Guest Anita Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 Árvore das espécies e variedades de café (obviamente não contempla todas). Em pdf, dá para imprimir: Link para impressão: http://www.cafeimports.com/downloads/CI-CoffeeTree20130723.pdf Da Café Imports Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 O Jonathan tem um pôster desses na W&S. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 Pessoal usa no treinamento das equipes. Robusta está lá, mas conilon não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 Entendi muito bem não. Mas Obatã é robusta? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 (editado) Gui, imagino que seja outro Obatã. Typica eu pensava que era arabica, mas é de outra espécie. Correção: typica pelo que entendi seria uma subespécie do arabica. Editado 27 Setembro 2014 por Anita Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 são muitas variedades e outras tantas devem estar sendo testadas ou criadas mundo afora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Pessoal usa no treinamento das equipes. Robusta está lá, mas conilon não. se não me engano, conilon é o nome que se usa aqui no Brasil para robusta. Legal a árvore. Não tinha visto ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Conilon é uma variedade do robusta.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 não é o que a página da wikipedia diz: http://en.wikipedia.org/wiki/Coffea_canephora eu me lembro de ter lido isso no passado também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Eu também lembro de ter pesquisado um tempo atrás sobre isso, pois achava que os dois eram o mesmo café e, na época, achei que o conilon e o robusta eram duas variedades do Coffea canephora. Aparentemente denominam genericamente todas as variedades dele como robusta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Daniel.H Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Entendi muito bem não. Mas Obatã é robusta? Gui, imagino que seja outro Obatã. Acho que é esse mesmo sim, lembro até do Victor ser questionado sobre isso. Na época alguém descobriu que o obatã era um híbrido do arábica com o robusta (ou conilon, não lembro). Tava procurando o post pra citar aqui mas não achei minha eterna batalha com a busca do fórum Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 procurei brevemente e em http://www.hawaiicoffeeassoc.org/Resources/Conference/2014-Presentations/Chifumi-HCA2014%20Kona%20Nagai.pdf dão o Obatã como vindo do Híbrido de Timor (que está no ramo do robusta). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Ué.. Será que é por isto que o pessoal achou o Obatã tão diferente? Seria um robusta de qualidade especial? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 O que eu sei é que conilon é um e robusta outro, ambos variedades da espécie canephora. Bate com a wikipedia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 tudo bem que é a Wikipedia e a Dilma pode ter mandado alguém do PT mudar, mas naquela página que eu falei, vemos "Approximately 30% of the coffee produced in the world is robusta.[8] It is mostly grown in Vietnam, where French colonists introduced it in the late 19th century, though it is also grown in Africa and Brazil, where it is often called conilon.[9][10] " Existem duas variedades do Coffea canephora, robusta e nganda, sendo que essa nganda parece ser bem menos comum (nem aparece na árvore, por exemplo). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Eu falei , não tem tudo ali. Eu sabia de outras espécies do canephora, por exemplo o Tupi que ali está no ramo do robusta e no subramo de outro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Anita que tal mudar o nome do tópico para " Árvore para CONFUNDIR as espécies de café " Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Ou pelo menos NOS confundir... porque o povo usa muito essa tabela como referência.... A árvore blenda espécies e variedades. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Salve Canephora é o nome científico e compreende muitas variedades, porém as mais importantes são Robusta e Kouillou - nome de um rio no Congo. Conilon é o apelido dado ao Canephora Kouillou na terra da jabuticaba. Já não se considera errado, apesar de sê-lo no meu entendimento, tratar como Robusta o nosso Conilon. Isso porque internacionalmente o nosso Conilon é ignorado, uma vez que quase toda a produção é consumida no mercado interno, seja em blends ou principalmente para a produção de solúvel. O pouco exportado vai para a produção de solúvel em países vizinhos ou próximos. As maiores exportações de Robusta são feitas pelo Vietnam, hoje 2° maior produtor de café no mundo com aproximadamente 19 milhões de sacas/ano e na sua quase totalidade de Robusta. O país asiático é o grande player de Canephora no mundo. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 :):) ura!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Esse Véio é pura sabedoria.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Aqui tem tabelas com as principais variedades, explicando algumas que constam da árvore: http://wiki.triestecoffeecluster.com/index.php?title=Arabica É bem interessante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Excelente complemento, Rô. Tem que imprimir a árvore E a explicação suplementar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas