Ir para conteúdo

Moedores manuais do Orphan Espresso (Lido e Pharos)


Bernardo B

Postagens recomendadas

Car@s,

Acredito que inicialmente um tema geral para moedores manuais comporte todas marcas e modelos tratados neste fórum.

Chegou meu Orphan Espresso LIDO. Comprei como segundo (terceiro) moinho e para viagens.

A OE tem boa reputação, inclusive Marcio tem o OE Pharos deles, o que pesou na decisão de compra desta maquina.

Estou bastante impressionado, o LIDO e bem superior a o que eu esperava.

Ainda é cedo para fazer um review completo mas, como aperitivo, anexo as primeiras fotos que tirei:

 

 

 

9951272muh.jpg

 

9951273uud.jpg

 

9951274krt.jpg

 

9951276wjc.jpg

 

9951275jhg.jpg

 

9951278jfx.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Bernardo!

 

Que tal criar esse tópico como "Moedor manual OE Lido"? Ou ainda "Moedores manuais do OE (Lido e Pharos)". Acho que vale a pena deixar os tópicos mais focados.

 

Eu não cheguei a comentar muito sobre o Pharos pois peguei um dos primeiros e me deu (ainda dá) um certo problema para alinhar. Não queria divulgar sem ter certeza que é um produto para qualquer usuário.

 

Mas o Lido parece ser mais fácil de usar, montar, regular etc. Conte-nos! Eu só não comprei um ainda pois tenho um crédito com eles que infelizmente não está funcionando no site, dá um pau no cupom, e eles devem estar super atarefados com a montagem dos moedores.

 

Só a título de comparação, inicialmente, a velocidade de moagem do Pharos é muito boa, por exemplo, 30 voltas para 18g de café. Mas é bem duro, obviamente.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Marcio,

 

Eu estou de acordo, só achei que tinha poucas mensagens sobre o assunto, mas se achas que é melhor, por favor muda o nome do tópico.

E bem isso que você disse, a partir do teu comentário comecei a acompanhar o desenvolvimento do LIDO até que senti que tinham solucionado o problema do alinhamento e que estavam com um produto maduro.

Para 17,5gr são 56 voltas, como tem uma boa alavanca e bastante leve, diria que demoro entre 30 a 45 segundos. O simples 11,5gr em menos de 30 segundos.

Após 5 - 6 moendas estou pegando a manha e fica fácil. De fato, exige mais força da mão esquerda (segurar) que a de moer.

E muito limpo com o que acaba sendo mais rápido que o elétrico. O que é um poco chato e ter que pasar do vasilhame ao filtro, desde que não tenho um funil.

A qualidade da moenda se sente na xícara !

Apos "amaciar" com um grão vencido, na primeira tentativa, muito fina, quase afogando, tirei um ristretto de uns 130%, que conseguiu mostrar acidez e aromas florais - frutados (não saberia definir melhor), desse cafe (um Bourbon amarelo nada de especial e praticamente vencido, com 5 semanas de torrado).

Mais um quarto de volta e saiu um espresso na medida, até com bastante crema. Agora o sabor estava mais como lembrava, menos acidez e aromas mas ainda dando um ótimo latte.

São só dois dias de uso e com dois grãos diferentes (Boubon amarelo e Mogiana, por enquanto estou gostando muito, tanto na qualidade do pó quanto na praticidade e limpeza.

Eu diria que meu padrão de comparação é bastante elevado: tenho um MACAP M4, um Braun KMM30 e o LIDO, ainda que custando 1/3 do valor - pela minha primeira impressão - a briga é de igual para igual.

Ainda não experimentei com a Aeropress, tenho um resto de Sumatra de 3 semanas, que estou querendo experimentar com este par antes que vença.

Evidentemente que não sei e estes resultados continuaram consistentes, e se a máquina não apresentará problemas no futuro.

Se bem menor que o Pharos o bichinho e grandinho e bastante pesado, pensarei duas vezes para levar de viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os primeiros vinte compradores, que são os grandes entendidos em moedores manuais e maquinas de alavanca, tão logo receberam a LIDO fizeram uma serie de modificações, que deixaram a maquina ainda melhor. Os melhores mods foram adotadas pelo Doug e incorporadas as novas máquinas.

Eu tive a sorte de receber a versão mais recente.

Ontem comprei um Santa Margarita com 4 dias de torrado e a moenda ficou realmente leve, praticamente sem esforço.

Foram 60 rotações em menos de 30 segundos para moer 17,5gr (um duplo meu), uma grande diferença na dureza entre o grão torrado fresco e o velho.

Para limpar: duas batidinhas e uma soprada. Ainda, usei uma colher de cafe para ajudar a pasar o po do coletor para o filtro e deu super certo: facil e sem sujeira.

Se a qualidade da moenda, consistência e performance se confirmarem acho que este bichinho tem tudo para ser o maior sucesso desde a Aeropress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, acabou de chegar o meu Hario ceramica....

 

Bernardo, quanto pagou?

 

Fogo,

mudando de assunto. O que está achando do Hario de ceramica?Vale a pena? E a limpeza?Estou esperando chegar um Clever.

 

Bernardo,

esses moedores prometem não é mesmo? Quanto custou? Ele é de regulagem infinita? Os ajustes são marcados ou não?Meu rocky só me dá alegria mas de tenho moido muito perto do zero, queria mudar isso, talvez esse moedor manual seria uma boa? E quanto ao particulado?Penso em talvez comprar um destes pra usar na french e no coado sem papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia do Orphan era fazer o Lido focado em coado e prensa, com pouco particulado. Interessante é que essas mós cônicas, quando bem fixas e alinhadas, têm um perfil bi-modal quando moem no fino e uni-modal no mais grosso.

 

No caso do Pharos, não testei ainda coado, tô querendo fazer agora que acertei o alinhamento. Imagino que o Lido seja bom.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Rafa

isso tb é uma grande verdade para o md 40, tenho se,pre que moer perto do zero, 1 a 3 pontos próximos do zero, mas não fico preocupado, pois sempre nestas marcações me dá um espresso excelente e sempre que posso regulo o moedor.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fogo ruivo, aproveitei que minha senhora estava em USA assim o frete foi somente interno. Paguei us$165 mais imposto e mais frete pra Florida, acho que acabou dando $207, se a memoria não me falha.

 

@Rafa Rocks, sinceramente estou admirado, sim a regulagem é infinita e bem simples: Podes ver o mecanismo na última foto, o parafuso com a aruela de latão (a esquerda) marca o ponto zero, individualmente calibrado pela OE. A borboleta serve para fixar e o ponteiro em preto gira, no sentido anti-horário moe mais grosso, no sentido horario mais fino. Na foto esta ajustado para espresso fino, praticamente 3/4 de volta. O café estava bastante velho, comprei cafe novo e deverei aumentar o grau.

 

Também comprei outros apetrechos na Amazon, aproveitando uma promoção sem frete, entre eles um Hario Slim, para meu filho, por US$31,50. Ainda não deu tempo de mexer com ele.

 

So de ver:

Gostei do fato de ser bem leve e pequeno (ótimo para viagem), as mós cónicas de ceramica e bem acabadas prometem bons resultados.

Não gostei: praticamente é tudo de plástico, o que pessoalmente não me agrada, levanta duvidas sobre a durabilidade e frequentemente apresentam problemas de reter cheiros.

Ainda, como a maioria dos moinhos manuais o eixo se apóia em dois pontos, isto quando se regula de alguma forma se interfere no alinhamento. Mas que eu conheça somente os da OE é que se apóiam em três pontos, dois deles são fixos e não são afetados pelas regulagens.

 

Devemos tomar em consideração que, a rigor, o LIDO foi desenvolvido para cupping, isto é para uso profissional dos certificadores de café durante as viagens a trabalho.

Eu diria que tanto o LIDO quanto o Pharos concorrem em outra liga, necessariamente muito mais exigente, por motivos profissionais, e consequentemente bem mais caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

O Hario é bacana sim, estou com ele a dois dias e em viagem aqui em Araxá....só usei para minha aeropress e o resultado foi fantastico....vou experimentar no expresso quando chegar em uberaba na sexta.

Limpeza é muito fácil e tranquila, porém tem que manoplar bastante para um shot de 9 gramas, umas 80 voltas eu acho.....

Vou te falar, tem que gostar demais de café porque manoplar o Hario para um duplo tem que ter braço!!! puxa vida ;)

 

Mas a consistência meu amigo, me surpreendeu....que granulometria fantástica!

 

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto só da a LIDO em casa.

Os eletricos estão de ferias, só utilizei ontem para atender as visitas.

Bem leve, com menos de 30 segundos para moer um double, e menos ainda para limpar e guardar.

Resultado de qualidade e consitência irrepreensíveis, sentindo a diferença da resistência de cada tipo de grão na mão e com o cheirinho do pó, subindo e aumentando a cada volta ...

E bem Zen, acho que vou demorar para cansar :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atendendo pedido de meu filho, testei e regulei seu novo Hario para a Aeropress.

As moagens anteriores, que fiz para AP, foram todas feitas na MACAP, desde que a LIDO esta tão bem ajustada para o espresso que tenho pena de mexer ...

Atendendo as instruções da AP comecei moendo num grau entre espresso e coado.

Tendo saído a bebida um tanto forte para meu gosto, aumentei o grau para coado, obtendo um resultado que me agradou mais.

Com a Hario decidi experimentar partindo com uma regulagem inicial mais grossa ainda, entre coado e French Press, e devo dizer que foi minha melhor extração, no que se refere a cor e equilibrio entre fraco e forte.

Usei 18gr de pó com 220 de água.

Usei um café Nariño, Colombiano da Juan Valdes, que tinha congelado para testes.

Comprei durante uma viagem, embalado a vacuo, etc, e que se bem apresentava algumas características de sabor novas para mim, não aprovamos nem na espresso nem na Moka.

O sabor e aromas desta vez, na AP, tampouco foram grande coisa, confirmou que apesar das indicações da embalagem, o café já estava velho quando da compra.

Mas, a cor e corpo estavam muito bem, e a bebida, apesar de insossa, desceu bem e melhorou ainda com um pouco de leite, pelo que acredito que este café seja mais para coador.

O que me impressionou favoravelmente do Hario foi que só levou aproximadamente 1 minuto para moer as 18gr.

Pelo que tinha visto e lido eu esperava entre 2 e 3 minutos.

Ainda, o acionamento da alavanca foi bem mais leve que esperado.

Tanto a rapidez quanto a leveza da moagem podem explicarse em parte pelo regulagem bastante grossa.

Especialmente me chamou a atenção um aspecto levantado anteriormente pelo Marcio, se referindo as mós cônicas, resultando em baixíssima proporção de "fines" no pó.

O uso do filtro Able, que permite mais a passagens dos "fines"que o de papel, permitiu visualizar com clareza a diferença do Hario com regulagem mais grossa : coador - French Press, com presença de "fines" muito inferior ao pó produzido pela MACAP, se bem que com regulagem mas fina: para coador (o que consequemente deve produzir mais particulados), confirmando neste caso ao menos, esta diferença entre mós cónicas vs. discos planos, com reflexos na xícara (amargor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

O Lido vem confirmando as expectativas. Uso diariamente, o Spaziale para um grão e o Lido para outro.

Na minha avaliação o desempenho vem se mostrando excelente: consistente, fácil e limpo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Caro Leo,

 

O Hario só usei para aeropress, não cheguei a testar para espresso, assim que não poderei ser de grande ajuda ...

Gostei do Hario, mas só usei umas 3 ou 4 vezes e não cheguei a ajustar totalmente.

Estou levando de viagem junto com a aeropress por 3 dias e vou usar mais um pouco, vamos ver se acerto o ponto.

 

Mas posso comparar o Lido com o MACAP M4, que é um moinho de primeira linha e, para mim, a qualidade praticamente se equivale.

O melhor resultado e obtido daquele que esta melhor ajustado para cada cafe. Neste sentido a regulagem do MACAP é mais rápida e prática enquanto a o LIDO, apesar de mais trabalhosa permite ajustes mais finos. Para mim resulta mais facil ajustar o MACAP, mas pode ser questão de hábito. Mas os dois permitem um ajuste muito bom.

 

O pouco esforço físico demandado quando moendo com Lido e compensado pelo menor trabalho que dá para limpar, desta forma, uso cada moinho com um cafe diferente, alternadamente (todos os dias) e sem distinções.

 

O Lido além de ser muito sólido e de operação bem mais leve e eficiente: 17,5 gr (um espresso duplo) em 55 rotações (menos de 30 segundos) e 11,5 gr (um espresso simples) em 35 rotações, por volta de 10 segundos e ainda: é muito mais confortável de moer que com o Hario (alavanca mais comprida, maior area para segurar e apoio).

 

O Hario, moendo grosso (mais leve), leva aproximadamente 1 minuto (umas 100 voltas) para moer 15 gr.

 

Pelo que li o espresso duplo do Hario levaria entre 200 e 300 rotações, por volta de 3 minutos o que representa bem mais trabalho, ainda mais se considerarmos que, após 1 minuto rodando manivela começa a cansar e ficar chato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tendo uma experiencia interessante respeito ao comportamente diferente de alguns cafés, e que são mias perceptevíveis moendo manualmente.

Não sei se acontece com todos, mas desde que comecei a ajustar o Lido, quase que inconscientemente, acabo contando o número de rotações enquanto estou moendo.

Estou com um Alta Mogiana que não me agradou (me informaram que foi torrado em 27/04/2012, mas isso não tenho como comprovar).

Os grãos são muito irregulares (e consequentemente a torra) o que comprometeu o resultado, pouco corpo, pouca crema e pouco aroma e sabor).

Ajustei para mais fino e aumentei 4 graus C a temperatura e melhorou o sabor, apareceram aromas e acidez, o corpo e um pouco a crema.

Mas o que me chamou muito a atenção é que, se bem todos os cafés que tenho moído na Lido até o momento, tem levado entre 54 a 60 rotações para uma dose de espresso duplo de 17,5 gr, com este último só são necessárias 35 rotações para as mesmas 17,5 gr !!

Ainda: o volume de pó produzido também é menor ao moer (no filtro fica nivelado, nos outros fica um "montinho" acima do nível), mas uma vez "tampeado" fica igual que os outros ...

Por enquanto estou asociando poucas rotações e pouco volume com café pouco satisfatório, mas esta é só uma hipótese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

É isso mesmo: hoje moí dois espressos duplos no Hario e ficou por volta de 250 rotações. Cansa um pouco mas é divertido. Alem do mais estava sentindo falta de um novo perfil de moagem. Meu unico moedor de espresso tem sido o Breville Smart Grinder por mais de um ano, foi bom variar um pouco.

 

Abracos,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Hario mini realmente da uma canseira danada para fazer um expresso... haja volta... a granulometria não fica homogenea, mas o resultado fica legal, claro um pouco distante de um moedor profissional, mas é um moedor bastante útil e fácil de carregar.

vou num futuro comprar este lido, pq achei bem interessante.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que dos manuais, Hario e similares dá uma qualidade razoável. Talvez o LIDO do Orphan Espresso dê uma qualidade próxima. E o Pharos, apesar de ser meio chato de alinhar e regular, dá uma qualidade excepcional.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JR,

 

Só conheço pessoalmente o Hario e o Breville, pois os tenho. O que posso te dizer é:

 

O Breville aparentemente está no mesmo nível de qualidade do novo Virtuoso e um pouco abaixo do Preciso. Isso deduzi pelos recentes reviews do pessoal do Seattle Coffee Gear e dos fóruns que frequento.

 

O Hario está no mesmo nível do Breville, embora as características da bebida gerada pelos dois sejam ligeiramente diferentes. Estou falando nesse caso de diferentes perfis de sabor, mas não vejo uma superioridade de um ou de outro nesse sentido.

 

O MDF até onde ouço falar é um bom moinho e deve estar em nível próximo do Breville, talvez um pouco abaixo.

 

Abraços,

 

Leo

 

PS: Apenas para esclarecer, coloco o novo Virtuoso abaixo do Preciso porque este último tem 440 ajustes de granulometria, contra menos de 100 disponíveis no Virtuoso. Mas o conjunto de mós é o mesmo e se não me engano recentemente atualizaram a transmissão e motor também, o que teoricamente deve ter deixado os dois modelos ainda mais próximos. O Breville tem um mecanismo de ajuste meio confuso de entender a priori, mas baseado na minha experiência eu diria que dá cerca de 30 ajustes somente na faixa do espresso. Talvez uns 100 no total da escala.

Editado por leonardopm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

O Pharos é sensacional, mas a meu ver apenas na teoria. Depois da ótima experiência com o Hario andei pesquisando o Pharos com maior interesse e me assustei com a mão de obra que dá para ajustar, encher e esvaziar aquele troço. Sem contar que o bicho é grande.

 

Sei lá, posso estar errado, mas acho que o tempo e trabalho economizados com a grande velocidade de moagem dele vão para o ralo com o trabalho que dá para manuseá-lo nas outras etapas.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o usuário for um maníaco por ajustes, sim, concordo.

 

Depois de brigar um pouco, e veja que peguei a versão beta, consegui alinhar. Depois, acertei a moagem e vi que afinando mais ia ficando menos saboroso, mais amargo. Então deixei na regulagem que gostei e ajusto mais a dosagem quando mudo o café ou se o pacote já está aberto e os grãos perderam CO2.

 

Claro que se der muita diferença terei que ajustar. Mas acredita que não tem dado muita diferença? Imagino que seja pelo perfil de tamanhos de grão e quantidade de particulados. Usei o moedor assim por um mês! Mas recentemente peguei o ProM Espresso do Paul para testar e resolver um probleminha de botão.

 

Márcio.

 

PS: não pensem que me sobra tempo, fico devendo muito a ajuda pra ele também! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no fim das contas Marcio, onde você colocaria o Pharos comparando a qualidade do pó com moinhos estabelecidos como o Rocky, Vario Home e Preciso, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito acima! Tô a fim de fazer um comparativo com ProM ou K30. Só preciso de um café bom para isso, o que não é fácil de achar por aqui. Há muito tempo achava o Suplicy média legal para esse tipo de coisa, mas ultimamente...

 

Mas claro, é um moedor manual e com algumas idiossincrasias. Lidando com seus detalhes, qualidade pelo preço é excelente.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

em relação a sabor,

como fica a comparação entre o Vario Home e o ProM?

Acho que isso não faz parte desse tópico,

você pretende criar algum de comparação entre moedores?

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

em relação a sabor,

como fica a comparação entre o Vario Home e o ProM?

Acho que isso não faz parte desse tópico,

você pretende criar algum de comparação entre moedores?

Bruno Goulart.

 

Se eu conseguir comparar ambos eu escrevo algo sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serio Márcio?

 

Vc acha o K30 tão superior assim ao Vario Home? Se não me engano foi Dan do Home Barista que fez um teste cego incluindo o Vario home e o K30 e se não me engano foram parelhos com o Vario até ganhando um dos comparativos.

 

O K30 é referencia absoluta pra mim, se o Pharos está no mesmo nível dele vou considerar uma seria opção de compra futura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o K30 superior... O Vario Home impressiona pelo custo, realmente manda bem em geral. Mas o K30 ganha. O ProM tá mais pro K30.

 

O Pharos é diferente, mós cônicas de 68mm. Se não me engano da Faema, mas deve estar no nível do Compak K10, Mazzer Kony e semelhantes.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...