felipemancha Postado 4 Julho 2014 Denunciar Share Postado 4 Julho 2014 olá pessoal, Sou novo por aqui, meu nome é Felipe, sou de Porto Alegree gostaria de algumas informações do pessoal com mais conhecimento a respeito de uma maquina de espresso profissional FAEMA 2 gruposganhei esta maquina a 1 mês, ela ficou parada a quase 1 ano, mesmo após este tempo parada liguei ela e funcionou tudo direitinho, mas ela estava com agua "parada" na caldeira o que resultou em calcificação de quase tudo, desmontei ela inteira e limpei as tubulações, mangueiras, porta filtro e tudo mais.... menos a caldeira pois não tem acesso a mais nada alem da resistência aquecedora,esvaziei ela por completo e saíram pedras de calcificação e uma agua branca.... as tubulações de cobre lavei com vinagre e sal o que consegui deixar 100%, alguns canos tive que refazer o flange pois o desgaste foi grande.Andei pesquisando na net e não encontrei nada sobre este modelo de faema.. nem sobre descalcificação de maquinas profissionais...aos poucos vou reformando ela, e refazendo o que precisa Minha duvida é a seguinte:Existe algum descalcificador que eu possa usar nesta maquina?como não consigo esvaziar o a caldeira por completo tem algum risco a saude ou ao sabor do café este descalcificador misturado com a agua da caldeira?alguém ai sabe que modelo de maquina é este?Eu usarei esta maquina para meu aperfeiçoamento, sou barista formado a algum tempo e como apareceu esta oportunidade com esta Faema resolvi abraçarBom eram estas minhas duvidas, espero contribuir com o pessoal aqui no que for possivel, Obrigado 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 4 Julho 2014 Denunciar Share Postado 4 Julho 2014 Ácido cítrico dissolvido em água. Tem que arrumar um jeito de colocar lá e depois drenar. De qualquer maneira, se não ficou muita crosta, não é prejudicial e normalmente não mistura com a água. As flanges dos tubos, normalmente, da para salvar com fita veda rosca, mas se refez, melhor ainda. O grupo funciona com Termosifao? Dois tubos do trocador de calor vão até ele? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 4 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 4 Julho 2014 Carneiro, Sim, da caldeira saem 2 tubos para cada grupo 1 da parte superior da caldeira e 1 da parte inferior da caldeira para cada grupo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 4 Julho 2014 Denunciar Share Postado 4 Julho 2014 Legal, mais um porto-alegrense na área. Bem-vindo, Felipe. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 4 Julho 2014 Denunciar Share Postado 4 Julho 2014 OlHa só! Não é um mal presente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 4 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 4 Julho 2014 valeu pessoal, se alguem souber de alguma dica sobre ela, modelo, ano de fabricação pode postar aiveio junto um moinho, que precisa de ajustes e revisão.. que eu mesmo farei ainda nesta semana (se o tempo melhorar) creio que seja um moinho faema tambem..pois não tem marca nem modelo escrito nele (se alguem souber que modelo é)Carneiro,como tinha mencionado refiz o flange de alguns canos, bem simples até,e acho que usarei o liquido comum de outras maquinas para descalcificar ela, depois eu dreno toda a agua e vamos ver como ela se comportadeixo em anexo mais algumas imagensObrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 12 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 preciso de algumas dicas para descalcificar a caldeira..alguem conhece ou recomenda algum procedimento? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Ácido cítrico.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Leme Checchia Postado 12 Julho 2014 Denunciar Share Postado 12 Julho 2014 Quando ela estiver pronta quero ser convidado a tomar um expresso rsrs. Boa sorte! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 14 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 bom pessoal... fiz a limpeza da caldeira, com acido citrico e ficou ótimo, obrigado pelas dicas Carneirosegue abaixo algumas imagens dela hoje, agora 80% pronta, descobri hoje uma plaqueta, com a indicação de fabricação 1997 preciso achar uma forma de evitar o "verde" corrosão que ta aparecendo na junção da resistência... o restante ta OKPressão oktemperatura oknivel de agua okvapor okfim dos vazamentos oktermostato okAlguem saberia me informar como faço para retirar a peneira do grupo?.. aquela telinha que fica fixa no grupo.. tem uma foto dela abaixo vi que em algumas maquinas ela é parafusada.. mas nesta parece um rebitee hoje chegaram as minhas pitchers 250ml e 500ml 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Felipe, bom trabalho. O verde deve ser algum sal de cobre ... um de nossos químicos de plantão deve ter uma boa dica para neutralizar. O chuveiro (screen) pareceria ser um tipo E61, o rebite é estrutural, serve para segurar a tela, não tem função para desmontar. Para tirar tem que fazer alavanca (com o cabo de uma colher de café) sem forçar demais para não deformar nem perfurar o chuveiro de dois lados opostos. Um pouquinho de cada lado e vai saindo devagar, depois vai ter de tirar a gaxeta de borracha, que possivelmente deva estar ressecada e "cozinhada" e muito provavelmente deva ser trocada .... 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 14 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Bernardo B, muito obrigado pela ajuda! me tirou uma "baita" duvida, estava faltando somente esta parte para limpar, pois a cada abertura do chuveirinho estava vindo sujeira junto, creio que de tanto tempo que ela ficou paradae estava com medo de tentar tirar e acabar destruindo tudo rsrsrs valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 14 Julho 2014 Denunciar Share Postado 14 Julho 2014 Eu tinha a mesma dúvida, a minha só foi tirada uma vez pelo tecnico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Bom trabalho Felipe A minha sempre que faço backflush com cafiza eu retiro e deixo de molho com os filtros e os PFs com água quente e cafiza também, já a gaxeta de borracha eu lavo com uma esponja e detergente neutro para não ressecar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 15 Julho 2014 Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Valeu pela informação Bernardo! Minha SGL tem um chuveiro exatamente igual a esse das fotos mas, como ela tem o grupo adaptado, achei que fosse algo fixo ou que tivesse que desmontar tudo pra mexer ali, algo que ainda não tinha me animado a fazer. Vou tentar tirar com cuidado também pra dar uma limpada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 15 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Julho 2014 Hoje foi o dia de finalizar a limpeza, retirada do chuveiro Obrigado Bernardo B pela ajuda, foi bem facildepois vejo se compro novo as peças.. pois o aspecto ficou não ficou la essas coisas e talvez mude o gosto do café na extração 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Felipe, coloca em Cafisa por algumas horas que fica novo. Que tenha saído fácil é bom sinal de que as gaxetas ainda estejam usáveis. Eu gostei do chuveiro e das gaxetas E61 que comprei na Espresso Parts. Podes comprar direto ou encomendar com Alexandre Velloso.l 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 16 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 bom Pessoal, fiz os primeiros testes pra valerestava ajustando o moinho após uma revisão e limpeza dele também, ainda preciso ajustar a granulaçãoconsegui um espresso bom, boa crema, mas como ainda me falta um tamper deixaremos de fora o espresso..rsrsrsr compactei com fundo de um coporesolvi fazer um capuccino..rsrsr.. com leite ficou aceitávelentão leite vaporizado..e café... como ainda são testes.. o leite não saiu la essas coisas (falta de pratica) e leite ruim...grão café do mercado congelado (era o que tinha rsrsrs)... deu só p 2 cafésSegue as imagens e como ficou meu cantinho "improvisado" do caféAgradeço a todos pelas ajudas, foram informações indispensáveis para que eu chegasse até aqui Cantinho do café improvisado : 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 16 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Felipe, coloca em Cafisa por algumas horas que fica novo. Que tenha saído fácil é bom sinal de que as gaxetas ainda estejam usáveis. Eu gostei do chuveiro e das gaxetas E61 que comprei na Espresso Parts. Podes comprar direto ou encomendar com Alexandre Velloso.l O que seria Cafisa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Detergente específico para máquina de café. Outro é Joe Glo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 Talvez Rodrigo tenha como para te ceder um pouco ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 16 Julho 2014 Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 O que seria Cafisa? Eu uso três gramas de cafisa pra 500 ml de água. Use água quente e deixe uma noite. Vai limpar até a alma das suas peças. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 16 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2014 começando a faxina! rsrsrdia dificil... em nenhum ligar tinha o detergente aqui em porto alegre... coloquei 1 pastilha no filtro cego..backflush.... e Bummmm!!! nunca vi tanta sujeira sair dos grupos.... rsrsr agora desmontei tudo e deixei de molho e vai ficar la por algumas horas.. limpa mesmo, obrigado pessoal! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Julho 2014 Denunciar Share Postado 17 Julho 2014 Talvez Rodrigo tenha como para te ceder um pouco ... Eu tenho. Claro que posso ceder, desde que ele remova aquele adesivo do Hamorim da Faema. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 17 Julho 2014 Denunciar Share Postado 17 Julho 2014 Apoiado, detesto propaganda grátis. Abro exceções para o cdc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 17 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 17 Julho 2014 ehehehetentei remover o adesivo... mas a cola dele vem com a tinta da maquina junto....vou ver se consigo um soprador termico para tirar ele.. rsrsrs...até porque a hamorim nao trabalha mais com maquina "velha"..rrsrsr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Julho 2014 Denunciar Share Postado 17 Julho 2014 Põe um adesivinho do CdC. Mas ele é pequeno. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 18 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 18 Julho 2014 uma coisa que percebi.... estas pastilhas de cafiza... parecem as pastilhas de maquina de lavar louça...com uma quantidade menor é claro...mas pelo cheiro.. e tato... são bem semelhantes..não consegui ver a composição quimica do cafiza.. a embalagem que eu tenho aqui nao tem rotulo com as informações... deixei de molho os porta filtros.. filtros.. a noite inteira... e na manha de hoje a agua estava bem escura...rsrsrsr e as peças bem limpasresumindo agora tudo limpo e descalcificado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Julho 2014 Denunciar Share Postado 18 Julho 2014 Você só achou em pastilhas. Essas acabam saindo mais caro. Muitos de nós tem o pote com o produto em pó, que dura uma eternidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 19 Julho 2014 Autor Denunciar Share Postado 19 Julho 2014 pessoal que quiser experimentar... eu aprovo comprei este leite ontem.. para fazer testes de vaporização.... e achei ótimo o resultado, detalhe importante... leite tipo B.... e custando 1 real a menos que os de caixinha...claro que é um leite que nao tem a durabilidade dos outros... mas por ser barato... e ótimo para vaporização eu indico... (R$ 1,75 no zaffari)... validade 5 dias Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas