Ir para conteúdo

Novo tamper: the great leveler


Bernardo B

Postagens recomendadas

Sobrevalorizada essa coisa do tamping. A distribuição é muito mais importante. Provo: faça WDT e dê para a sua mulher ou filho calcar, explicando minimamente que consiste em um movimento único pra baixo. Extraia.

 

Depois faça o contrário: dê para sua mulher ou filho distribuir o pó, sem explicar como se faz. Faça o calcamento da melhor maneira que puder (sem nutation, para não compensar falhas da distribuição). Extraia.

 

E conte pra nós o resultado. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diga Santiago !

Estava usando o Pharos com a Graef, mas queimou um fusível térmico do termobloco do grupo e não da para usar ...

Antes disso utilizei para os singles junto com o kit. Nada de WDT.

Simplesmente esvazio o Pharos no bowl de inox, dou umas rodadas para homogeneizar e jogo no funil.

Duas ou três batidas, tamper e pronto.

Obs: tirar o tamper devegarzinho e girando, para não fazer vácuo e deslocar o bolo quando retiro o tamper (já aconteceu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tanto Carlos Eduardo ...

O meu método é bem similar ao Slap Shot da OE, a diferença é que o filtro em vez de ir no PF esta solto e apoiado num funil cilíndrico (que acompanha o HG-One e tem a altura exata) onde coloco o funilzinho da OE, ficando posicionado baixo o HG-One e que fica ainda melhor posicionado que com o Vario do vídeo, e com a vantagem de deixar as duas mãos livres.

Com o detalhe que o pó de café produzido pelo HG-One e ainda mais "fluffy" , e fácil de acomodar, que o do Vario.

 

 

PS: tampouco uso o "puck" da OE , o tapete de borracha de calçar comum funciona perfeitamente.

PPS: aqui a página com a explicação completa:

 

http://www.orphanespresso.com/OE-SLAP-SHOT-Espresso-Prep-Technique_ep_566-1.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não uso a WDT. O pó moído no jolly é bem soltinho, ainda mais sendo jogado no funil. Só faço uma leve pressão com o tamper e mando bala. Não costuma canalizar tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal , Bernardo eu já conhecia esse método , mas , eu uso o suporte do Forté no Vario , o que facilita muito e dispensa o funil plastico e usando o Tamper station da ECM , é muito dificil calcar torto , as vezes ate acontece , mas nesse caso é porque eu fiz com pressa ou desleixo.

 

Para mim o grande diferencial na extração da ECM é a distribuição de agua no chuveiro , ela é muito homogênea , e que torna o aparecimento de canalização muito raro, com a Twin eu sempre fazia WDT , com a Classika nunca mais eu fiz.

 

De qualquer forma tudo que vem para ajudar é válido , tamper station bom , tamper dinamômetro , nivelador , no final das contas eu faço 3 ou 4 espressos/lattes por dia , tudo o que ajudar vale a pena .

Se esse tamper aparecer a venda nos EUA eu compro , se eu conheço os americanos , o deles vai ser nivelador com um dinamômetro junto , e o dinamometro será digital com leds , nesse caso eu compraria com certeza :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente. Pra um profissional podem ser inadequados tantos procedimentos pra se conseguir uma boa extração. Pra quem faz dois ou três espressos por dia, que diferença faz se a pessoa quiser benzer o bolo de café antes de extrair? Absolutamente nenhuma, especialmente se os resultados forem de acordo com o esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma outra coisa que não comentaram é a pressão. Pelo que vi você pode ajustar quantos milímetros a base do calcador vai descer em relação à parte que fica presa no portafiltro, mas é só.

Com isso, qualquer variação, por exemplo devido à sobre ou subdosagem, vai requerer um ajuste, que parece ser feito com uma chave de fenda. Perderam a chance de fazer esse desenho com a ideia do calcador com aquele calibrador de pressão, que faz clique na pressão desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo, uma máquina de compressão ideal teria que :

 

Abaixar uns pininhos e fazer o WDT, dar uma vibrada para ajeitar o pó, 2 trancos para assentar o pó no funso, comprimir com sistema de nivelamento e controle de pressão.

Quando terminar o moedor vou fazer um negócio deste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...