Ir para conteúdo

Duvida, maquina café espresso Faema


Postagens recomendadas

olá pessoal,

Sou novo por aqui, meu nome é Felipe, sou de Porto Alegre
e gostaria de algumas informações do pessoal com mais conhecimento a respeito de uma maquina de espresso profissional FAEMA 2 grupos
ganhei esta maquina a 1 mês, ela ficou parada a quase 1 ano, mesmo após este tempo parada liguei ela e funcionou tudo direitinho, mas ela estava com agua "parada" na caldeira o que resultou em calcificação de quase tudo, desmontei ela inteira e limpei as tubulações, mangueiras, porta filtro e tudo mais.... menos a caldeira pois não tem acesso a mais nada alem da resistência aquecedora,
esvaziei ela por completo e saíram pedras de calcificação e uma agua branca.... 
as tubulações de cobre lavei com vinagre e sal o que consegui deixar 100%, alguns canos tive que refazer o flange pois o desgaste foi grande.
Andei pesquisando na net e não encontrei nada sobre este modelo de faema.. nem sobre descalcificação de maquinas profissionais...
aos poucos vou reformando ela, e refazendo o que precisa

Minha duvida é a seguinte:

Existe algum descalcificador que eu possa usar nesta maquina?
como não consigo esvaziar o a caldeira por completo tem algum risco a saude ou ao sabor do café este descalcificador misturado com a agua da caldeira?
alguém ai sabe que modelo de maquina é este?

Eu usarei esta maquina para meu aperfeiçoamento, sou barista formado a algum tempo e como apareceu esta oportunidade com esta Faema resolvi abraçar

Bom eram estas minhas duvidas, espero contribuir com o pessoal aqui no que for possivel, Obrigado

post-4022-0-39039000-1404463846_thumb.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ácido cítrico dissolvido em água. Tem que arrumar um jeito de colocar lá e depois drenar.

 

De qualquer maneira, se não ficou muita crosta, não é prejudicial e normalmente não mistura com a água.

 

As flanges dos tubos, normalmente, da para salvar com fita veda rosca, mas se refez, melhor ainda.

 

O grupo funciona com Termosifao? Dois tubos do trocador de calor vão até ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pessoal, 

se alguem souber de alguma dica sobre ela, modelo, ano de fabricação pode postar ai
veio junto um moinho, que precisa de ajustes e revisão.. que eu mesmo farei ainda nesta semana (se o tempo melhorar) creio que seja um moinho faema tambem..
pois não tem marca nem modelo escrito nele (se alguem souber que modelo é)

Carneiro,
como tinha mencionado refiz o flange de alguns canos, bem simples até,
e acho que usarei o liquido comum de outras maquinas para descalcificar ela, depois eu dreno toda a agua e vamos ver como ela se comporta

deixo em anexo mais algumas imagens

Obrigado!
 

post-4022-0-95227400-1404515325_thumb.jpg

post-4022-0-18516100-1404515425_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom pessoal... fiz a limpeza da caldeira, com acido citrico e ficou ótimo, 

obrigado pelas dicas Carneiro

segue abaixo algumas imagens dela hoje, agora 80% pronta, descobri hoje uma plaqueta, com a indicação de fabricação 1997

preciso achar uma forma de evitar o "verde" corrosão que ta aparecendo na junção da resistência... o restante ta OK
Pressão ok
temperatura ok
nivel de agua ok
vapor ok
fim dos vazamentos ok
termostato ok
Alguem saberia me informar como faço para retirar a peneira do grupo?.. aquela telinha que fica fixa no grupo.. tem uma foto dela abaixo vi que em algumas maquinas ela é parafusada.. mas nesta parece um rebite
HB0D4pM.jpg
ha2Ty6M.jpg
LysI7jF.jpg
TIRFJI7.jpg
1n4TAOJ.jpg

e hoje chegaram as minhas pitchers  :D 250ml e 500ml
dK8Zn1h.jpg


 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, bom trabalho.

O verde deve ser algum sal de cobre ... um de nossos químicos de plantão deve ter uma boa dica para neutralizar.

O chuveiro (screen) pareceria ser um tipo E61, o rebite é estrutural, serve para segurar a tela, não tem função para desmontar.

Para tirar tem que fazer alavanca (com o cabo de uma colher de café) sem forçar demais para não deformar nem perfurar o chuveiro de dois lados opostos. Um pouquinho de cada lado e vai saindo devagar, depois vai ter de tirar a gaxeta de borracha, que possivelmente deva estar ressecada e "cozinhada" e muito provavelmente deva ser trocada ....

 

18918447gg.jpg

 

18918448ew.jpg

 

18918449dr.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo B, 

 

muito obrigado pela ajuda!

me tirou uma "baita" duvida, estava faltando somente esta parte para limpar, pois a cada abertura do chuveirinho estava vindo sujeira junto, creio que de tanto tempo que ela ficou parada
e estava com medo de tentar tirar e acabar destruindo tudo rsrsrs

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom trabalho Felipe

A minha sempre que faço backflush com cafiza eu retiro e deixo de molho com os filtros e os PFs com água quente e cafiza também, já a gaxeta de borracha eu lavo com uma esponja e detergente neutro para não ressecar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela informação Bernardo!

 

Minha SGL tem um chuveiro exatamente igual a esse das fotos mas, como ela tem o grupo adaptado, achei que fosse algo fixo ou que tivesse que desmontar tudo pra mexer ali, algo que ainda não tinha me animado a fazer. Vou tentar tirar com cuidado também pra dar uma limpada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi o dia de finalizar a limpeza, retirada do chuveiro 

Obrigado Bernardo B pela ajuda, foi bem facil
depois vejo se compro novo as peças.. pois o aspecto ficou não ficou la essas coisas e talvez mude o gosto do café na extração 

CBww2JQ.jpg

oyyk41y.jpg

yEJbVr1.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, coloca em Cafisa por algumas horas que fica novo.

Que tenha saído fácil é bom sinal de que as gaxetas ainda estejam usáveis.

Eu gostei do chuveiro e das gaxetas E61 que comprei na Espresso Parts.

Podes comprar direto ou encomendar com Alexandre Velloso.l

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom Pessoal, fiz os primeiros testes pra valer
estava ajustando o moinho após uma revisão e limpeza dele também, ainda preciso ajustar a granulação
consegui um espresso bom, boa crema, mas como ainda me falta um tamper deixaremos de fora o espresso..rsrsrsr compactei com fundo de um copo
resolvi fazer um capuccino..rsrsr.. com leite ficou aceitável
então leite vaporizado..e café... 
como ainda são testes.. o leite não saiu la essas coisas (falta de pratica) e leite ruim...
grão café do mercado congelado (era o que tinha rsrsrs)... deu só p 2 cafés
Segue as imagens e como ficou meu cantinho "improvisado" do café
Agradeço a todos pelas ajudas, foram informações indispensáveis para que eu chegasse até aqui

J5Jn4qf.jpg

2Wz2k7I.jpg

ySaMvCx.jpg

Sy0nDEe.jpg

Cantinho do café improvisado :
I8YIBEu.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, coloca em Cafisa por algumas horas que fica novo.

Que tenha saído fácil é bom sinal de que as gaxetas ainda estejam usáveis.

Eu gostei do chuveiro e das gaxetas E61 que comprei na Espresso Parts.

Podes comprar direto ou encomendar com Alexandre Velloso.l

 O que seria Cafisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

começando a faxina! rsrsr
dia dificil... em nenhum ligar tinha o detergente aqui em porto alegre... 

coloquei 1 pastilha no filtro cego..backflush.... e Bummmm!!! nunca vi tanta sujeira sair dos grupos.... rsrsr

agora desmontei tudo e deixei de molho e vai ficar la por algumas horas.. limpa mesmo, obrigado pessoal!

mm567by.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ehehehe

tentei remover o adesivo... mas a cola dele vem com a tinta da maquina junto....
vou ver se consigo um soprador termico para tirar ele.. rsrsrs...até porque a hamorim nao trabalha mais com maquina "velha"..rrsrsr

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma coisa que percebi.... 
estas pastilhas de cafiza... parecem as pastilhas de maquina de lavar louça...
com uma quantidade menor é claro...
mas pelo cheiro.. e tato... são bem semelhantes..
não consegui ver a composição quimica do cafiza.. a embalagem que eu tenho aqui nao tem rotulo com as informações... 

deixei de molho os porta filtros.. filtros.. a noite inteira... e na manha de hoje a agua estava bem escura...rsrsrsr e as peças bem limpas
resumindo agora tudo limpo e descalcificado  :D  :D  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal que quiser experimentar... eu aprovo

comprei este leite ontem.. para fazer testes de vaporização.... e achei ótimo o resultado, 
detalhe importante... leite tipo B.... e custando 1 real a menos que os de caixinha...
claro que é um leite que nao tem a durabilidade dos outros... mas por ser barato... e ótimo para vaporização eu indico... (R$ 1,75 no zaffari)... validade 5 dias

qcMFs7C.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...