Ir para conteúdo

Primeira experiência de Torra utilizando Robusta


Postagens recomendadas

Olá pessoal!

O objetivo deste tópico é relatar a minha primeira experiência de torra. Não se trata de um grande feito com um grão nobre. Não mesmo! A parte "rica" da história é a experiência. ;)

Ganhei exatamente 864 gramas de café robusta cru de colheita recente. Nas palavras do meu colega: "estamos em época de panha de café e este aqui foi panhado a pouco tempo". A origem é Lagoa Formosa, perto de Patos de Minas. Isso é o máximo que consegui obter de informações. As pessoas "normais" acham estranho tanta preocupação com a origem de... café. :ph34r:

 

Fotos do café verde:

post-3866-0-79995500-1407382899_thumb.jpg

 

post-3866-0-99938200-1407382955_thumb.jpg

 

Alguns "defeitos" retirados do café:

post-3866-0-70040100-1407385467_thumb.jpg

 

Primeira torra feita em 06/08/2014 01:00

- Utilizei 100gr de grão cru.

- 1º Crack em 5 minutos.

- Torra finalizada em 12 minutos.

- Resultou em 83gr de café torrado.

 

Foto da primeira torra(o café do pires é a torra da Academia. Foi usado apenas para referência):

post-3866-0-86623500-1407383142_thumb.jpg

 

Segunda torra feita em 06/08/2014 23:00

- Utilizei 150gr de grão cru.

- 1º Crack em 8 minutos.

- Torra finalizada em 17 minutos.

- Resultou em 126gr de café torrado.

 

Fotos da segunda torra:

post-3866-0-70877200-1407383554_thumb.jpg

 

post-3866-0-69381000-1407383630_thumb.jpg

 

Equipamento utilizado:

Torrador PBDF sem customizações. :ph34r:

post-3866-0-28727300-1407384442_thumb.jpg

 

Na verdade só plagiei o Guilherme com o uso da sigla de 4 letras. No meu caso a tradução é: Panela de Brigadeiro da Dona Fernanda (minha esposa). :lol:

Foi só uma brincadeira e quando eu percebi a curiosidade da galera, não resisti e tive que deixar um suspense no ar... :ph34r:

 

Brincadeiras à parte, foi uma experiência muito gratificante, em vários momentos: ganhar café de presente, torrar este café e ter a oportunidade de provar o resultado da torra. Gosto de começar com as coisas simples, fazendo tudo "na mão". Quando finalizei a primeira torra, fiquei tão animado com a coisa toda que perdi o sono às duas da manhã! :o Estou até pensando em comprar um bom café e tentar torrá-lo no PBDF. :ph34r:

 

Aproveito para parabenizar os "torradores" de café do fórum. Em especial, Guilherme pelos torradores muito legais criados para a turma do clube. Ah, pela sigla de 4 letras também! :D

 

Ainda tenho aproximadamente 500gr de café cru e torrarei nos próximos dias. Se tiverem alguma sugestão, será bem vinda. Em outro post vou falar sobre o resultado na xícara...

 

Até mais!

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal esse torrador ... rsrs

 

Espero que vc não estragou a panela de ferro para brigadeiro com a primeira torra mais escura. Um bom brigadeiro é coisa seria ... o Chico doceiro que faz o melhor brigadeiro aqui em Tiradentes usa panela de cobre.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A PBDF está intacta e pronta para outra torra ou receita de brigadeiro. O que a Fernanda faz é um sucesso!

A diferença entre a primeira e segunda torra se deu pela quantidade de grãos e o uso do queimador menor na segunda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Excelente, Cristiano. O relato é ótimo (adorei o panha, típico mineiro isto).

 

O mais legal é que é torra de Robusta, galera aqui praticamente só torra Arábica. Agora quero ver você desidratar e fazer café solúvel de parte dele.  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano, acho muito difícil ser um robusta, principalmente se for de Lagoa Formosa. Na região do Cerrado Mineiro só existe uma fazenda que produz robusta e é somente para fins acadêmicos.

A não ser que seu amigo tenha uma roça pequena com produção própria e tenha panhado o café para fins não comerciais!

De qualquer maneira, bela inciativa! No próximo encontro em BH leve esse café para experimentarmos e eu levarei o que estou torrando, também do Cerrado Mineiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu esperava que o café crú fosse menos verde. Parecia ligeiramente menos verde dos que tenho aqui (arábica), mas nem tanto.

Torrado ficou igual aos arábica que torrei.

Na verdade, pra uma torra em panela, achei que ficou muito bom visualmente.

Agora o gosto deve ser bem diferente se for de fato robusta.

Depois conta como foi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,

 

Não conheço muito de café cru, mas após torrado ele tem aroma de robusta. Já provei a primeira torra e o sabor é de um "robustão". Vamos marcar o encontro e aí eu levo uma porção torrada e um pouco de grão cru para averiguações.B)

 

No fim de semana vou "brincar" com os blends, seguindo a sugestão do Gilberto. Fico pensando no contraste de café da Unique com esse da minha torra na PBDF. Isso vai longe...

 

Cal, mesmo com uma torra mais clara que o normal para robusta que encontramos no mercado, as características são as mesmas e inconfundíveis. O robusta como ele é. B) rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o CdC cobrasse por  :ph34r: o Cristiano tinha dançado nesse post...  :ph34r:  :P

 

Bom, concordo com o pessoal aí. Esse café parece mesmo arábica. Tem bastante defeito, mas é só "panhar" os grãos com problema e pronto.  ^_^

 

Quando comentei que havia comprado uma pipoqueira para torrar, o Gabriel do Curto Café me presenteou com uns cafés mais antigos que ele tinha em estoque, para que eu pudesse aprender sem muita dor no coração de estragar café.  :rolleyes:

 

Tirei uma foto com 3 diferentes grãos para perceberem a diferença. Começando da esquerda, o primeiro é o Ravello que comprei do Victor. O segundo é um arábica e o terceiro um conilon (Robusta) que ganhei do Gabriel. Ao vivo, os grãos arábica parecem bem mais verdes que do que ficou na foto. E o conilon é bem amarelado, com a película amarronzada.

 

kI11yh6l.jpg

 

O conilon é bem diferente quando cru. Depois de torrado, visualmente não percebi muita diferença.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...