Weiler Postado 18 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2016 Já mandei as fotos do meu torrador desmontado para o Lipe, como prometido. Eu considero que incluir aletas no tambor é essencial. Já torrei com e sem aletas e a diferença na homogeneidade foi considerável. Fiz as aletas no mesmo esquema do Behmor. Fiz algumas medições no tambor do Rafa_Rocks e copiei exatamente as aletas, exceto pelo fato de que usei uma chapa lisa e arrebites (no Behmor as aletas tem furos e são soldadas). Para fixação, usei os próprios furos do tambor, por onde passei os arrebites e repuxei nas aletas. Nas laterais, elas ficaram presas na chapa lateral do tambor (com arrebites menores, se não me engano tamanho 2.4). Fiz com chapa de calha, cortei com tesoura de metal. Fiz a dobradura numa morsa e um corte no meio para fazer a quina. A aleta central joga os grãos para as extremidades e as aletas das laterais jogam os grãos novamente para o centro. Para não dizer que ficou perfeito, depois de terminada a torra, sempre fica uma palha presa em algum lugar, então tenho o costume de limpar o tambor entre uma torra e outra. Outro problema que detectei foi que alguns grãos sempre escapuliam pela lateral esquerda, que é a "boca" por onde se alimenta o tambor. Além de ter fixado uma chapa em forma de 3/4 de círculo para evitar que muitos grão saíssem, ultimamente tenho usado a estratégia de inclinar o torrador para a direita, usando um prato embaixo dos pés esquerdos. Assim, o lado aberto do tambor fica inclinado e limita a tendência dos grãos de saírem pela boca. Penso que tal solução não interfere tanto no resultado da torra porque as aletas sempre estão movimentando os grãos, então posso dizer que estou bem contente com o resultado. No mais, vou esperar o Lipe colocar as fotos para comentar as mods e ilustrar o que foi feito. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 18 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2016 Isso aí Weiler, o esquema do behmor é, para mim, o melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 18 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2016 Valeu, Weiler. Com certeza suas fotos vão me ajudar muito. Já coloquei aletas também é a mudança na homogeneidade realmente foi enorme. Assim que o Lipe me mandar suas fotos vou poder estudar novas mods, pois na parte elétrica já não tenho tanta segurança... Ver o seu projeto vai me ajudar MUITO! ! Abraços, Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Vamos as fotos, vou posta-las com numerações para ficar facil entender num posterior explicação. Primeiro as fotos do lado direito do forninho, lado onde se encontra o sistema de conversão 127/220V AC em 12VDC para a ventoinha, a ventoinha e o motor de rotação do tambor. . Foto 1 . Foto 2 . Foto 3 . Fotos do lado esquerdo, onde se encontra apenas 1 termostato e contatos das resistencias. . foto 4 . foto 5 . foto 6 . foto7 . foto 8 . Agora 2 fotos, uma de cada lado ainda não visto. Frontal e traseira. . foto9 . foto 10 . Paramos por aqui pq o forum só aceita 10 fotos em BBCode por post, to be continued..... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Continuando com as fotos... Fotos de alguns detalhes das mods do sensor de temperatura dos grãos (BT). . foto 11 . foto 12 . foto 13 . foto 14 . Agora fotos do tambor com as aletas o mod de insersão do sensor BT e por ultimo como fica o sensor. . foto 15 . foto 16 . foto 17 . foto 18 . foto 19 . foto 20. Finalizando assim os trabalhos... kkkkkkkk.. Peço a todos que evitem fazer citações carregando as fotos, se tiver necessidade e não tiver outra alternativa deixe s'a referencia da foto sem carregar a imagem para não pesar o tópico, pois são muitas imagens. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Ficou profissa lipe 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Comentários sobre o que intendi e o que não está tão claro nas imagens. Até a foto 5 julgo desnecessario pois são apenas demonstrativas. Foto 6 e 7 mostram o conjunto ceramico do sensor de 'temperatura ambiante' (ET), para que serve esse conjunto ceramico?? serve para que não haja contato com o sensor com nenhuma parte metalica para não tem erros e interferencias de leitura. Foto 8 mostra o apoio feito em latão juntamente com o orificio de passagem do fio de BT, essa peça de latão serve para apoiar todo o tambor com o rolamento que o Weiler inseriu afim de manter o BT no mesmo lugar sem rotacionar. Fotos 9 e 10 tmb são apenas demonstrativas. Lembrando que o Weiler trocou as 2 resistencias dele que eram 127V por 2 220V. Foto 11 mostra a saida do leitor BT pra fora do forninho, Fotos seguintes (12, 13 e 14) mostram o esquema de entrada do BT desmontado e depois montado e mais um depois com o BT inserido. Foto 15 mostra o tambor com as aletas criadas pelo Weiler em folha metalica de calha. Foto 16 mostra em detalhe o cano de cobre que leva o sensor BT para o meio dos grãos. Foto 17 e 18 mostra todo o conjunto de rolamento, mancal e suporte que sustentam o cano de cobre que leva o BT para dentro dos grãos, tudo fixado na "placa 3/4" citada antes pelo Weiler. Foto 19 é como o conjunto é fixado na chapa, por 4 rebites. Finalmente Foto 20 nos mostra como o sensor BT fica quando inserido, só a pontinha de fora. PS: moderação, inverter os 2 ultimos comentarios pq o Guilherme interrompeu minha sequencia de explicações... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Caboco apressado... To zuando, ta bom assim mesmo... =D 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Mortari, e se desligar essa ventoinha? Não compensaria a troca de eficiência por homogeniedade? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Sergio, eu acredito que a ventoinha seja mais para resfriar o conjunto motor, e transformador AC/DC do que para gerar convecção dentro da AirFry. Acho que o ideal seria adicionar outra ventoinha do outro lado, mas lembrando o que o Guilherme disse anteriormente, tem que gerar um orificio de saida se não a ventilação pressurizando a camara acaba que atrapalha em vez de ajudar. Alguns orificios por baixo, sei lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Então desliga a ventoinha e torra sem a tampa lateral p/ o motor não esquentar tanto (se bem que acho que ele não consome a ponto de precisar ser resfriado) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Sérgio, aí tem muito plástico, teflon provavelmente. Essa ventilação, ela é necessária também para manter a temperatura nessa área sobre controle. Além disso, há convecção sim, por meio de um canal de ar que passa por trás das resistências. Eu redirecionava nos meus 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Sergio, também acho que o motor não consome tanto a ponto de esquentar demais, mas tudo ali vai esquentar se a ventoinha desligada porque o que separa toda a parte elétrica (motor, fiações, fonte) da câmara de torra é apenas uma chapa fina (alumínio? galvanizado?). Não tem nenhum tipo de isolamento térmico. Me parece que o Weiler trocou a ventoinha (e o motor) e, nessa configuração, não sei se ela está exercendo tanto esse papel. Veja como é o forno original: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Entendi. Então uma opção para melhoria na homogeniedade seria tapar a entrada de ar para dentro do forno e abrir uma saída nessa tampa lateral deixando a ventoinha só para os componentes eletrônicos =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Acho que a entrada de fluxo pro interior do forno é só aquela abertura atrás das resistências (dá pra ver na foto), deve ser fácil tampar ali pra testar. Não é necessário abrir saídas na tampa pois existe outro canal de fluxo por dentro da tampa superior, fora da câmara de torra (acho que é pra não aquecer a parte externa da tampa). Se tampando ali realmente cortar o fluxo interno, pode ser uma boa ideia bolar algum sistema de obstrução móvel, tipo guilhotina talvez. Assim daria até pra regular o fluxo de ar durante a torra sem ter que ficar modulando a velocidade da ventoinha e sem o risco de superaquecer a parte elétrica. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Algumas considerações sobre as fotos: - primeiro, elas retratam as mods que fiz no meu torrador, algumas fruto de decisões pessoais pensando em conveniência e/ou eficiência. Ou seja, não é mandatório que os interessados façam igual; - na foto 1, vê-se uma ventoinha A/C de 120x120mm instalada em dois suportes. Seguindo sugestão do Guilherme, retirei a ventoinha original DC (80mmx80mm) e coloquei essa visando maior refrigeração e convecção. E há convecção sim, tanto que eu consigo manipular bem temperatura ET mexendo na ventoinha, que é controlada por um relay via Arduino. - na foto 1, no canto inferior esquerdo, dá para ver dois conectores verde-água. É uma espécie de "chave-geral" que desliga a corrente AC. - na foto 5, dá para ver as resistências ligadas em série. Como originalmente a airfry era 110 e veio com as resistências quebradas, optei por trocar por essas de 220v e 500w cada. - na foto 6-7, o Lipe já adiantou que se trata de um plug em cerâmica que usei para isolar o termopar da estrutura metálica do torrador. Na verdade, esse conector é exatamente o da "finada" resistência 110v original que veio quebrada. - na foto 10, é mostrado os dois vidros que fazem o isolamento do torrador, sendo que no externo eu tive que colar com silicone, pois ele estava se soltando no transporte do torrador. Com o silicone, um pouco da fumaça também parou de sair pelas brechas do vidro. - na foto 11, a chave philips aponta para o lugar onde o cabo do termopar está passando. É um termopar K da Minipa. Optei por ele por ser barato, fácil de achar em lojas de componentes eletrônicos, além de ter um cabo em fibra de vidro, que é maleável e bem resistente ao calor. - nas fotos 12, 13 e 14, mostra o sistema que usei para inserir o termopar (sensor BT) dentro do torrador. A grande questão a ser pensada e resolvida é que o sistema tem que permitir que o sensor seja colocado e tirado de forma bem rápida, porque tudo acontece muito rápido, especialmente no final da torra, quando vc quer retirar o tambor e já resfriar o café. Nesse formato, usei um objeto que já tinha em casa, que consiste num cano metálico bem fino que tem uma peça plástica em formato de funil e que permite que eu insira e tire o sensor bem rápido. - nas fotos 15-20, mostra o sistema que criei pensando em apoiar o tambor exclusivamente no mancal, eliminando o sistema com alça, que produz muito atrito e ruído. No final das contas, considero que foi desnecessário porque percebi que a alça é muito útil para sacar o tambor com rapidez, especialmente pelo fato de que ele está muito quente. Não dá para usar luvas, porque minha mão é grande e na velocidade eu poderia amassar a grade do tambor. Porém, como vantagem - já dito pelo Lipe - o cano de cobre fica inerte e preso no mancal, enquanto o tambor roda. Um fato importante para quem vai usar sensor BT: o revestimento e a forma como ele vai ser inserido. Eu optei pelo cano de cobre por 2 motivos: primeiro, por ser maleável e me permitir colocar o sensor BT por dentro exatamente onde eu quisesse dentro do tambor; segundo, porque ele próprio já protege o revestimento do sensor de ser queimado. Também não falei da caixa de controle e ela também não aparece nas fotos. Fiz de forma que todos os fios retornassem para o lado direito do torrador e num tubo só entrassem por uma caixa tipo "Patola" onde estão os 2 relês, o arduino e os plugs para AC e DC. No mais, se alguém tiver alguma dúvida específica, só perguntar que eu respondo. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Weiler, na resistencia superior esquerda (lado q fica o sensor, oposto a ventoinha) tem um cabo q vem do outro lado e pluga na resistencia superior, de onde vem esse cabo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Weiller, Eu acho que a solução do mancal e rolimã é fundamental (e foi a ausência dessa solução que você bolou que me levou a encerrar a customização do F1). Tive muita dor de cabeça com esse sistema da air fryer, porque o atrito fica muito grande e acaba queimando o motor, que não aguenta a força necessária para girar o tambor, sobretudo depois de acrescer a necessária chapa ao final do tambor para evitar que os grãos saiam por ali. Deve ter um jeito, no entanto, de adicionar esse sistema de giro sem inviabilizar o esquema de retirada e ingresso do tambor com as alças. Algo para se pensar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Legal as mods Weiler, valeu por compartilhar. Sobre a alça, não dá pra manter o sistema de mancal junto com a alça? Ela pega no mancal na hora de colocar? Imagino que se o mancal estiver posicionado pra manter o tambor apenas desencostado daquela cinta externa da alça (que originalmente tem a função de mancal pra borda do tambor) resolve o problema do atrito sem perder a praticidade da alça. Outra ideia que me ocorreu pra acabar com atrito e barulho seria recortar 2 "janelas" na parte inferior da cinta da alça e posicionar 2 rolamentos por baixo de forma que eles fiquem com o anel externo apenas alguns mm acima da cinta. Assim o tambor apoiaria nos rolamentos e não nessa cinta. Teria que usar rolamentos pequenos e ver se não vai pegar no fundo do torrador. No único teste que fiz até agora, ao aquecer o torrador sem grãos, em determinados momentos o tambor realmente fazia barulhos e chegava a dar umas enroscadas, acredito que por conta da dilatação. Depois que coloquei o café ele estabilizou, acho que o próprio peso dos grãos ajudou a manter ele mais alinhado. O batch foi de 250g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Mortari, a ideia inicial do mancal era eliminar a alça, mas como vi que a alça era necessária (pela praticidade), o resultado ficou exatamente esse que você percebeu: o sistema mantem o tambor girando sem depender das alças, o que força menos o motor. Mas ainda assim há atrito e barulho. Sobre os rolamentos embaixo, não sei se funciona, pois é justamente aquela parte de baixo que faz apoio para a tampa puxar o tambor. Só com os dois apoios laterais não dá sustentação. Enfim, me parece que o Lipe está bolando um sistema intermediário que vai manter o sistema atual de sustentação e giro, mas vai criar um jeito prático de inserir a BT. Vamos aguardar. PS. Uma coisa que eu queria te falar sobre resfriamento. Você disse que despejou os graõs numa peneira e colocou sobre o ventilador. Já pensou em fazer o contrário: coloca a peneira no chão e o ventilador por cima? É assim que eu faço e praticamente não espalha as cascas. Pense nisso! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Eu tinha pensado em manter só a alça Weiler, nao pensei na questão exposta agora, o atrito gerado e a queima com o tempo. Qual motor vc usou weiler? Sobre as resistencias q perguntei mais acima? De o de vem aquele cabo conectado a resistencia superior? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Talvez eu não tenha descrito bem, fiz um esboço aqui com uma foto que achei na internet, o que me ocorreu foi algo nesse sentido: Só teria que bolar uma forma de fizar os rolamentos, mas acho que não seria complicado já que existe aquela chapa inferior paralela aos rolamentos na cinta. Também fiquei curioso quanto àquele fio na resistência superior. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Lipe, usei o motor que o Guilherme me indicou. Mas hoje eu não mexeria nisso, manteria o original. A adaptação não é muito fácil, além de exigir que você o isole completamente do contato com a lata para não gerar ruído nos shields. Sobre o tal fio, é a alimentação da resistência. Com são ligadas em série (fio menor), o outro é a FASE para o fio que vai para a tomada. O fio NEUTRO ficou do lado direito apenas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 so pra acabar de matar minha duvida.. No outro lado suas resistencias são ligadas da mesma forma só q claro, no outro fio q vem da tomada?? Resumindo, vem um fio da tomada pra um lado das resistencias e outro fio pro outro lado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Exato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 19 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2016 Duvida tirada.. São ligadas em paralelo weiler. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 21 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 21 Fevereiro 2016 Galera,td bem? Estou me preparando pra viajar pra Sao Paulo semana que vem e encontrar os amigos do CDC por isso não tive tempo de postar antes algumas coisas sobre esse torrador air fryer da Philco. Primeiramente o meu demorou pra chegar,só chegou essa semana.Estive em contato com o Lipe discutindo quais as melhores implementações e quais as desnecessárias do meu ponto de vista sobre o torrador. Ao vivo só conheço o do Weiler aqui de Goiânia e agora seria o meu que chegou esses dias... entretanto... quando abri o meu torrador,ele estava repleto de uma coisa branca pregada nele.Acho que o meu é usado e devolvido,famoso refubished.Ok,paguei 89 reais,mas do jeito que veio o meu acredito que não dá pra usar.É uma coisa branca pregada nele, que não sai facilmente e nem com um pano,é alguma coisa pregada,tipo crosta...vou postar algumas fotos O de vocês veio assim?Alguém mais com o mesmo problema? Acho que vou ter que devolver, e o pior, viajo terça e só retorno no sábado. Vamos ver o que vai dar. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 21 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 21 Fevereiro 2016 Isso é oxidação, famoso zinabre. Por isso, alguns produtos vêm com aquele saquinho de silica, justamente para não ocorrer isso. Eu desencanaria, passa um pano com álcool ou acetona e pronto! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 21 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 21 Fevereiro 2016 Faz o q o Weiler fala mano. Tmb acho q é oxidação da zincagem da chapa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafa Rocks Postado 21 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 21 Fevereiro 2016 Valeu amigos,não sabia que era algo de facil solução. Valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 23 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2016 Ontem fiz algumas alterações pra deixar uma instalação esteticamente mais limpa das mods. Como o apartamento é pequeno e provavelmente terei que deixar o torrador sobre o aparador, junto com os outros eletrodomésticos, vou tentar deixar com um aspecto mais "original" possível (a esposa já pediu pra não transformá-lo num frankstein). Coloquei um conector pro cabo de força que alimenta as resistências (onde eu ligo o controlador) no lugar do botão to timer, que saiu, e uma chave liga/desliga pro motor (que atualmente desliga também a ventoinha, mas ainda estou na dúvida se deixo assim ou isolo a ventoinha pra ficar sempre ligada): O cabo do termopar ET por enquanto passei por um vão que já existia no forninho. Essa posição ficou boa porque dá pra enrolá-lo e "guardá-lo" embaixo da bandeja de películas quando não estiver usando o torrador, assim fica 100% escondido. Mas ainda estou pensando em prendê-lo com um passa-fio em algum ponto por ali pra evitar ficar forçando o cabo: Faltando ainda fazer as aletas no tambor, alterações no fluxo de ar (tive umas ideias mas que ainda preciso testar) e um suporte para o sensor BT. 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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