carlos eduardo Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Eu vou fazer mais alguns antes de afirmar algo com certeza . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Vc tem um diamante, trocentos e doze quilates. Aí vc pega esse mesmo diamante e gruda ele em um anel. Deixou de ser um diamante depois que foi colocado no anel? Não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 No bom mineirês: as idéia! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Não sei porque vocês insistem em discutir se a bebida continua sendo espresso ou não... Hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Também não prefiro não nomear a bebida... Pra mim é café! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Tem que ver ser realmente ficou menos amargo por causa do filtro ou por qualquer outro motivo. Por exemplo, se aumentou o fluxo e parou no mesmo volume é um efeito similar a moer ligeiramente mais grosso. Se bem que o Carlos não percebeu aumento no fluxo como o Rodrigo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Freire Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Não cutuca... Não cutuca... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Corre Rodrigo, corre e patenteia sob o nome Expresso KS !!! Será legal : Garçon: - Vai um KS pra companhar o Croissant Madame? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Isso! Pede um ks pra acompanhar o croissant... Aí chega o garçom com uma garrafinha de Coca... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Povo, vcs tem de experimentar mais, pois o Sergio levantou um ponto bem lógico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Luciano, o problema de fazer café é isso. São algumas variáveis e o pessoal costuma falar que fica melhor de um jeito do que de outro, mas na comparação não fixa a extração. Definindo novamente, extração é o percentual do pó que foi para xícara. 20% é um valor legal. Exemplo: "Esse café, na AP, fica melhor extraído com água mais fria". O cara faz tudo igual, só muda a temperatura 4 C e afirma isso. Não está certo. Ele deve pegar um café com extração 20% feito a 88 C e outro também a 20% mas feito a 92 C. (isso é possível variando o tempo, maior para a mais fria). Daí sim julgar. E essa novela é porque não existe um refratômetro barato e com resposta instantânea, com funcionamento tipo uma balança. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Fiz outro hoje de manhã , dessa vez usei o Vario para ter maior consistencia e precisão , 2 extraçoes de single com 2 minutos de intervalo , a primeira normal com 8g e 45% com 28/30seg. , a segunda com o filtro 8g e 42% com os mesmos 28/30 seg. , Dessa vez a cor da crema ficou mais bonita , mas , sem tigrado , realmente mais doce e com menos corpo. O bolo saiu facil no bate borra. É diferente ? É , muito diferente a ponto de justificar ficar cortando esses papeis? Não , não acho , mas é interessante. Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 E se já viessem cortados no tamanho certo, formato certo e em pacotinhos de 100 unidades com letrinhas japonesas? Valeria? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Aí sim , a extração na verdade com o filtro pronto não dá mais trabalho que a outra. Não precisa ser japonês eu usei filtro Melittão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Faz tempo que teve um tópico desse no HB. Uma motivação é que há pesquisas indicando alguns componentes que podem influenciar em hipertensão e no metabolismo dos tipos de colesterol. Filtrar no papel reduz drasticamente esse problema. Mas, no fim das contas, também vejo com bons olhos como alternativa, se o resultado é diferente. De repente salvar Torras mais escuras... Vou tentar num café que tá amargo pro meu gosto. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Junho 2014 Denunciar Share Postado 18 Junho 2014 Se o Márcio não foi contra.. Quem será? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Junho 2014 Autor Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 É que tanto o filtro de metal quanto o de papel praticamente não seguram a água. Só testar sem café para ver como jorra. A restricão menor deve ter acontecido pela diferença na acomodação do pó lá na interface bolo/filtro. Voltei... Tenho a intuição que a resposta passa mesmo pela interação entre a base do bolo e o filtro. Interessante que o experimento mostra, ao menos pra mim, até em maior grau do que eu imaginava, a importância do que acontece na base do bolo para o fluxo de extração. Na medida que o filtro de papel é permeável e impede o ˜encaixe"das partículas de café nos furos do filtro, a dinâmica da extração se altera. Acho que um dos motivos que WDT reduz o fluxo passa por esse mecanismo. Como o Márcio sugeriu, penso que é uma forma engenhosa de manipular algumas extrações mais complicadas. Eu tive a impressão que o fluxo aumenta ligeiramente, mas preciso de mais testes pra poder afirmar. Fiz uma rápida viagem e fiquei uns dias sem café decente. Agora estou pilhado pra fazer mais testes. Se conseguir, gostaria de filmar duas extrações nas mesmas condições - uma com o filtro de papel e outra sem - pra demonstrar o que acontece, ao menos visualmente. Se de fato aumentar o fluxo (como disse, não tenho certeza), é uma forma de alterar o perfil de extração sem ter de engrossar a moagem ou diminuir a dose (em determinado intervalo de tempo), o que pode ser útil com alguns cafés mais cabulosos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Engraçado que lembrei de algo agora: estes dias Cíntia e eu fomos ao Octávio e eu estava explicando a ela as diferenças entre o pf com e sem pressurizador. Para demonstrar pedi ao barista o pf da LM (eles já haviam encerrado mesmo), ele trouxe e explicou que eles usam filtro de outro modelo (não sei o nome): duplo, com furos maiores e um filtro permanente (parece o fine da AP) que recobre os furos e dá uma filtrada no expresso. Imagino que por ser metálico ele não filtre da mesma forma que o papel (a dúvida de sempre no tópico da AP e agora com outros tipos de filtros permanentes de outros métodos), mas ainda assim a extração é filtrada. Povo da LM podia explicar que filtro é esse. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 http://reneka.com/technology-micro-sieve.html Esse? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Ja. \o/ Reneka Danke schön. Küsse Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Eu apostaria que é parecido mesmo com o filtro normal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 O cara diz não perceber diferenças no resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 Sim, eu vi. Papel é papel... Fiz o teste, interessante, muda bem mesmo o café, pela diminuição de sólidos. Seria interessante comparar como muda a medição de TDS. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 21 Junho 2014 Denunciar Share Postado 21 Junho 2014 O vídeo deve ser antigo, há mais de ano que o Frans tem a L1 e a HG-One ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Junho 2014 Denunciar Share Postado 22 Junho 2014 Pensando bem, não deveria mudar muito o TDS, já que é medição de solúveis. Fiz mais um teste hoje, cortando o Melita e usando 2 folhas mesmo, sem as separar. Afinei o pó bastante, deu uns 25 de pré-infusão até começar a pingar e mais uns 30 de extração. Certamente sem o papel seria uma extração muito ruim e amarga, e mais lenta ainda. Mas ficou bem concentrado, boa crema mas de visual um pouco diferente, e apesar de muito doce, ficou com corpo menor ou diferente. Fica mais aveludado e menos pesado, menos agressivo. Só consigo explicar pela diminuição de sólidos suspensos. Lembrou bastante o Illy de cápsula ou mesmo sache. O que faz sentido, já que acho que mesmo na cápsula, se não há filtro de papel, há restrição que deve evitar a passagem de tanto sólido como nos filtros metálicos. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas