Ir para conteúdo

Moedores manuais do Orphan Espresso (Lido e Pharos)


Bernardo B

Postagens recomendadas

Grato pelas muito gentis, mais imerecidas, palavras :-)

Além de gostar de café, sou curioso e minha formação me facilita bastante esse tipo de aprendizado.

Como tenho uma boa maquina e tento adquirir bons cafés, acredito que é através do moedor e da técnica que posso aprimorar os resultados na xícara.

Tenho vários moedores porque gosto deles, e tanto lugar assim não ocupam.

Acredito que moinhos tem Sweet spots, regulagens que produzem o melhor resultado para uma gama extensa de cafés.

O HGone esta calibrado para singles, o Pharos para doubles, o Lido para cafés novos e o Macap, como é stepped, não perde o Sweet spot e uso tanto para moídos mais grossos, para moer quantidades maiores e ainda para achar a moagem de referência em cafés difíceis.

O Braun é o único que esta no armário, de reserva para quebrar galhos.

Se eu tivesse que comprar um único moedor elétrico, tem quatro que são unanimidade entre os coffee geeks: O Mazzer Robur, o Elektra Nino, o Compak WBC e agora estão falando como equivalente do Fiorenzato Dogue.

Com qualquer um desses estarás muitíssimo bem servido.

 

PS: não se comparam esse moedores (Porlex, Hario, Kyocera, etc) com o Lido, além de fazer menos força leva umas 40 - 50 voltas (pouco mais de meio minuto) para moer 18gr, com o Pharos ainda menos e com o HG até esqueces que estas moendo a mão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho certeza que as palavras são merecedoras sim, aqui tem muita gente boa no assunto entre você, o Márcio, o Alexandre e vários outros que são entusiastas e apaixonados que se dedicam muito a tudo que é relacionado ao café, eu venho me apaixonando mas não consigo dedicar todo o tempo livre porém ando lendo bastante a respeito, mais do que qualquer outra coisa.

Interessante você deixar o moedor divididos conforme extração e sweet spots, facilita o trabalho, porém como cada grão pode variar bastante em questão de regulagem você ainda irá se divertir e poderá considerar mais variáveis do que no meu caso que por ex. deixei o Vario exclusivo para espresso. Você sim não tem "preguiça" e faz incansáveis testes. eu já tento evitar as variáveis e manter um padrão conforme meu gosto. Minha personalidade é diferente, sou meio que ligado em 220 tento deixar tudo mais prático, claro considerando tentar sempre extrair um bom café, se fosse apenas praticidade usaria a automática.

Esse Fiorenzato Dogue não conhecia, o Robur sei que é enorme e também não é um moedor com preço baixo, o Elektra o preço é lá nas alturas, realmente moinho é mais difícil encontrar o "perfeito" do que a própria máquina de espresso, Se o Fortè tivesse mudado as mós, a parte de maquinário com certeza seria meu upgrade, não sei se teria coragem de pagar mais do q 1.500 USD em um moedor, mas conforme estudos e tempo posso mudar de opinião, antes também não consideraria pagar o que paguei no Vario e olha que ele apareceu em casa rapidinho depois de umas leituras :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho certeza que as palavras são merecedoras sim, aqui tem muita gente boa no assunto entre você, o Márcio, o Alexandre e vários outros que são entusiastas e apaixonados que se dedicam muito a tudo que é relacionado ao café, eu venho me apaixonando mas não consigo dedicar todo o tempo livre porém ando lendo bastante a respeito, mais do que qualquer outra coisa.

Interessante você deixar o moedor divididos conforme extração e sweet spots, facilita o trabalho, porém como cada grão pode variar bastante em questão de regulagem você ainda irá se divertir e poderá considerar mais variáveis do que no meu caso que por ex. deixei o Vario exclusivo para espresso. Você sim não tem "preguiça" e faz incansáveis testes. eu já tento evitar as variáveis e manter um padrão conforme meu gosto. Minha personalidade é diferente, sou meio que ligado em 220 tento deixar tudo mais prático, claro considerando tentar sempre extrair um bom café, se fosse apenas praticidade usaria a automática.

Esse Fiorenzato Dogue não conhecia, o Robur sei que é enorme e também não é um moedor com preço baixo, o Elektra o preço é lá nas alturas, realmente moinho é mais difícil encontrar o "perfeito" do que a própria máquina de espresso, Se o Fortè tivesse mudado as mós, a parte de maquinário com certeza seria meu upgrade, não sei se teria coragem de pagar mais do q 1.500 USD em um moedor, mas conforme estudos e tempo posso mudar de opinião, antes também não consideraria pagar o que paguei no Vario e olha que ele apareceu em casa rapidinho depois de umas leituras :)

 

Acho que os Macaps cônicos devem ser os cônicos elétricos de melhor custo/benefício. Os testes dos Titan Grinder Project do HB confirmam que eles são bem bons, e o preço é substancialmente menor que Robur, Nino e K10.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo você diz o Macap M4 o que é doserless e stepless?? Seria superior ao Mazzer Mini Eletrônic? Dentre esses moedores maiores parecem ser os mais fáceis de usar em termos de limpeza, tamanho, doserless, etc fico pensando será que seria vantagem trocar o Vario por algum desses 2? Gosto também o da Elektra que o Bernardo citou, mas o preço fora da realidade, acho que estamos fugindo do tópico também rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Macap M4 tem mós planas de 58mm e versões stepped e stepless, com dosador ou direto eletrônico.

Segundo o HB grinder review equivaleria ao Mazzer Mini.

http://www.home-barista.com/espresso-grinder-reviews.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

É para ficar o mesmo que o anterior, imagino eu. De qualquer forma agora estou fazendo meu mini, por enquanto com as mós do Virtuoso, eu estava com problemas de custo no Gil 1 mas entre um sonho e um pesadelo encontrei novas alternativas , mais baratas para o moedor pequeno, em uma semana tenho o 1º desenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho, baseado em alguns comentários de Doug, que devam estar tendo problemas de consistência com o hopper.

Como foram retiradas as hastes de metal, nesta versão o hopper tem uma função estrutural, e agora as tolerâncias são mínimas.

O fornecedor teria enviado um lote fora das especificações. Cobrado, teria se explicado e garantido que não voltaria a acontecer, mas ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

No vídeo ele cita, com o auxílio dela, que apenas a manopla da alavanca, a base e o tubo transparente do compartimento de grãos serão em plastico e que todas as outras peças serão de metal. A citação ocorre a partir de 08'20".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso mesmo, o problema e o tubo transparente, que no modelo anterior servia somente de reservatório de grãos, desde que a parte estrutural é feita por quatro "barras" ou "parafusos" (rods) de aço e que são ajustáveis.

Neste modelo o tubo tem de sair perfeito da origem desde que não possui opção de regulagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Novidades sobre preço do Lido 2:

 

We get our final numbers next week but unless something totally unexpected comes up ......$175. We can get pre orders going as soon as we have a firm delivery date for our first full run of parts.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço parece interessante pro Lido 2, 175 dolorosos para um moedor que tem uma qualidade bem alta, né?

 

E esse tipo de coisa é menos provável de ser taxado que importando um Baratza, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hm. Se você der uma olhada no vídeo, vai ver que o Lido 2 é bem grandinho, mesmo sem caixa. Não sei se é seguro apostar que vai passar direto. Por outro lado, acho que eles em geral olham pelo raio-x. Daí não sei o que um fiscal concluiria sobre a mercadoria. Se na descrição tiver dito que é moinho manual e ele se der ao trabalho de colocar no google "coffee grinder" (provavelmente a descrição vai estar em inglês) e olhar o primeiro hit parecido das imagens vai achar um Hario de 50 USD. Aí fica a cargo dele arbitrar esse valor ou se tocar que algo tão maior tem que ser pelo menos o dobro.

Difícil saber.

Temos entre nós algum auditor da receita?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possivelmente, sim. E obviamente que ele não poderia responder essa pergunta por dever de conduta. Essa discussão está mais elaborada no tópico sobre compras internacionais e sugiro continuar lá, se quiser aprofundá-la. Apenas tomemos cuidado para não estimular nenhuma ilegalidade, pois esse é um terreno pantanoso. Em todo o caso, toda a compra internacional é tributável, mesmo abaixo de cinquenta doletas, salvo mercadorias isentas, como livros. A isenção de 50 dólares é para presente de PF para PF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...