João Borin Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 Isso é que é open innovation. Quando estiver pronta, os inventores poderiam propor um encontro. O Gil leva o moedor, o Guilherme Torres leva o torrador, o Sergio a cafeteira, e eu levo a simpatia e a modéstia. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 Eu sei contar piadas! Posso ir? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 Eu levo o pão. Ops, melhor Fernando levar o pão. Eu levo a Acaiá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 O Miyamoto pode fazer karaoke pra tentar convencer que é japonês. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 Rodrigo Nem com karaokê, nem falando japonês ele convence.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jorge Candeias Postado 4 Julho 2014 Denunciar Share Postado 4 Julho 2014 E Tudo isso vai ser em Sampa ! Muita covardia com quem mora longe ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jorge Candeias Postado 4 Julho 2014 Denunciar Share Postado 4 Julho 2014 se bem que nem todo mundo mora em sampa The japa Man é minerin ne ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 5 Julho 2014 Denunciar Share Postado 5 Julho 2014 Sou.. Aos poucos estamos juntando o povo de BH... Já conseguimos juntar 3 na Academia.. Quem sabe não juntamos mais na próxima? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Ontem, terminamos o pistão: E a tampa do cilindro que já está com o canal para o o-ring de vedação e com o rebaixe para o retentor do eixo: Grupo montado, já com os parafusos certos que seguram o anel da baioneta: A tampa no cilindro provavelmente será fixada lateralmente como o anel da baioneta. Agora é hora de fazer o eixo. Quero pegar a pressão para o manômetro por dentro dele, furo no comprimento até lá em cima, vamos ver se vai rolar. O sistema de articulação inicialmente será baseado na Gaggia Gilda. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 muito bacana! Parece um iôiô. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Rodrigues Postado 6 Julho 2014 Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Nossa, que legal,, Sinceramente este é um dos tópicos mais interessante de seguir,, muito legal,, Parabéns Sergio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 6 Julho 2014 Teste com fio Níquel-Cromo, total 26 ohms, 127 v, 4.9 A, 620 W, para possível aquecimento do cilindro. No tubo de alumínio tem uma rosca de passo 1.5 mm recoberto com fita kapton. O ideal é anodizar para que a fita não seja necessária. Também a rosca deve ser mais funda para que o fio seja enrolado mais ajustado. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 sergio, acho que deve ser legal uma rosca mais tipo paralela ou quadrada pro fio poder ficar ˜encaixado˜, nao prestei atençao na que voces usaram, mas acho que era de 60 graus nao? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 Isso, foi feito rosca de perfil mais ou menos normal. O perfil não é tão importante, mas a definitiva com certeza será mais funda. Daí para isolar o cilindro, tanto eletricamente quanto termicamente, entra por cima um segundo tubo de diâmetro maior e parede fina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 8 Julho 2014 Denunciar Share Postado 8 Julho 2014 Bem legal. Estou curioso para ver a máquina pronta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Idéia inicial geral e sem detalhes estéticos. Na questão da estabilidade de temperatura há um detalhe, talvez grave, talvez desprezível. - A máquina preparada para a extração tem o cilindro a 92 C (via pid) e o boiler a 120-135 C (via pressóstato). - Cilindro sempre cheio de água e na mesma pressão do boiler (1-2 bar) - A plataforma que segura o cilindro é de material isolante térmico. - A mangueira que liga o boiler ao cilindro também é de material isolante térmico. - A magueira tem volume da "subida do pistão" Agora na extração. - o pistão sobe empurrando água para dentro da mangueira - a abertura do pistão-cilindro vai abrir e rapidamente essa água da mangueira vai voltar pro cilindro. Essa temperatura não vai mudar pois a mangueira é isolante e a operação é rápida. - na sequencia a água da mangueira estará a 120 C - o problema é agora: O volume de ar entre o bolo e tela que estava vazio agora tem água. Ou seja, entrará água nova no cilindro (e mais quente). Mas ela quente vai ficar acima do pistão. - também o volume do eixo que agora está fora do cilindro aumenta esse volume. Esse volume não é grande pode não atrapalhar. Alguns modos de atenuar. - Cilindro maior - Entre a mangueira isolante e o boiler pode ter outro tubo, agora de cobre com dissipador, que serviria para reduzir a temperatura da água nova de 120 C para uns 90 C durante a passagem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Precisa estimar os volumes e fazer m.c.dT . Se a diferenca for significante, a ideia de usar parte da mangueira como dissipador pode funcionar. O problema das pasrtes passivas é que dependendo do tempo que a máquina fica parada entre uma extração e outra, se foi dado tempo de pré-aquecimento, etc. podem alterar bastante a temperatura. Levar tudo isso em consideração pode complicar um pouco a parte térmica do projeto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Verdade Lucas, depois vou estimar melhor. Outra idéia é embuchar o cilindro com material isolante e a plataforma dele ser de material condutor e assim servir para aquecer as xícaras pois seria aquecida pelas hastes do boiler. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 E pesnsando melhor sobre a conexão. O tubo ser de cobre no lado do cilindro e com volume da água "nova". A segunda parte, entre esse tubo e o boiler, de material isolante. Ou seja, a água nova vai entrar perto da temperatura de extração! Na 2a extração teria que só esperar estabilizar a água a 120 C, que entrou no tubo de 92 C. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 A caldeira com pressão serve apenas para evitar o refluxo de bebida/pó para a caldeira? Não rola colocar uma bomba manual de ar nessa caldeira para dar essa pressão? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 É Santiago, um dos motivos é esse. E do jeito que está o pistão, só gravidade não vai encher (orifícios pequenos, diferente da mini que abre uma boa fresta). Daria certo sim a bomba manual, ou mesmo ligar na rede hídrica (aqui em casa seria fácil). Só que como já está engatilhado, é bom poder vaporizar =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Ainda tenho tempo de pensar no assunto. Próximos trabalhos são as articulações e o eixo. Alavanca poderei usar temporariamente a da pavoni. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Poxa, esta bem legal, mas não consigo dar palpite pois não entendi bem o assunto ainda. Dentro de minha imaginação faria: Parte inferior do grupo como na Gaggia, ou seja : de baixo para cima, chuveiro, anel com 4 furos para abastecer o chuveiro, anel com um furo para abastecer o anel com 4 furos, neste anel com um furo iria uma tipo valvula solenóide mas manual. A alavanca ficaria em cima sempre, ou seja a água do boiler estaria sempre em contacto com a caldeira, não precisaria estar pressurizada, e o cilindro estaria sempre cheio de água, esta "porta" só seria fechada na descida do pistão pelo próprio pistão e permaneceria fechada até a subida total do pistào novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Gil, a idéia para melhorar a estabilidade da temperatura é essa: (temperaturas aproximadas) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Entendi, vou reler novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 So agora que estou entendendo como funciona, basicamente como todas as manuais ... Pela minha experiência posso dizer que com só com a pressão da linha de água vai preencher uma parte do cilindro, digamos que 50%, porém colocando uma bomba - seja manual ou elétrica - consegues preencher até 90%. Eu regulo essa quantidade por tempo (a Strega tem uma bomba Ulka com dupla função: encher a caldeira e o cilindro, e funciona muito bem, desde que a minha OPV esta regulada para um máximo de 11bar), mas também daria para colocar um manômetro (ou uma OPV) para colocar a quantidade exata de água desejada no cilindro. Acredito que com um sistema de termosifão consigas manter a temperatura estável em 92°, no entanto seria muito mais interessante poder calibrar a temperatura de acordo com o grão ... Um PID seria a solução mais evidente, porém um sistema de agulha ou outra regulagem do termosifão, aliado a uma boa termometria, seria bem mais elegante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Oba, agora temos canetinhas coloridas: FINALMENTE chegamos na estética. Entendi tudo do esquema proposto: uma ducha Corona com uma boia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Bernardo, no funcionamento não da para fugir muito das outras manuais. O que quero é a temperatura de extração regulável e sem surf. Com o pid no grupo dará certo. Sobre o volume de ar, terei o cilindro maior e a pressão do boiler mais alta para atenuar, talvez 2 bar, diminuindo ele para uns 30%. Kkk Ana! Não estou contente com estetica da montagem. Ainda tentarei melhorar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Eu quero ver a estética FINAL. #àprocuradamadeiraperfeita Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 Bem parecido com o esquema da La Pavoni atual, mas terá o controle da temperatura do grupo diretamente. Show de bola. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas