Ir para conteúdo

[Iniciante] Sugestão de Moedor


Postagens recomendadas

Ficamos todos preocupados em comprar um equipamento robusto, onde me incluo, sendo que o que mais faz o pessoal trocar de equipamento é a ansiedade de ter algo melhor ou mais bonito, raramente alguém substitui o antigo por ter dado algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, se for bater no moedor com um taco de repente o Rocky seja melhor.

 

é, eu gosto de robustez rsrs

 

brincadeiras a parte, li alguma coisa sobre integridade mecânica e isto faz pensar na persistência das mesmas propriedades mecânicas ao longo do tempo, em outras palavras, quando o moinho se transforma menos ao longo do tempo. Estou escrevendo de forma confusa hoje, me perdoem. rsrs Mas isto só pode ser dúvida de iniciante mesmo. Depois do primeiro moinho se vai a ansiedade e os receios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rocky é realmente um tanque, com exceção dos acrílicos e tampas dos reservatórios ele praticamente não tem peças de plástico (algumas no dosador apenas). Comprei um usado semana passada, desmontei ele inteiro para uma revisão e limpeza geral e fiquei impressionado com o tamanho do motor, é maior e mais pesado (bem mais pesado) que o Krups inteiro.

 

Em relação à qualidade de moagem não tenho experiência pra opinar, só posso dizer que com os pouco testes que fiz já deu pra perceber que é melhor que o Krups (meio óbvio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pelo que li e observei, o Rocky usa motor, môs e outras peças do Rancilio MD40, é praticamente um moedor profissional, pensado para moer muitas doses diárias sem quebrar.

Ainda, na competição com os Titan (os melhores e mais "possantes" moedores cônicos comerciais) em um dos testes cegos, moendo para espresso bem fino, acharam que se saiu melhor que os campeões. Nada mal para um moedor caseiro.

O Vario visa satisfazer toda a gama de granulometria do espresso, e o Preciso e o melhor (destes) para granulometrias mais grossas e é bem competente também para espresso, apresentando ainda o perfil particular dos moinhos de môs cônicas,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio, você tem razão neste ponto, a robustes no sentido de manter as mesmas caracteristicas de moagem no decorrer dos anos, no Rocky me parece que a única variável que poderia interferir neste ponto seria o motor através de seus rolamentos, como é um motorzão,....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pessoal.

 

bem lembrado o material das mós Anita e os rolamentos Gilberto. Com certeza devem fazer diferença na durabilidade e manutenção/substituição.

 

Agora, a geometria das mós conta na qualidade do moído? Já ouvi dizer sobre mós conicas, semiconicas e etc, mas não sei como é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A geometria das mós é o fator mais importante.

 

Simplificando muito, até porque há muito o que ser descoberto sobre o assunto, pra espresso a distribuição de partículas é diferente da exigida por filtrados. Pra filtrados, moídos com o mínimo de particulados. Pra espresso, é importante uma certa porcentagem de particulado para a extração se dar corretamente. Por isso é que, como regra geral, os melhores moedores pra filtrados não servem pra espresso, e os melhores moedores pra espresso dificilmente provém coados excelentes.

 

Como disse, é uma simplificação. A geometria das mós não muda apenas a distribuição das partículas, como a sua forma, a maneira como a parede celular do grão é quebrada, etc etc etc.

 

Grosso modo, com exceção do espresso, uma extração ótima se daria com partículas uniformes. Imagine cozinhar macarrão com diversos tamanhos diferentes: depois de algum tempo, em que parte do macarrão estaria al dente, ainda haveria macarrão cru, enquanto outra parte estaria empapada. Na extração (fora espresso), algo assim acontece. Busca-se um tempo ótimo em que a maioria do café esteja extraído corretamente, com a mínima interferência negativa de partículas muita finas ou grossas.

 

Por isso o moedor é tão importante!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A geometria das mós é o fator mais importante. Simplificando muito, até porque há muito o que ser descoberto sobre o assunto, pra espresso a distribuição de partículas é diferente da exigida por filtrados. Pra filtrados, moídos com o mínimo de particulados. Pra espresso, é importante uma certa porcentagem de particulado para a extração se dar corretamente. Por isso é que, como regra geral, os melhores moedores pra filtrados não servem pra espresso, e os melhores moedores pra espresso dificilmente provém coados excelentes. Como disse, é uma simplificação. A geometria das mós não muda apenas a distribuição das partículas, como a sua forma, a maneira como a parede celular do grão é quebrada, etc etc etc. Grosso modo, com exceção do espresso, uma extração ótima se daria com partículas uniformes. Imagine cozinhar macarrão com diversos tamanhos diferentes: depois de algum tempo, em que parte do macarrão estaria al dente, ainda haveria macarrão cru, enquanto outra parte estaria empapada. Na extração (fora espresso), algo assim acontece. Busca-se um tempo ótimo em que a maioria do café esteja extraído corretamente, com a mínima interferência negativa de partículas muita finas ou grossas. Por isso o moedor é tão importante!

 

Quais são as características das mós de aço e cerâmicas?

 

Quanto a geometria, a seguência decrescente para qualidade seria CONICAS > SEMI-CONICAS > PLANAS ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe essa ordem de qualidade. De um modo bem genérico, dizem que mós planas favorecem as nuances de chocolate e fazem espressos mais redondos, ao passo que as cônicas (pelo menos as grandes) oferecem mais camadas de sabores e um espresso um pouco mais pungente. Essa é só uma tendência ilustrativa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...