar uma peneirada e fazer uma catação geral nos grãos com defeito. Não tenho muita experiência en identificar defeitos em café, então catei aqueles mais evidentes, podem ter passado outros mais sutis.

 

Primeiro foi o Ninho de Águia. Sem querer desmerecer o café que, apesar de ainda não ter provado, acredito ser excepcional como muitos já relataram aqui, mas como sabemos que ele não foi peneirado, sugiro aos torradores do CDC que façam uma BOA catação antes de torrar. Dei uma boa peneirada nos grãos com uma peneira pra feijão (que uso pra resfriar após a torra) e o que passou foi isso aqui:

 

Pedras

Não são grandes, cada uma dessas tem uns 2mm de diâmetro e essa é a quantidade total que encontrei. As 2 da direita fiquei na dúvida se é vidro ou se é algum tipo de rocha cristalina.

 

16001611891_9910af4542_z.jpg

 

 

Grãos Quebrados

 

15383952003_d846a25cab_z.jpg

 

 

Depois de peneirado, fiz uma catação geral nos grãos e esses foram os que saíram, talvez ainda tenham outros que vou acabar tirando na catação pré-torra que faço em cada batch:

 

15383951333_9f9a743458_z.jpg

 

 

Abri um pacote do Sítio Santa Rita pra pra dar uma geral também, mas nem foi necessário passar na peneira, não vi nenhum grão quebrado, pedra ou coisa do tipo, acredito que o Valmor já tenha peneirado legal esse café. De forma geral também não encontrei muitos defeitos, a maioria foram grãos brocados. Isso foi o que saiu de 1kg:

 

15817572459_5d7f1e689b_z.jpg

 

 

O Rubi, apesar de visualmente se um café mais "feio" pois os grãos tem bem mais película (ou mais grossa, não sei), não encontrei defeitos significativos. Cheguei a peneirar 2kg mas praticamente não passou nada e na catação também quase não achei defeitos evidentes.

 

Infelizmente os defeitos não são só quebrados, mas pretos (os do gosto de esgoto) e alguns ardidos também (os marrons, que fermentaram). Fiquei até preocupado, principalmente com as pedras. Da próxima vez vou ficar mais atento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho. O meu NDA não tem pedras, ardidos ou pretos, só verdes (mas muitos). Concordo com o Guilherme, o NDA é espectacular!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...