Ir para conteúdo

Vesuvius, nova DB com pressure profiling


Bernardo B

Postagens recomendadas

Repararam no barulho da bomba?

 

O barulho dessa daí me lembrou: Hoje comprei uma bomba de limpador de parabrisa de carro pois há uma possibilidade de eu ir pro lado da Strega na hora de encher o cilindro. Estática tem 3-4 bar. R$ 15. Mas seria por 3 em série e como é 12 v DC é trivial o controle de pressão por PWM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3000 libras são 5000 dolares , vai chegar aqui por mais de 25.000 reais . 

 

Perfil de pressão programavel !! Isso é muita areia para meu caminhão , não saberia nem por onde começar .

 

Ela é fabricada por uma firma italiana chamada "ambient espresso" que eu não conhecia , fabrica fica em Napoles.

 

Bernardo , se já é dificil arranjar termofusivel para sua Graef , imagina qualquer peça para essa maquina.

 

Sergio , eles fabricam uma maquina manual que tem um design fantastico e é sem bomba , custa os mesmos 5000 dolares.

 

http://www.idrinkcoffee.com/Ambiente_spresso_Ventus_Lever_Espresso_Machine_p/sa-ae-ven-b24.htm

 

Como diria o Myiamoto TAKARO  :)

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Vento protótipo era mais bonita, com essa base em forma de catamaran ficou exagerada ...

 

Sergio, a grande vantagem da bomba na Strega e poder colocar 75ml no cilindro, com o que podes fazer duplos grandes.

Ainda, enchendo totalmente a pressão inicial chega a 11bar , mas podes encher menos, e para singles muito menos, com o que reduzes a pressão inicial e podes emular uma Mcal, Caravel, ou qualquer outra.

 

E claro que segurando a alavanca diminui a pressão, permitindo uma extração mais demorada porém menos intensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repararam no barulho da bomba?

 

O barulho dessa daí me lembrou: Hoje comprei uma bomba de limpador de parabrisa de carro pois há uma possibilidade de eu ir pro lado da Strega na hora de encher o cilindro. Estática tem 3-4 bar. R$ 15. Mas seria por 3 em série e como é 12 v DC é trivial o controle de pressão por PWM.

 

A China é realmente a fabrica do mundo , não faz muito tempo esse tipo de bomba era muito caro em comparação com as Ulka , agora :

 

http://www.aliexpress.com/item/TL-B01H-5-5L-min-2Meter-High-Temperature-Mini-DC-Pump-Low-Noise-Centrifugal-Pump-For/1999694088.html

 

Esse tipo de bomba é muito superior as Ulka , sem vibração , baixo nivel de ruido e vida util maior , quem sabe no futuro as nossas maquinas venham com esse tipo de bomba. 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Rodrigo , mas , ela esta cara para nós com nossos impostos loucos , se nós tivessemos um perfil de impostos igual ao do americano , ela custaria 12000 reais , pouca coisa mais cara que uma Torino nova.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, até a de parabrisa é melhor. Essa daí que o Carlos postou talvez serviria para ligar máquina que necessita rede hídrica, só que usada com galão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, e lembrando que bomba centrífuga tem fluxo livre na volta quando desligada. Ou o reservatório tem que ficar acima da saída da bomba ou tem que usar válvula anti-retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eta pessoal exigente :) , eu usei aquela como exemplo , essa empresa e voltada para painel solar , tem essa que trabalha ate 10 bar com agua quente ou oleo , a variedade é muito grande , achar uma que trabalhe ate 20 bar sem necessitar resistir a agua a 110ºC , nao será dificil de encontrar.

 

http://www.aliexpress.com/store/product/TS5-15PV-SS-NPT-stainless-fitting-dc-pump-Solar-powered-Pumps-for-hot-water-circulation/1332185_1992227241.html

 

Com essa bomba aí daria para fazer uma cafeteira que comprimiria a agua depois de aquecida pela caldeira , na verdade não precisaria de caldeira ela poderia aspirar a agua quente de um kattle ou um recipiente aberto com uma resistencia.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é aberta não é caldeira ;) , poderia ser ate de uma panela no fogo , na verdade eu não pensei em melhoria , mas em barateamento , se a bomba continuar barateando , bastaria colocar o grupo na saida bomba e fazendo ela aspirar de um compartimento igual a de uma cafeteira comum , nos EUA tem cafeteira por 9 dolares 

 

http://www.amazon.com/Kitchen-Selective-Coffee-Maker-WHITE/dp/B007GLT3FE/ref=sr_1_26?s=kitchen&ie=UTF8&qid=undefined&sr=1-26&keywords=coffee+maker

 

A bomba aspiraria a agua no compartimento de algo como uma cefeteira xingling e descarregaria direto no PF , imagina uma maquina de espresso sem redes de alta pressão , abracadeiras , nada , só teria pressão no PF.

 

Claro que poderiamos acrescentar um PID para o Sergio comprar ela , pintar de vermelho para a Anita comprar , incluir de brinde umas xicaras com o fundo paraboloide. para vc e o Clayton comprarem . :D  

 

Já ia esquecendo do mais importante um adaptador para fazer sache ESE , se não eu não compraria  :lol:

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc quer dizer na bomba , a agua vai sair da bomba direto para o chuveiro /malha de distribuição.

 

Com um pid na aspiração da bomba , a agua entraria acima de 93°C e sairia a 93°C , com alguns testes vc define a diferença  necessaria e seta o PID .

 

Sem caldeira , termobloco ou redes resistentes , essa maquina irira se reduzir basicamente ao preço da bomba.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso a agua entra na bomba bem acima de 93°C , é tudo uma questão de equilibrio termodinamico , existem varias soluções , poderia fazer uma extração de agua antes para aquecer o conjunto bomba e PF.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a bomba realmente baratear seria questão de tempo para aparecerem cafeteiras assim .

O fato usarem na Vesuvius uma bomba dessa no lugar de uma parruda Fluid-o-Tech rotativa profissional .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos em sua idéia não poderia ser usada uma ulka? Não é tão cara.

 

Mas o problema que vejo é a recuperação para o 2o café. A água quente no reservatório demora para esfriar e isso é necessário para compensar a temperatura do grupo que esquentou após o 1o shot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Ulka , bomba de membrana, parafuso , realmente não faltam opções de bombas que funcionam com fluidos quentes , é tudo uma questão de preço e escala .

Sergio isso é só um brainstorm , eu achei interessante uma maquina de espresso sem redes de pressão , é claro que vão surgir problemas , mas , eu não tenho interesse em projetar uma cafeteira revolucionária, estou feliz usando a minha .

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...