Ir para conteúdo

Guest Anita

Postagens recomendadas

Gui, imagino que seja outro Obatã.

 

Typica eu pensava que era arabica, mas é de outra espécie.

 

Correção: typica pelo que entendi seria uma subespécie do arabica.

Editado por Anita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal usa no treinamento das equipes.

 

Robusta está lá, mas conilon não.

 

se não me engano, conilon é o nome que se usa aqui no Brasil para robusta.

 

Legal a árvore. Não tinha visto ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também lembro de ter pesquisado um tempo atrás sobre isso, pois achava que os dois eram o mesmo café e, na época, achei que o conilon e o robusta eram duas variedades do Coffea canephora.

 

Aparentemente denominam genericamente todas as variedades dele como robusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi muito bem não. Mas Obatã é robusta? :o

 

Gui, imagino que seja outro Obatã.

 

Acho que é esse mesmo sim, lembro até do Victor ser questionado sobre isso. Na época alguém descobriu que o obatã era um híbrido do arábica com o robusta (ou conilon, não lembro).

 

Tava procurando o post pra citar aqui mas não achei :angry:  minha eterna batalha com a busca do fórum :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

procurei brevemente e em http://www.hawaiicoffeeassoc.org/Resources/Conference/2014-Presentations/Chifumi-HCA2014%20Kona%20Nagai.pdf dão o Obatã como vindo do Híbrido de Timor (que está no ramo do robusta). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tudo bem que é a Wikipedia e a Dilma pode ter mandado alguém do PT mudar, mas naquela página que eu falei, vemos

"Approximately 30% of the coffee produced in the world is robusta.[8] It is mostly grown in Vietnam, where French colonists introduced it in the late 19th century, though it is also grown in Africa and Brazil, where it is often called conilon.[9][10] "

Existem duas variedades do Coffea canephora, robusta e nganda, sendo que essa nganda parece ser bem menos comum (nem aparece na árvore, por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Canephora é o nome científico e compreende muitas variedades, porém as mais importantes são Robusta e Kouillou - nome de um rio no Congo.

 

Conilon é o apelido dado ao Canephora Kouillou na terra da jabuticaba.

 

Já não se considera errado, apesar de sê-lo no meu entendimento, tratar como Robusta o nosso Conilon. Isso porque internacionalmente o nosso Conilon é ignorado, uma vez que quase toda a produção é consumida no mercado interno, seja em blends ou principalmente para a produção de solúvel. O pouco exportado vai para a produção de solúvel em países vizinhos ou próximos.

 

As maiores exportações de Robusta são feitas pelo Vietnam, hoje 2° maior produtor de café no mundo com aproximadamente 19 milhões de sacas/ano e na sua quase totalidade de Robusta.

O país asiático é o grande player de Canephora no mundo.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...