Ir para conteúdo

Terça Expressa do CdC - POA - Na última terça do mês


Postagens recomendadas

Já contabilizamos 8 inscrições! Nada mau, considerando que tudo foi feito a toque de caixa. Da próxima vez estará ainda melhor e mais organizado.

Restam ainda 4 vagas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lugar realmente super agradável, poderiam filmar mesmo, acho que seria bem didático e descontraído... vontade enorme de estar nesses encontros com a turma CDC, parabéns Rodrigãooo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Breve relato do evento

 

Primeiramente, gostaria de agradecer todo o pessoal do Baden, que gentilmente disponibilizou espaço, equipamentos, mão-de-obra e muita cortesia para a realização do evento, e também a todos os presentes. O quórum do primeiro encontro não foi alto, mas foi bom que tenha sido assim. Pude entender um pouco melhor como deve se dar a dinâmica, e acho que todos receberam atenção. Da próxima vez fazer um pequeno roteiro, embora acho que não deixei de abordar praticamente nada que gostaria de ter comentado. Tentei ser informal sem abrir mão de um mínimo de rigor técnico, o que acho que deu certo. Não ficou enfadonho.

 

Basicamente fiz breves comentários sobre o que considero o tripé da extração do café: moagem, tempo de infusão e temperatura, e o modo como se interrelacionam. Algumas noções sobre razão de extração aplicadas ao V60. Também o uso dos equipamentos básicos: balança, termômetro, e relógio, e como se virar sem eles. Diferenças entre o sistema Hario e o Melitta. Algumas noções rápidas sobre moagem e granulometria. Pré-infusão. Controle do despejo. Possíveis correções da extração.

 

O Gilberto perguntou o moedor utilizado. Foi o Bunn G3 do Baden. Só pode disser que é foda. Como podem observar nas fotos, a moagem foi bastante fina e mesmo assim não pude perceber nenhum sinal marcante de sobrextração em nenhuma das três extrações. Certamente se fizesse em casa em coado com granulometria semelhante em qualquer um dos meus moedores, eu teria amargor presente. Passou a ser um must have pra mim. Gostaria de fazer uma degustação comparada dele com o Vario BP, uma alternativa bem mais barata e portátil.

 

Um agradecimento especial ao Alexandre, que ajudou muito na divulgação e aguentou meus palpites e frequentes correções, e ao Felipe, que fotografou todo o evento muito bem. E também à Márcia e a Adriana, que até então não pertenciam ao CdC (vi que a Márcia já é membro) e deram apoio. Duas professoras (Física e Química). Espero não ter falado bobagens absurdas pra elas...

 

Para o próximo, creio que tudo será ainda melhor. Por hora, usei meu estoque de café pessoal, mas para a próxima edição os apoiadores já manifestaram interesse em fornecer seus melhores cafés. E será bom para eles, pois as pessoas não só gostaram da experiência como também queriam saber quem torrava e como vendia. Também a Margaret, uma das proprietárias do Baden, contou-me que muitas pessoas que estavam na cafeteria foram perguntar o que estava acontecendo, se era um evento fechado, como se fazia pra participar, etc. Quero envidar esforços pra não só melhorar a divulgação (desta vez foi tudo em cima da hora) como também para manter o evento gratuito e aberto. Gostei muito da receptividade.

 

E registro que o evento começou oficialmente 19h30min e foi praticamente até às 21h. E ninguém da cafeteria nos expulsou (fecham às 20h30min), bem como os presentes ainda se faziam interessados apesar do avançar do horário. Acho que se eu continuasse, ficariam. 

 

Enfim, fiquei bastante realizado e agradecido. Obrigado a todos.

 

E que venha a próxima terça!

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

SU-CES-SO total!

 

Parabéns Rô, parabéns meninos.

 

Agora combinar quem assume a regência do próximo. Que o tempo avoa, como diriam meus alunos da EJA.

 

beijo orgulhoso em todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os próximos deverão ser compartilhados. A idéia é poder fazer coisas mais interativas, em que todos participem. Estou pensando em fazer sobre moedores, o que vai depender da colaboração dos demais. Levar de lâminas, manuais de vários tipos, elétricos (cônicos e planares), etc. Explicar as diferenças entre eles e comparar a moagem e os resultados em algum método de escolha (prensa seria o mais óbvio).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...