José Cal Neto Postado 21 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2014 Oi, Marcia, 15% de perda pra ter entrado no 2C me parece pouco. A cor também é um tanto clara pra café duplamente estalado. O segundo estalo tem um barulho diferente do primeiro. A última vez que uma torra minha entrou lá eu notei claramente o que dizem, que parece cereal de arroz pipocando (não é muito da nossa cultura, mas enfim). O barulho é mais discreto. Enfim, amargou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 21 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2014 Oi Cal! Sei lá, achei bem diferente quando começou a estalar de novo. Assustei inclusive. Foi um som mais baixo mas mais contínuo. Tipo, 1º crack vários tiros de pistola ou revólver e 2º meio metralhadora. Enfim, sei lá. Logo depois que saiu achei que ficou com um fundinho amargo. Agora provei de novo e já não achei, mas tirei uns grãos mais escuros e alguns com manchinhas de óleo. Aqui não está ainda com boa luz, mas são: torra com 13,25% perda, torra com 15% sem os mais escuros, os grãos mais escuros da torra de 15%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 21 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2014 Marcia, Os grãos ficaram mais escuros pq não giraram adequadamente no "torrador". Tente fazer uma torra com panela de fundo arredondado e verás que a uniformidade vai ficar próxima ao ideal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 21 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2014 Má.. Parabéns! Ficou lindão! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Ribeiro Postado 21 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2014 Marcia, Os grãos ficaram mais escuros pq não giraram adequadamente no "torrador". Tente fazer uma torra com panela de fundo arredondado e verás que a uniformidade vai ficar próxima ao ideal. Puxa! Falha minha de não ter lido os posts com as fotos de todo o processo. Realmente você fez uma torra maravilhosa para o equipamento utilizado, Marcia! Parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 21 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 21 Novembro 2014 Marcinha, saiu muito homogêneo, parabéns ! Nem acredito que tenhas conseguido um resultado tão bom com um tostex :-) Cal tem razão em achar que não entrou no 2°C .... O que acho que esteja acontecendo é que o primeiro crack inicia devagar; primeiramente uns graõs isolados mais apresados, e somente depois, quando o resto tenha alcançado a temperatura adequada e que vem a reação "em cadeia". Como tua fonte de calor (chama na chapa do tostex) é muito "direta" (comparando com um forno ou torrador normal onde o calor e mais difuso), a superfície externa do grão sempre "cozinhará" mais que a interna. E que tua distância do grão, a pouca espessura da chapa e a ausência de barulhos mecânicos (ventilador, motor, tambor girando, etc.), além de tua juventude é bom ouvido :-) , te permitem escutar os crack com grande nitidez. Acredito que esse ponto (entre 14 e 16% de perda de peso) seja o ideal para teu "torrador". Com torras mais claras arriscas (bastante) que o miolo do grão fique crú. É claro que, para ter um grão bem torrado internamente, iras pagar o preço de que algum grão fique mais queimado externamente e, se não for retirado, poderá aportar um sabor de carvão e cinzas, nada interessante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2014 Tente tirar as fotos de café contra um fundo mais neutro, Márcia. Contra o fundo branco o balanço de brancos da foto pesa para o lado do claro e o contraste fica muito alto, parecendo que tudo é preto. Um fundo cinza claro seria o ideal, mas pode ser outra cor clara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2014 Já colocou seu nome na promoção relâmpago? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 22 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 22 Novembro 2014 Várias dicas Hoje tô de tia. À noite tanto tirar as fotos Ro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2014 Também estou achando que não entrei no 2o crack... de qualquer forma, aquele tectec estranho das 2 primeiras torras não voltaram a acontecer (não deixei mais de 1'20" após o 1o crack). Ro, conforme sugestão, segue foto dos grãos em fundo cinza (embora com iluminação de luz fria e câmera malemá do celular), na seguinte ordem: - Rubi 15% perda; Rubi 13,25% perda; MN 14% perda; MN 12,75% perda. O Rubi fica bem mais homogêneo, inclusive no tamanho dos grãos. Para minha farta inexperiência, estou bem feliz com o tostex 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2014 Má, meu torrador é diferente do seu. O meu chama "forma de pão francês". Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2014 Hummm e quando vai rolar a estréia dessa tal "forma de pão francês"? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2014 Não sei. Preciso reativar meu fermento branco. Kkkkkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2014 hhehehe Vai lá, até o sorteio dá tempo! Leva uns 10min no máximo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 24 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2014 Num posso, tô costurando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 24 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 24 Novembro 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 26 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2014 Marcia....muito bom seus relatos. Tô animando aqui a começar a torrar em casa. Valeu por compartilhar!!!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 26 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 26 Novembro 2014 bem, pode acontecer de alguns grãos terem ido pro 2C e outros não. Minha última torra do Santana foi assim. Era muito café pra pipoqueira. O 1C começou super cedo pra vários grãos. Entrou no 2C para alguns grãos claramente (fumaça e óleo no final), mas nem todos. No final por sorte o resultado ficou até bom, prova de que não entraram todos no 2C (tô tomando na prensa francesa e não está nada amargo). Eu torrei umas amostras que pipocavam direitinho, mas ficavam com 12% de perda. Como não tenho medidor de umidade, não sei explicar o que aconteceu. Só sei que aconteceu com várias torras dessas amostras (umas 3 pelo menos). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Natanael Takeo Yamamoto Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Oi Márcia, estou com dúvidas quanto ao processo da tostex, qual a intensidade da chama usar, alto, médio ou baixo, se muda a intesidade durante a torra, etc... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruben Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Marcia, ta na hora de um tutorial do tostex hehehehehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Ruben: aprovadíssimo. \o/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 faz um vídeo! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Kkkkkk Aí o povo vem e escracha! Natanael, vai do seu fogão e gosto rsrs Eu uso na chama grande (não aquela central do fogão de 5 bocas, a grande do fogão de 4) mais ou menos a meia intensidade. Mas já variei para mais alta, mais baixa, alterando durante. .. tem que testar. A última torra que fiz postei com mais detalhes no tópico "mostre sua torra" eu acho. Como estou no cel tá ruim de procurar. Vê lá! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Má: você é nossa mestre de torras de tostex. Estamos falando sério. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Próximo passo, espetar um termômetro nesse tostex fazendo um furo na lateral! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Pid não, Sergio? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 minha PID fica pronta terça-feira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Hehehe nem precisa fazer furo. .. o tostex tem uns 30 anos, então não fica exatamente bem fechado, é só esperar pelo vão! rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Vou lá tentar uma torra com tostex ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 30 Novembro 2014 Fê: depois compartilha a curva e parâmetros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas