Igor Coutinho Postado 2 Julho 2014 Denunciar Share Postado 2 Julho 2014 Boa noite pessoal, Recentemente adquiri um baratza virtuoso 586 (com as mós do Preciso) e estou com algumas duvidas. Logo que chegou o moedor (de NY) desmontei o mesmo e fiz aquela configuração daquele parafuso bem pequeninho, tirei ele da esquerda (coarse) e passei para a direita (fine). Bem, atualmente para conseguir um bom expresso com cafés Unique tenho utilizado o moedor na posição 5 e estou utilizando uma sobre dose de +- de 9g a 11g. O espresso sai com um crema legal com 27 seg 60 ml utilizando o filtro duplo da Saeco Poemia 53mm (despressuzirado). Não ia entrar nesse assunto agora mas vou aproveitar a oportunidade: Se eu colocar os 7g no pf duplo não consigo extrair no tempo correto o cafe fica ralo sem crema ou com espuma no lugar do crema. Alguem poderia me ajudar nisso tbm? Gostaria de um bom expresso com 7g. Devo usar o pf simples e ajustar a moagem? Agora vamos ao que interessa deste topico (Coado!!). Recentemente comecei a me aventurar no café coado e para isso, coloquei a regulagem do moinho na posição 0. E ao dar start ele fica girando, girando e girando e nao consegue puxar e moer o café. O que tenho feito para corrigir é começar moendo na posição 5 e com o moedor ligado ir abaixando em direção a moagem mais fina 0. Muitas vezes ao chegar na 0 ou na 1 ele novamente para de puxar e moer e eu novamente subo pra 5 e vou descendo pra 0 novamente. Certamente este método esta gerando uma inconsistencia na moagem e nao sei se támbém causando danos ao moedor. Uma outra coisa que costumo fazer é colocar no recipiente do moedor somente a dose café em grãos que vou usar para moer naquele momento sem deixar sobras. Isso pode impactar no peso/gravidade que ajudaria a empurrar o grão para baixo e ser moído? Obrigado!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 2 Julho 2014 Denunciar Share Postado 2 Julho 2014 Acho que esse tópico devia ser incorporado no clube baratza. Nada pessoal, minha terapeuta disse pra não guardar emoções. Eu não tomo lungos, mas 60 ml com 11 gramas de pó ta mais pra chafé. Com 7 gr de pó, dependendo do café, eu faria um expresso de 14 gramas de bebida. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zé Maria Postado 2 Julho 2014 Denunciar Share Postado 2 Julho 2014 Olá Igor. Para café coado eu utilizo uma granulometria mais grossa que a do expresso. Este assunto já foi bem discutido no fórum, da uma olhada neste tópicos. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/891-diagnostico-do-cafe-coado/ http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/31-bom-cafe-coado/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Julho 2014 Denunciar Share Postado 2 Julho 2014 Igor, procure informações nos tópicos dos moedores Baratza. Vou te adiantar umas coisas: -a moagem pra coado é mais grossa que pra espresso; -pra fazer espresso com 7g tem que usar o filtro simples; -o duplo é mais fácil de extrair que o simples; -o duplo leva ao redor de 14g, até um pouco mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Coutinho Postado 3 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 Nem sabia que tinha esse clube baratza. rs! Eu estava achando que para Coado a moagem deveria ser mais fina que para o expresso. Acho que me expressei mal na abertura no topico, mas a minha duvida na verdade é pq o moinho nao puxa os grão na regulagem 0. o moedor gira a lamina mas não moe, não puxa o grão pra baixo, fica só "girando" os grãos no recipiente. Admito que estou começando agora com Coado e estou bem desinformado ainda. Vou pesquisar mais. Eu sempre vi por ai que expresso são 60ml aproxidamente e 7 gramas de pó. Mas eu particularmente so fico satisfeiro com 10 gramas ou mais pra um expresso de 60ml. Isso é normal? Acho que 7g pra um expresso de 60ml vira um chafé mesmo. Rodrigo, com o duplo geralmente se faz até quantas ml de expresso (pra ficar daquele jeito, encorpado), o tempo permanece o mesmo de 25~30seg? A maior parte das pessoas costumam usar o duplo para fazer um expresso em casa? ou usam o single quando é apenas um expresso? Valeu!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 O mais comum é o dodro do peso do pó em café na xícara. Simples, 7 g de pó, 14 g de café, dependendo da crema isso é uns 20 ml Duplo, 14 g de pó, 28 g de café, dependendo da crema isso é uns 40 ml Tempo em torno de 20 s a partir do primeiro pingo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 no rocky eu uso moagem de 4 a 8 para expresso e ~ 25 para coado. Achei estranho vc tentar zerar o moinho pra isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Coutinho Postado 3 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 É acho que eu estava tentando fazer uma versão do turco coado! kkkkk acabei de fazer um na moagem nº13 conforme indicado na tabela que encontrei da baratza e achei que o café passou muito rapido no melita, deu 250 ml, 15g de po, menos de 3 minutos. vou tentar afinar um pouco. Essas dicas do sergio foram muito uteis pra mim, eu começava a contar a partir do tempo que eu ligava a bomba e sempre me perguntava pq eu nunca conseguia fazer um bom expresso com 8g de pó para 60 ml de agua. Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 O tempo de extração no melitta não está ruim. Contar a partir do momento em que liga a bomba também não esta errado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 O usual é contar a partir do acionamento da bomba. Na página principal, há uma seção de tutoriais, incluindo espresso e coado. Lá o coado é no hario v60, mas no melitta é praticamente igual. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 3 Julho 2014 Denunciar Share Postado 3 Julho 2014 Pro expresso o ideal é não fugir muito dos 7-10 g p/ 30 mL no filtro simples ou 2x isso no filtro duplo. Se prefere café mais fraco é melhor adicionar água quente direto na xícara no expresso pronto (o famoso carioca) do que deixar passando água em excesso pelo bolo, o que gera sobrextração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas