Ir para conteúdo

Fazendo uma máquina de espresso manual


sergio.m

Postagens recomendadas

Isso é que é open innovation.

Quando estiver pronta, os inventores poderiam propor um encontro. 

O Gil leva o moedor, o Guilherme Torres leva o torrador, o Sergio a cafeteira, e eu levo a simpatia e a modéstia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem, terminamos o pistão:

0jdShVQ.jpg

cJEiqq2.jpg

 

E a tampa do cilindro que já está com o canal para o o-ring de vedação e com o rebaixe para o retentor do eixo:

B6IrRaQ.jpg

 

Grupo montado, já com os parafusos certos que seguram o anel da baioneta:

M8R62Ex.jpg

 

A tampa no cilindro provavelmente será fixada lateralmente como o anel da baioneta.

 

Agora é hora de fazer o eixo. Quero pegar a pressão para o manômetro por dentro dele, furo no comprimento até lá em cima, vamos ver se vai rolar.

 

O sistema de articulação inicialmente será baseado na Gaggia Gilda.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste com fio Níquel-Cromo, total 26 ohms, 127 v, 4.9 A, 620 W, para possível aquecimento do cilindro.

 

No tubo de alumínio tem uma rosca de passo 1.5 mm recoberto com fita kapton. O ideal é anodizar para que a fita não seja necessária. Também a rosca deve ser mais funda para que o fio seja enrolado mais ajustado.

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, foi feito rosca de perfil mais ou menos normal. O perfil não é tão importante, mas a definitiva com certeza será mais funda.

 

Daí para isolar o cilindro, tanto eletricamente quanto termicamente, entra por cima um segundo tubo de diâmetro maior e parede fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Idéia inicial geral e sem detalhes estéticos.

 

Na questão da estabilidade de temperatura há um detalhe, talvez grave, talvez desprezível.

 

- A máquina preparada para a extração tem o cilindro a 92 C (via pid) e o boiler a 120-135 C (via pressóstato).

- Cilindro sempre cheio de água e na mesma pressão do boiler (1-2 bar)

- A plataforma que segura o cilindro é de material isolante térmico.

- A mangueira que liga o boiler ao cilindro também é de material isolante térmico.

- A magueira tem volume da "subida do pistão"

 

Agora na extração.

 

- o pistão sobe empurrando água para dentro da mangueira

- a abertura do pistão-cilindro vai abrir e rapidamente essa água da mangueira vai voltar pro cilindro. Essa temperatura não vai mudar pois a mangueira é isolante e a operação é rápida.

- na sequencia a água da mangueira estará a 120 C

- o problema é agora: O volume de ar entre o bolo e tela que estava vazio agora tem água. Ou seja, entrará água nova no cilindro (e mais quente). Mas ela quente vai ficar acima do pistão.

- também o volume do eixo que agora está fora do cilindro aumenta esse volume.

 

Esse volume não é grande pode não atrapalhar.

 

Alguns modos de atenuar.

 

- Cilindro maior

- Entre a mangueira isolante e o boiler pode ter outro tubo, agora de cobre com dissipador, que serviria para reduzir a temperatura da água nova de 120 C para uns 90 C durante a passagem.

 

IhmZ9JJ.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa estimar os volumes e fazer m.c.dT . Se a diferenca for significante, a ideia de usar parte da mangueira como dissipador pode funcionar.

 

O problema das pasrtes passivas é que dependendo do tempo que a máquina fica parada entre uma extração e outra, se foi dado tempo de pré-aquecimento, etc. podem alterar bastante a temperatura. Levar tudo isso em consideração pode complicar um pouco a parte térmica do projeto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade Lucas, depois vou estimar melhor.

 

Outra idéia é embuchar o cilindro com material isolante e a plataforma dele ser de material condutor e assim servir para aquecer as xícaras pois seria aquecida pelas hastes do boiler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pesnsando melhor sobre a conexão.

 

O tubo ser de cobre no lado do cilindro e com volume da água "nova".

 

A segunda parte, entre esse tubo e o boiler, de material isolante. Ou seja, a água nova vai entrar perto da temperatura de extração!

 

Na 2a extração teria que só esperar estabilizar a água a 120 C, que entrou no tubo de 92 C.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Santiago, um dos motivos é esse. E do jeito que está o pistão, só gravidade não vai encher (orifícios pequenos, diferente da mini que abre uma boa fresta).

 

Daria certo sim a bomba manual, ou mesmo ligar na rede hídrica (aqui em casa seria fácil). Só que como já está engatilhado, é bom poder vaporizar =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda tenho tempo de pensar no assunto. Próximos trabalhos são as articulações e o eixo. Alavanca poderei usar temporariamente a da pavoni.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, esta bem legal, mas não consigo dar palpite pois não entendi bem o assunto ainda.

 

Dentro de minha imaginação faria:

 

Parte inferior do grupo como na Gaggia, ou seja : de baixo para cima, chuveiro, anel com 4 furos para abastecer o chuveiro, anel com um furo para abastecer o anel com 4 furos, neste anel com um furo iria uma tipo valvula solenóide mas manual.

 

A alavanca ficaria em cima sempre, ou seja a água do boiler estaria sempre em contacto com a caldeira, não precisaria estar pressurizada, e o cilindro estaria sempre cheio de água, esta "porta" só seria fechada na descida do pistão pelo próprio pistão e permaneceria fechada até a subida total do pistào novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So agora que estou entendendo como funciona, basicamente como todas as manuais ...

 

Pela minha experiência posso dizer que com só com a pressão da linha de água vai preencher uma parte do cilindro, digamos que 50%, porém colocando uma bomba - seja manual ou elétrica - consegues preencher até 90%.

 

Eu regulo essa quantidade por tempo (a Strega tem uma bomba Ulka com dupla função: encher a caldeira e o cilindro, e funciona muito bem, desde que a minha OPV esta regulada para um máximo de 11bar), mas também daria para colocar um manômetro (ou uma OPV) para colocar a quantidade exata de água desejada no cilindro.

 

Acredito que com um sistema de termosifão consigas manter a temperatura estável em 92°, no entanto seria muito mais interessante poder calibrar a temperatura de acordo com o grão ... Um PID seria a solução mais evidente, porém um sistema de agulha ou outra regulagem do termosifão, aliado a uma boa termometria, seria bem mais elegante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, no funcionamento não da para fugir muito das outras manuais. O que quero é a temperatura de extração regulável e sem surf. Com o pid no grupo dará certo.

 

Sobre o volume de ar, terei o cilindro maior e a pressão do boiler mais alta para atenuar, talvez 2 bar, diminuindo ele para uns 30%.

 

Kkk Ana! Não estou contente com estetica da montagem. Ainda tentarei melhorar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...