Ir para conteúdo

Moedores manuais do Orphan Espresso (Lido e Pharos)


Bernardo B

Postagens recomendadas

Temos entre nós algum auditor da receita?

 

Tem auditor da receita entre nós. Não sou eu.

 

O problema amigos é que ultimamente, a receita tá tributando tudo. Ano passado comprei suplementos de Omega e Glucosamina pro meu pai. Dava 30 dólares o pacote, os caras me tributaram em quase todas as vezes.

 

Cansei de ir nos correios no ano de 2013 pagar guia de 20 reais de produto tributado de valor abaixo de 50 dólares.

 

O que ainda funciona são as compras do dealextreme e ebay japoneses, esses nunca me tributaram.

 

Agora Estados Unidos estão me tributando até em suplemento de 16 dólares.

 

Estou de olho no LIDO e se eu importar já vou considerar como certo o imposto, pra não ter surpresas...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho histórico tão vasto assim, mas de fato, o meu Hario V60 do Japão não foi tributado e nem minha gaxeta da Austrália. Tinha comprado um calcador da China que também não foi. Várias compras de 50 USD ou menos são feitas de pessoa física para pessoa física, portanto não deviam ser tributadas. Me pergunto se alguém teve paciência para contestar a cobrança. Acho que o mais razoável é conseguir algum portador pra trazer, já que não é tão grande pra isso. O negócio é as datas casarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu tinha dito apenas de probabilidade. Já comprei coisas mais caras que não foram tributadas e outras mais baratas que foram, por ser eletrônico.

 

Ainda assim e voltando ao assunto principal que é o moedor e o preço dele, a qual elétrico ele seria comparável em termos unicamente de qualidade da moagem? 175 USD + sei lá, 30 USD de frete + 60% de imposto = 328 USD = 786 BRL na cotação de hoje.

 

Levando em consideração que apesar de manual ele parece ser muito rápido, diferentemente do Hario, por exemplo, não me parece um preço exatamente ruim. Claro, um Encore é pouca coisa mais caro e é elétrico.

 

Ainda assim, comento apenas de forma geral. Não tenho como pagar o valor de qualquer forma... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lido 1 pesa 1034gr neto, com os acessórios e embalagem deve chegar fácil a 1,5kg.

Ainda, lembro que aconteceram vários casos de quebra durante o transporte, nos EUA.

Em setembro, quando comprei o Pharos e mandei entregar na Flórida, duas vezes foi devolvido pelo USPS (alegaram, falsamente, que não tinha gente para receber e não deixaram aviso, pior que o Correio Brasileiro) e somente chegou na terceira tentativa, pela UPS.

Acabei pagando mais de $100 somente de transporte nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu quis um manual, também foi pelo fato de ter menos peça pra quebrar. É claro que o custo de aquisição bem mais baixo ajudou, mas a ideia de quase não ter que me preocupar com manutenção também foi importante. O único negócio é que o Lido é meio trambolho. Menos que o Pharos, mas mesmo assim... Esse Rosco parece ser uma cruza do Porlex com o Lido, mas custa mais que um Preciso nos EUA. Por ora vou me contentando com meu Porlex. Bruno, o jeito é a gente combinar do primeiro que conseguir ir pros EUA trazer um Lido 2 pro outro. []s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda assim e voltando ao assunto principal que é o moedor e o preço dele, a qual elétrico ele seria comparável em termos unicamente de qualidade da moagem? 175 USD + sei lá, 30 USD de frete + 60% de imposto = 328 USD = 786 BRL na cotação de hoje.

 

A qualidade de moagem dele não sabemos ainda, alguém imparcial tem que fazer um review.

 

Não basta comparar só a qualidade de moagem. Eu por exemplo pago mais por um manual bom que por um elétrico só pelo motivo da retenção mínima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Agora Estados Unidos estão me tributando até em suplemento de 16 dólares.

 

Estou de olho no LIDO e se eu importar já vou considerar como certo o imposto, pra não ter surpresas...

 

Valeu

 

Ficas a mercê do fiscal, praticamente sem possibilidade de defessa, desde que para contestar deves devolver o produto ...

Um parafuso de acabamento do HG - One (pelo qual paguei imposto de importação) que foi extraviado na revista de bagagem, fornecido como cortesia pelo fabricante e enviado por um familiar como presente sem valor, me cobraram 60% do valor dos $8 de correio mais os $10 dólares do valor declarado, obrigatoriamente, para seguro ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doug, que apesar de ser o fabricante eu confio, desde que o considero muito sério, disse que levaram ao Café Lulu, em Taiwan, e que junto com a dona (Lulu) aparentemente uma renomada barista, fizeram uma rodada de testes e que se saiu ainda melhor que o Lido 1, sendo superior ao Robur para coados (o que posso acreditar facilmente, desde que prefiro o Lido 1 ao HG e ao Pharos, para coados) e que para espresso foi muito bom, a diferença entre os dois teria sido só de perfil de sabor, sendo que alguns preferiram o Lido e outros o Robur, mas só por nuanças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando que, salvo engano, as mós dos Lidos são as tradicionais trespade de 38mm, a qualidade superior de moagem deve vir primordialmente do alinhamento meticuloso das mós. As mós não mudaram, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahahaha Estamos nessa, José! :D O problema é conseguir ir lá...

 

Sérgio, isso pra mim também faz uma diferença. A retenção do Hario é praticamente 0. Nos manuais isso é muito bom! Fora realmente a manutenção que costuma ser mais simples nos manuais.

 

Eu preciso agora é da parafusadeira, pois no calor ficar girando manivela na minha cozinha que já é um inferno de quente não dá. Eu termino de moer o café no Hario e preciso tomar outro banho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ...

 

Peço licença para participar ...

 

Eu gostaria de saber quem já comprou a LIDO 2 ? É fácil de usar ? Difícil ? Manutenção é complicada ? enfim .... O que é que vcs acharam ?

 

Tenho uma KRUPS e penso em mudar. É uma troca que compensa ? Só uso French Press, Coado e penso numa AEROPRESS, portanto, moagem para expresso acho que não rola ...

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, ainda não está a venda o Lido 2. O Lido 1 já não está mais a venda, somente o Pharos, que é manual mas um trambolhão.

Você pode comprar um Porlex pelo ebay. Costuma nem ser taxado. Eu gosto dos manuais, mas talvez se tivesse um elétrico que desse conta do recado, não compraria mais nada.

A vantagem do Lido 2 para mim é que seria mais fácil variar de método (uso de expresso à prensa, passando por coado e moka), já que o ajuste é feito sem abrir o moedor. O que eu tenho feito é deixar o Porlex para expresso e sempre que uso outro método, volto imediatamente para a posição anterior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ...

 

Primeiramente, obrigado pelas respostas.

 

Tô meio enfronhado nesta pesquisa pq vou viajar em junho com a Patroa para NY e já estou pensando no que pode ou não valer à pena trazer de lá ... Como o moedor é peça base em qq método, penso em investir no melhor que couber no meu orçamento. O Porlex tb está entre minhas cogitações, mas eu acho que o LIDO 2 seria uma aquisição mais consistente. Eu não sabia que ainda não estava à venda. Já até cheguei a ler que o preço estaria na casa dos U$ 180 ?!?! Quanto ao PHAROS, tô fora ... Ô tranqueira !

 

Mas se tiver algum colega que tenha o LIDO 1 é possa dar um depoimento, seria benvindo ...

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Fernando pode ver o review do Lido 1, no inicio deste tópico, tem bastante detalhe.

É meu moedor favorito para coados e AE (não faço FP), porém estaria exagerando se dissesse que a diferença com outros e muito grande.

O Lido 2 ainda esta em fase final de desenvolvimento, se tudo correr bem breve deverá entrar em produção, em Taiwan, e depois enviado a USA para montagem final e controle de qualidade.

Destaco que os produtos da OE são praticamente artesanais, enquanto o Porlex e o Hario são de fabricação em massa, encontrados em muitos comércios e vendedores na internet.

A OE é uma empresa de 2 pessoas, marido e mulher sexagenários, assim que o ritmo é o deles.

Pode passar muito tempo sem que coloquem o produto a venda, o Pharos passou uns seis meses em falta, por falta de peças, e isso é normal para eles, a clientela não se incomoda em aguardar, e eles não gostam de serem cobrados.

Desta forma não pode contar com obter o produto em determinado momento, nem que enviaram imediatamente após a compra, podem demorar ate juntar um lote de pedidos diversos para embalar e despachar pelo correio.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Eu li todo o tópico, mas entendi que ao iniciar a produção do LIDO 2 o outro seria descontinuado. Entendi tb que devido às mudanças que seriam implementadas, este seria um produto diferente ou, pelo menos, aperfeiçoado. Porisso recorrí aos colegas. O que eu não entendi foi que a produto ainda não estava na linha de montagem. Compreendí tb o carater quase artesanal na produção do moedor. Gosto disso. Me parece robusto. Não sendo elétrico ou eletrônico deve envolver menos risco de problemas irresolvíveis aquí no Brasil. Tb penso que deve ser um produto superior ao Porlex (minha 2ª opção) . Desconfio que tb seja superior ao meu atual KRUPS( e tb ao PORLEX) na qualidade da moagem. Mas como sou novato na matéria, acho melhor perguntar a quem sabe do que ficar achando ... Não espero que ele seja perfeito, mas que esteja num padrão de qualidade de um VARIO, talvez. É isso ...

Entretanto, devido aos aumentos de taxas e tarifas implementadas pelo nosso Governo e aos constantes e recorrentes atrazos e sumiços na entrega de encomendas internacionais, acho pouco provável que eu me anime a trazer pelos CORREIOS ou Courrier. Minha intenção seria comprar via Internet para entrega no Hotel onde vou ficar hospedado em NY e depois trazer na mala. Tomara que seja possível ....

 

Abçs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Lido 1 já tinha saído do mercado há algum tempo.

De fato os moedores da OE parecem ser muito bons, mas tem uma boa chance de quando você for a NY o Lido 2 ainda não vai estar disponível.

Eu tenho um Porlex e ele dá conta do recado. O Ruston terminou de receber o dele e achou bem melhor que o Hario, outro manual famoso. Você pode comprar o Porlex pela amazon e mandar entregar no hotel. Eles entregam rápido e são confiáveis. O meu eu comprei assim (foi pra casa de um amigo que veio ao Brasil, mas enfim).

Eu também não teria interesse no Pharos, por melhor que seja. Muito grande.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, em quanto a qualidade da moenda, tudo indica que o Lido seria superior ao Vario (com mós cerâmicas ) para coados e inferior para espresso, ambos seriam mais ou menos equivalentes ao Vario de mós de aço.

Quando eu comprei, tanto o Lido quanto o Pharos, o fiz com muita antecedência (dois meses antes) da minha viagem. e mandei entregar em casa de um familiar.

Com prazos aprertados, o risco de não estar disponível ou de não conseguirem entregar em tempo e bastante grande.

Minha mulher viajará em meados de fevereiro, mas acho improvável que de tempo como para trazer um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Como tenho outras adicções (equipamentos de som valvulados), não dá para ofereçer pra trazer nada. Acho que vem válvulas e outras cositas tb ... Desculpe ! Afora isso, podem pensar que é uma bomba caseira. Alguns colegas daquí dizem que é ...

 

 

José Cal,

 

Vou te dizer qual é a minha encrenca com o PORLEX. Haja Braço !!!! ter que moer pra 1 ok, mas pra 4 ou 5 (às vezes acontece ...). Pelo que eu entendí no Lido 2 a gente dá menos voltas com a alça do moedor. Outra ideia é adaptar um drimmer ou uma aparafusadeira. Achei uma boa idéia !! Além disso, não estou muito certo de que ele seja superior ao KRUPS, que, além do mais, é elétrico. Mas como eu disse antes, sou novato ! Prefiro ouvir o pessoal mais experiente ... Outra questão é o uso. O meu é o coado e, num futuro próximo, french press ou Aeropress. Então não precisa ser ótimo pra expresso, mas para as outras extrações ....

 

 

Bernardo,

 

Se for equivalente ao Vario, eu já fico muito feliz. Já será um salto gigantesco .... Sobre a atecedencia na compra, tudo certo. Pode ser feito, afinal devo embarcar no dia 2 ou 3 de junho. À partir de fevereiro ou março vou ficar de olho no site da OE. Vou tentar tb mandar um email pro senhorzinho pra ver se ele me avisa quando for colocar à venda. Quem sabe ?

 

 

Abçs em todos !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, eu tenho um Porlex e estou querendo um moedor mais preciso que ele. Sobre ser manual, moer mais de 2 vezes de 18g já começa a cansar... Mas para meu consumo (18g/dia), acho que compensa o esforço. Estou esperando ansiosamente as vendas do LIDO 2. Acredito que as vendas comecem logo, algo em torno de 2 meses para ser realista. Pena que vou para os EUA por uma semana no dia 18 e ainda não vai estar pronto. Sugiro acompanhar o progresso na produção do LIDO 2 através desse post no fórum do Home-Barista.com.

 

Rodrigo, eu acho que não a OE está de férias ainda. Talvez as vendas voltem quando o casal voltar de Taiwan. Se eu comprar o Pharos para mim e depois que conseguir comprar o LIDO 2, será que consigo vender o Pharos bem aqui no Brasil? Porque eu acho o Pharos muito trabolho e acho que o LIDO 2 deve entregar um resultado num patamar muito próximo ao Pharos, porém com tamanho e custo menores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso perguntei a ele... Será que ele tem interesse em comprar um Pharos usado depois de alguns meses? Será que ele vai esperar? Hehehe... Por isso minha pergunta foi mais genérica. Será que tem "mercado" aqui pra revender depois de um tempo? Será? Será? Hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...