Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Forquilha do Rio - Compra Coletiva grãos verdes - 2015


Marcia

Postagens recomendadas

@Roger, boas torras! Pegue umas dicas com quem já torrou esse café antes de se arriscar. Cal, Mortari e Torres já queimaram esses verdinhos aí... 

 

As encomendas do Paraná foram as que mais demoraram!! Só falta o pacote do Cristiano de Cascavel pra ser entregue e ele tá parado em Curitiba desde a semana passada!! Correio como ele é...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu no final não descrevi a torra na pipoqueira do café. Achei que para uma dada entrada de calor ele subia menos de temperatura do que o mundo novo do Sta. Rita, por exemplo. Tive que dar uma aumentada lá pela segunda metade. Demorou para passar da fase amarela à avermelhada e quando o fez, achei que a cor estava ficando bem homogênea. No final da torra até que ficou bem mais heterogênea do que tinha pensado. Olha ela aí, ó:

 

forquilha.jpg

 

 

Abaixo vai a tabela em formato texto que o aplicativo para android gera (estou usando o celular agora para fazer os históricos):

 

name;Forquilha do Rio
year;2014
roast_date;2015-Feb-03 21:54
batch_size;117
weight_loss;14.3
 
;time_in_seconds;temperature;target temperature
start_roast;;27
start_1st_crack;576;202
end_roast;667;210
additonal_measuring_points
 roast start;0;27;0
;69;62;0
;128;87;0
;191;101;0
;249;129;0
;310;152;0
;369;169;0
;427;181;0
;485;189;0
;547;202;0
 1. crack start;576;202;0
;606;210;0
;660;210;0
 roast end;667;210;0
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não provei, mas o aroma dele está bom, lembrando um pouco o de outro café que eu achei bom, o da fazenda Santana. Espero que o gosto não decepcione. O plano é provar no domingo, quando a torra faz aniversário de quatro dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mortari já nos entregou o café na terça-feira também (pra mim e Eliseu). Agora falta coragem para torrar - no meu caso no bolinha.

 

Vou aguardar maiores relatos, já que no bolinha não tenho muito controle.

 

Valeu Igor e Mortari!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz duas torras ontem do FDR, o primeiro batch de 230g que resultou em 200,5g ocorrendo 12,8% de perda, durante a torra deu a impressão que estava mais avançado, notei que é mais um daqueles cafés que nos enganam na torra pelo aspecto visual, no segundo fiquei atento com isso e joguei mais calor inicial após a desidratação nos grãos e prolonguei um pouco mais a torra, esse grão é denso e pelo visto demanda de calor, foi também com 230g finalizou com 197g dando 14,3% de perda, esse último fiz hoje no almoço pelo método espresso, gostei do que provei, assim que descansar uns dias penso que irá melhorar ainda mais, a torra não fica muito bonita e os grãos também não são bonitos, mas ultimamente ando percebendo que os grãos mais feios são os que estão se saindo melhores, esse mesmo tenho certeza que após descanso estará muito bom :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma torra hoje, mas, destinada a espresso. Achei que o café fica ainda melhor em uma torra média. Muito redoooondooo. Aliás, essa foi minha melhor torra dele (apenas a 2ª, rsss). Já está esquecido dentro de uma latinha de café (dentro de um saco zip, devidamente sem ar). Semana que vem, volto a tomá-lo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, todos já receberam os grãos e com isso temos mais uma compra coletiva finalizada! Espero que gostem do café!!

 

Agora já podemos começar a pensar na próxima compra. Imagino que o ideal seria executar em março e remeter os cafés no início de abril, pois até lá já teremos mais espaço em nossas dispensas para novos verdinhos!! 

 

Estou pensando em escolher dois cafés para a próxima C.C. e estou aberto a sugestões e ajudas. Quem quiser indicar alguma fazenda ou algum grão fique a vontade. Nesse primeiro momento a opinião de vocês é muito importante! 

Minha ideia inicial é tentar mais uma vez o Clayton da fazenda NdA e se não for viável, buscar o Brejetuba do ES ou um Bahia (tenho o contato do Eufrásio). Para um segundo café já penso em algo menos exótico, mas ainda assim de alta qualidade. Inicialmente estava cogitando o Catuaí C3 do SStR, mas ele sofreu um acidente recentemente e está fora da roda. Veremos o que nos aguarda...

 

Boas torras colegas,

Igor 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não falei que O Ouro VERDE era sensacional?

 

Mas acho que a compra podia se arrastar um pouco, afinal rolou uma em novembro e outra sobreposta, agora em janeiro. Ficaria Bom lá por maio ou junho imagino eu rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nesse meio tempo vocês estão sempre comprando de outros lugares, não? Tanto verdes quanto torrados.

 

Mas enfim, só minha opinião. Pq dá trabalho pra organizar rsrs Se bem que o Igor gosta kkkk =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow galera, não é por nada não, mas acho que o esquema é vender o Forquilha torrado! Eis o preço (esse número solto aí mesmo...) que está sendo comercializado na Academia do Café: 

 

15894302403_e3284fa060.jpg

 

Aproveitei pra tirar uma foto do perfil do café segundo os avaliadores de lá: 

 

16326747668_7b55321e01.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não achei acidez alta. Achei que o café ia na direção certa (a de um queniano, até), mas faltou chão pra chegar lá. Pouco corpo, acidez leve, mas confesso que fiquei um tanto decepcionado. Aquele Fazenda Santana dava de 10 a 0.

Pelo menos agora sei que é catuaí vermelho e o método. Vou atualizar a informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que esse valor é exagerado, mas estou achando esse café bom demais e, pra ser sincero, até melhor que o NDA da compra coletiva (por enquanto).

Há uma ressalva: torrei só um batch de cada até agora e posso ter acertado a mão no Forquilha e errado no NDA. Terei que torrá-los mais vezes pra formar opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ficou sua perda, Mortari??

 

É vendo essas coisas que dá pra perceber que o negocio de café vale a pena. Eles Não pagaram mais que 25 o kg... (não é uma crítica necessariamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia com qualquer commodity agrícola o intermediário sempre leva a melhor parte , as extremidas , que seriam nós e o cara que plantou sempre levam ferro , nós pagamos um preço alto e o produtor recebe pouco e fica com todos os riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Forquilha é um café muito bom, mas o NDA, EMHO, ainda é melhor, é um café diferenciado que poderia passar facilmente como fermentado ou de outro continente, tanto que tinha só um restinho dele cru e coloquei junto com um outro não lembro agora se era o Bob ou o Pardinho para finalizar o NDA em um batch de 230g, na hora da moagem apesar do blend ter ficado uns 30% no máximo com o NDA, consigo sentir perfeitamente o aroma desse café, que se destaca muito e o sabor exótico também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...