Ir para conteúdo

Baratza Virtuoso 586 vs Unique vs Coado


Igor Coutinho

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal,

 

Recentemente adquiri um baratza virtuoso 586 (com as mós do Preciso) e estou com algumas duvidas. Logo que chegou o moedor (de NY) desmontei o mesmo e fiz aquela configuração daquele parafuso bem pequeninho, tirei ele da esquerda (coarse) e passei para a direita (fine). Bem, atualmente para conseguir um bom expresso com cafés Unique tenho utilizado o moedor na posição 5 e estou utilizando uma sobre dose de +- de 9g a 11g. O espresso sai com um crema legal com 27 seg 60 ml utilizando o filtro duplo da Saeco Poemia 53mm (despressuzirado). Não ia entrar nesse assunto agora mas vou aproveitar a oportunidade:

 

Se eu colocar os 7g no pf duplo não consigo extrair no tempo correto o cafe fica ralo sem crema ou com espuma no lugar do crema. Alguem poderia me ajudar nisso tbm? Gostaria de um bom expresso com 7g. Devo usar o pf simples e ajustar a moagem?

 

Agora vamos ao que interessa deste topico (Coado!!). Recentemente comecei a me aventurar no café coado e para isso, coloquei a regulagem do moinho na posição 0. E ao dar start ele fica girando, girando e girando e nao consegue puxar e moer o café. O que tenho feito para corrigir é começar moendo na posição 5 e com o moedor ligado ir abaixando em direção a moagem mais fina 0. Muitas vezes ao chegar na 0 ou na 1 ele novamente para de puxar e moer e eu novamente subo pra 5 e vou descendo pra 0 novamente. Certamente este método esta gerando uma inconsistencia na moagem e nao sei se támbém causando danos ao moedor. Uma outra coisa que costumo fazer é colocar no recipiente do moedor somente a dose café em grãos que vou usar para moer naquele momento sem deixar sobras. Isso pode impactar no peso/gravidade que ajudaria a empurrar o grão para baixo e ser moído?

 

Obrigado!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse tópico devia ser incorporado no clube baratza.

Nada pessoal, minha terapeuta disse pra não guardar emoções.  :D

Eu não tomo lungos, mas 60 ml com 11 gramas de pó ta mais pra chafé. :mellow:

Com 7 gr de pó, dependendo do café, eu faria um expresso de 14 gramas de bebida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Igor. Para café coado eu utilizo uma granulometria mais grossa que a do expresso. Este assunto já foi bem discutido no fórum, da uma olhada neste tópicos. 

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/891-diagnostico-do-cafe-coado/

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/31-bom-cafe-coado/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, procure informações nos tópicos dos moedores Baratza.

 

Vou te adiantar umas coisas:

 

-a moagem pra coado é mais grossa que pra espresso;

-pra fazer espresso com 7g tem que usar o filtro simples;

-o duplo é mais fácil de extrair que o simples;

-o duplo leva ao redor de 14g, até um pouco mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sabia que tinha esse clube baratza. rs! Eu estava achando que para Coado a moagem deveria ser mais fina que para o expresso. Acho que me expressei mal na abertura no topico, mas a minha duvida na verdade é pq o moinho nao puxa os grão na regulagem 0. o moedor gira a lamina mas não moe, não puxa o grão pra baixo, fica só "girando" os grãos no recipiente.

 

Admito que estou começando agora com Coado e estou bem desinformado ainda. Vou pesquisar mais.

 

Eu sempre vi por ai que expresso são 60ml aproxidamente e 7 gramas de pó. Mas eu particularmente so fico satisfeiro com 10 gramas ou mais pra um expresso de 60ml. Isso é normal? Acho que 7g pra um expresso de 60ml vira um chafé mesmo.

 

Rodrigo, com o duplo geralmente se faz até quantas ml de expresso (pra ficar daquele jeito, encorpado), o tempo permanece o mesmo de 25~30seg? A maior parte das pessoas costumam usar o duplo para fazer um expresso em casa? ou usam o single quando é apenas um expresso? Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais comum é o dodro do peso do pó em café na xícara.

 

Simples, 7 g de pó, 14 g de café, dependendo da crema isso é uns 20 ml

Duplo, 14 g de pó, 28 g de café, dependendo da crema isso é uns 40 ml

 

Tempo em torno de 20 s a partir do primeiro pingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É acho que eu estava tentando fazer uma versão do turco coado! kkkkk acabei de fazer um na moagem nº13 conforme indicado na tabela que encontrei da baratza e achei que o café passou muito rapido no melita, deu 250 ml, 15g de po, menos de 3 minutos. vou tentar afinar um pouco.

 

Essas dicas do sergio foram muito uteis pra mim, eu começava a contar a partir do tempo que eu ligava a bomba e sempre me perguntava pq eu nunca conseguia fazer um bom expresso com 8g de pó para 60 ml de agua.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O usual é contar a partir do acionamento da bomba. Na página principal, há uma seção de tutoriais, incluindo espresso e coado. Lá o coado é no hario v60, mas no melitta é praticamente igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro expresso o ideal é não fugir muito dos 7-10 g p/ 30 mL no filtro simples ou 2x isso no filtro duplo. Se prefere café mais fraco é melhor adicionar água quente direto na xícara no expresso pronto (o famoso carioca) do que deixar passando água em excesso pelo bolo, o que gera sobrextração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...