Ir para conteúdo

Duvida, maquina café espresso Faema


Postagens recomendadas

bom, vamos aos testes agora a pouco 
refiz os procedimentos....
diminui 2 pontos no grau da moagem... deixando mais fina que ontem... e... nada aconteceu...
reduzi a quantidade de pó.... como mencionaram ontem poderia ser isto.... e... nada aconteceu...
compactei com mais pressão.... e poe pressão.... e ... nada aconteceu...

 

então... eu acho realmente que pode ser o grão....
Segue as imagens:
ps: não reparem no copo de pepsi... tive que improvisar um recipiente alternativo p pó do moinho p não haver desperdício 

MAm3vh3.jpg
ngzCSFs.jpg
YyVhiAB.jpg
C1ARdNb.jpg

Deixei os 20s... saiu uma quantidade referente a cerca de 40ml.. essa foi a unica diferença que notei...
zJCBBGV.jpg

bom, o bolo do porta filtro encosta no chuveiro.. mas quase todas as maquinas q eu conheço.. e que ja fiz espresso encosta...
pois a agua faz a pressão direto no embolo.. e não no espaço vazio que enche de agua e lava a superficie do café antes de passar por ele... senão ao pingar das primeiras gotas de agua ela vai criar caminhos aonde tem menos resistencia da compactação e passar somente por ali... 
QQ7ruJc.jpg
gW9X9VO.jpg


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá (como diria o Gilberto):

 

Quando falei em tocar o bolo, referia-me a antes de extrair para não destruir a compactação. Não pode acontecer. Já tocar depois da extração é normal, até porque o bolo expande bastante depois que do alívio da pressão.

 

Quando o fluxo está rápido demais, pode ser difícil achar o ponto certo de moagem. É mais fácil ter como ponto de partida o extremo oposto. Afinar bastante. Azar que choque a máquina ou saiam só uns pingos. O ponto correto provavelmente está muito mais próximo disso do que da cascata. E você sabe, né, filtros simples são mais manhosos, legal seria você arranjar um duplo também. Moedores de mós planas - em geral - também são um pouco sensíveis a mudanças de regulagem e a mudanças no café. 

 

O fato é que a crema não pode ter essa cor. Mesmo com torras claras, alguma crema sempre obtenho, mesmo que não tão abundante, e ela não pode ser tão clara.

 

Enfim, envolve experimentar um pouco mais, conhecer um pouco mais o conjunto, e tenho certeza que em breve você estará fazendo ótimas extrações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ainda está fraco. 10g/40g = 25%

 

Começe com 50%, 10 g de pó para 20 g na xícara, afinado o bastante para que isso aconteça em mais ou menos 25 s.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom vamos la...
dei uma corrida até o "café do mercado"... e peguei 250g... torra media...
depois que experimenta outros grãos... este fica intragável... mas vamos la.. é só p testes mesmo

Não modifiquei a granulação que estava a mesma da ultima vez... 25s no cronometro... deu aproximadamente 50ml... e crema mais escura
.

na primeira foto.. o branco ali é o fundo da caneca
oMyvJqM.jpg
fZkkX3R.jpg
TqIcr6f.jpg

Utilizei a mesma quantidade de pó. no mesmo nivel, testei no grupo antes  e tirei a duvida o pó não encosta no chuveiro, fiz varias vezes colocar e tirar o PF e o pó ficou certinho sem "marcas"...
a altura ta certa

1l5X9xy.jpg
CfdkAAb.jpg
FKJ4hR0.jpg


então fica minha persistente duvida quanto ao café... rsrsrsrs
mas enfim.. não tenho mais daquele blend p testar a moagem mais fina por exemplo... que seria uma possivel variante do erro da crema...



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece normal , tempo , volume , tudo ok , experimenta fazer a extração em um copo transparente , para ver a espessura da crema , a cor pela foto fica dificil avaliar , mas pelo menos esta melhor (mais escura) que a ultima extração.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe você tem que moer mais fino. 10 g de pó para 50 ml é muito fraco... Moa mais fino para na xícara ficar metade desse volume e no mesmo tempo.

 

Você não tem filtro duplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho filtro duplo... mas tava usando só o simples porque a quantidade de café é menor
mais dificil rsrsrs... mas só tenho q acertar os detalhes


Vou tentar fazer no copo de vidro amanha...  não tenho copos resistentes p isso
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo, Felipe. Nunca consegui fazer uma extração decente com filtro simples. Mesmo porque eu nunca tentei! :P #gilbertofeelings

 

Compra um café razoável, com torra recente, afina essa moagem e pronto! Como bem disse o Rodrigóquis, é melhor errar pro lado do ristretto que para o lado do "coado".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ontem eu tentei usar filtro single e as canalizações pareciam holofotes em um show.

Mas às vezes sai, é bem útil pra não saturar muito rápido.

minha média é de quatro duplos por dia.

tomando single de vez em quando, posso varias mais os cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simples tem alguns requisitos adicionais ...

Principalmente: um bom filtro, um tamper ou kit tamper funil adequado e uma moagem bem ajustada desde que e diferente para simples que para ristretto, e a dosagem tem muito pouca tolerância desde que tanto a área furada quanto o volume do filtro são muito menores, comparados aos filtros duplos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

depois de alguns meses... a cozinha ficou pronta para a bagunça... 

adquiri um outro moinho, usado, ... krups gvx208... de mós, mas não gostei da moagem... que no mais fino ainda fica grosso... é pratico .. mas para outras finalidades  de café.. espresso talvez não
adquiri a balança.. mas no meu descuido consegui destruir ela... 
utilizei o velho moinho, com as tecnicas (copo de pepsi) para não perder tanto pó
ainda com expressos ruins... cafés bons em graos.... do baden
e a tal duvida que ainda nao me acertei com o quesito.. pressão.. granulação... fluxo de agua... 
a impressao que tenho é que parece muita pressão... rsrsrs... no filtro duplo "lava" o café... no simples até que a extração demora mais para sair... nas fotos, a xicara pequena foi com extração no filtro simples o mais proximo do "café bom"
crema ainda esta meio clara... e o sabor ainda meio duvidoso...
creio que teria que fazer ajustes mais precisos na maquina... pressão.. fluxo de agua.. temperatura... coisas que não tenho como verificar precisamente...
alguem tem alguma dica?

segue as imagens:

 

XmTRM3L.jpg
ickXtQo.jpg
87owwZk.jpg
vrjydaU.jpg
1I1zgBd.jpg

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, a máquina é enorme, mas ficou MUITO legal no seu balção/pia. Show!

 

Pra começar, se você quer mesmo ver o que está ocorrendo na extração, faça-a num copo transparente, desses tradicionais com fundo  interno bem arredondado, chamado de "copo de barista" (copinhos que vendiam na lojinha do CdC), mas que é conhecido também como "copo de pinga". Não os canelados da NF, mas os cônicos abaulados de fundo grosso.

 

Na xícara não dá pra saber como está a coisa, nem coloração, nem translucidez/opacidade, nem a constituição/espessura da crema.

 

Se tá passando rápido, afina a moagem. Se não dá pra moer mais fino, aumenta a dose.

 

Sobre a pressão, só quem já mexeu pode informar onde regula a válvula de sobrepressão, que evita "excessos" se você restringe o fluxo com café, mas quem deve limitar isso é o próprio café, partindo do princípio que a caldeira está na pressão e temperatura corretas. E dá pra regular o pressostato da caldeira, costuma ter uma válvula com um parafuso pra fazer isso com base no próprio manômetro da máquina, o que muda o regime de temperatura por consequência. O que está marcando no manômetro quando a máquina está quente, em repouso, depois de 1 hora ligada? Fazendo um flush até parar de "fritar", pra quanto cai o manômetro?

 

Aliás, tá fazendo um bom flush antes de extrair? Precisa drenar até parar de sair água fervendo pelo grupo antes de encaixar o PF e começar a extração...

 

Dá pra pensar mais num monte de coisas, mas é bom começar "de algum lugar".

 

E o Krups deveria moer fino o bastante pra espresso, sim. Tenho um e, a despeito de toda "falação" a respeito dele, sempre que precisei utilizá-lo (poucas vezes) ele deu conta de moagem pra espresso, a ponto de fazer restrição total e engasgar as máquinas (BdB e Baby Class) ainda um ponto antes do mais fino... O seu pode estar desregulado. Tem tutorial de regulagem do GVX2 no YouTube...

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente o krups depende de sorte , esse moefor como tantos outros foi projetado para coado , e ele funciona bem para coado , mas eles saem de fabrica ou moendo muito grosso dentro das 17 setagens ( seu caso e foi o meu) ou muito fino .

 

Se ele esta moendo muito fino e o usuário quer fazer espresso , tudo bem , mas se ele tiver moendo grosso , vc vai precisar fazer uma gambiarra para aproximar as mós , na web esta cheio de exemplos , basicamente vc vai soltar a mó superior do suporte e cortar discos de papel alumínio e usar eles como calços embaixo da mó , normalmente com 4 ou 5 folhas ele vai estar moendo bem fino (cuidado para não colocar folhas demais e deixar as mos se tocarem).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente carlos, na granulação mesmo a mais fina 1... ainda fica grossa.... e ai no pf nao tem santo que ajude..
vou tentar modificar e ver como fica


Cabral, até gostei do moinho, não tão aterrorizante como nos comentarios que li... mas vai que o meu... por ser usadinho.. ja esteja precisando de ajustes.... 
e sobre a maquina de café... ela era um "lixo" rsrsrs.... reformei toda... refiz muita coisa... por isso minha duvida quanto a pressao e fluxo de agua.. vai que também seja ajuste fino....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe,

 

o manometro da máquina marca o que ? Pressão da caldeira e pressão da extração ?

 

Na foto em anexo, do lado esquerdo regula-se a pressão da caldeira e do lado direito ( a mangueira esta tampando) deveria ter um parafuso para regular a pressão da extração, claro que ambos devem ser regulados aos poucos com a máquina aberta e pronta para voltar a regulagem caso tenha excedido na pressão.

Mas acredito mesmo que o maior problema esteja no grupo, pelo menos foi assim com minha VFA, as borrachas ressecam e a vareta que vai junto ao gicle restritor acaba permitindo passagem de água por fora do gicle deixando a extração incontrolavel, eu desmontária o grupo faria uma boa limpeza e trocaria os anéis o'ring, e claro regularia as pressões também.

post-570-0-60780800-1424509158_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, o manometro ali marca a pressão da caldeira
realmente to achando mesmo que o problema é no fluxo da agua..... ta passando muita agua e apos a extração.. fica pingando por um bom tempo...

Obrigado 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, como ainda estou de ferias dos meus eventos, rsrsrs, e não tinha nada pra fazer...
fui la de novo na maquina...
3 tipos de cafés.... mesma moagem... 01 no krups
inverti até os PF na maquina.. p ver se tinha diferença e.......... nada... rsrsrsr a extração antes de lavar o café e sair só agua esta em 12s...13s.... depois disso sai só agua...
coloquei pó a mais para tentar "chocar" a maquina e nada...forçou mas não mudou muito... tirei varias fotos... e fiz um video para terem uma ideia da cachoeira que faz mesmo com filtro duplo.. com pó fino.. mais pó e super compactado
creio que é mesmo excesso de fluxo de agua....pressao.....

fotos na sequencia dos testes e o video:



saa9oNg.jpg
R5GFZPt.jpg

aqzrAF2.jpg
ZSHZPiG.jpg
ftQ8gim.jpg
nYnR08h.jpg
7Z6z7r4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...