Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Forquilha do Rio - Compra Coletiva grãos verdes - 2015


Marcia

Postagens recomendadas

Isso porque é um microlote e nesse caso existe um grupo (nós os aficcionados) disposto a pagar caro , eu lembro de um estudo que falava em 400% a margem dos intermediarios no mercado de legumes e frutas aqui no Rio , acho que no café não deve ser muito diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ficou sua perda, Mortari??

 

É vendo essas coisas que dá pra perceber que o negocio de café vale a pena. Eles Não pagaram mais que 25 o kg... (não é uma crítica necessariamente).

13,5% e 12'44 de tempo total (1C dos 10'50@213°C aos 12'14@210°C).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Forquilha é um café muito bom, mas o NDA, EMHO, ainda é melhor, é um café diferenciado que poderia passar facilmente como fermentado ou de outro continente, tanto que tinha só um restinho dele cru e coloquei junto com um outro não lembro agora se era o Bob ou o Pardinho para finalizar o NDA em um batch de 230g, na hora da moagem apesar do blend ter ficado uns 30% no máximo com o NDA, consigo sentir perfeitamente o aroma desse café, que se destaca muito e o sabor exótico também.

Acho que não acertei a torra do meu NDA. Aparentemente ela não ficou ruim, sem gosto de queimado ou de subdesenvolvido, e o café na xícara até que ficou bom, mas não encontrei o "tchan" que todo mundo comenta. Acho que o perfil que usei não explorou bem o potencial desse café, na próxima vou testar outra abordagem pra ver como fica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandou bem demais!! :D

 

Foi bom ter colocado a foto do comprovante, pois os códigos de rastreio na planilha estão errados. Começam com PE e não PG. Coincidentemente, o meu código era válido! :P

 

Off topic somente a título de informação:

http://www.correios.com.br/para-voce/precisa-de-ajuda/como-rastrear-um-objeto/siglas-utilizadas-no-rastreamento-de-objeto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

curioso, não achei nem de longe o que vocês acharam do forquilha.

Quanto ao Ninho da Águia, comigo ao menos, nos primeiros dias pós torra ele não é grandes coisa. Meio aguado. Mas a partir do dia 4 fica muito bom. Estou falando coado. Esse que eu achei ótimo no expresso foi com 11 dias de torra. Vale a pena esperar!

Vou tentar fazer um expresso com o forquilha, ver se mudo de opinião. Mas acho que vocês também gostaram dele com torra nova e coado, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os preços que estão sendo cobrados são, a meu ver, simplesmente ridículos.

As pouquíssimas sacas que são pagas muito caras nos leilões, IMHO, o são para fins de propaganda e como forma de justificar os preços cobrados.

Cafes muito bons ( estimo em torno de 83 a 86 pontos) recebem um prêmio de 200 - 300 a saca (por volta de 800 - 1000 reais , ou 13 a 15 reais o kg verde, 25 a 30 reais torrado.

Isabela falou que não paga mais de R$1.200 a saca, e ela é uma pequena compradora, com pouco poder de barganha mas que conhece , e compra, café bom.

Nos USA, café verde de até 88 pontos paga menos de $10 /kg (4 - $4,5 a lb) através das compras em grupo, incluindo despesas de importação e frete interno, somente os melhores cafés do Brasil são aceitos e oferecidos aos compradores de cafés especiais, e nem assim tem procura signifcativa, por falta de aquele "algo mais" que possuem os bons centro-americanos e africanos.

Preços mais caros do que isso são para raridades, o que muito dificilmente é o caso com os cafés brasileiros que são oferecidos, onde 1kg é cobrado mais caro que Champagne Francês, whisky Single malte de 12 anos ou um ótimo vinho de Bordeaux, o que é ridículo considerando que a safra brasileira é de 45 milhões de sacas ou 2,7 milhões de toneladas, e de que mais de 5% poderia atender, com um mínimo de cuidado adicional, especificações de café especial, o que resulta numa oferta enorme e que, não justificando o preço configura (novamente IMHO) uma manipulação de mercado, onde uma quantia ínfima de café é vendido a uma pequena clientela, (tão diminuta que os vendedores nem conseguem oferecer e-Sedex como alternativa de frete) disposta a pagar, enquanto que o mesmo café e vendido, já sem este mercado, por menos de um terço deste preço a compradores maiores e mais esclarecidos.

 

Porém, da mesma forma que aconteceu nos USA e na Europa, esta situação tem um tempo de vida limitado e logo os consumidores mais interessados, estimulados pelos preços exagerados e percebendo as diferenças, a medida que vão experimentando cafés realmente bons, vão procurando, e encontrando, alternativas melhores e mais baratas, como nós estamos fazendo hoje através das compras em grupo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora eu concorde em parte com o preço, acho que não é possível comparar o mercado norte-americano de cafés especiais com o nosso, justamente pela falta de concorrência dos cafés estrangeiros que aqui não há. Por outro lado, custo a acreditar que a Isabela nunca pague mais de R$ 1.200 por saca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os preços que estão sendo cobrados são, a meu ver, simplesmente ridículos.

Bernardo vc conhece algum preço no Brasil que não seja simplesmente ridículo .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, o queijinho é com preço bão por aqui em Minas, e uma ótima cachaçinha da roça eu compro por 8 reais a garrafa  :lol:

 

Vcs provavelmente não percebem isso, porque é tão normal para vcs, mas frutas como abacaxi, carambola, melancia, mamão etc. são um luxo na Europa (nem vou falar sobre a qualidade lá). Brasil tem vantagens sim. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é raro ver goiaba com preço por quilo mais alto do que laranja importada. Banana no freshdirect americano sai por uns R$ 5,50 o quilo. No zonasul é R$ 4. Agora, compara um quilo de amora, ou mirtilo ou algo do gênero lá e aqui pra ver se a diferença é menos de 37,5%. E olha que várias dessas coisas já são plantadas aqui (mirtilo, kiwi...). Na verdade, quando não são, como laranja, o roubo é até menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginem fazer um bom vinho de uva Pinot Noir, de Bordeax, nem falar Saint Emillion ou Pomerole.

Primeiro um terroir muito limitado, bem menor é muito mais caro que as áreas de acima de 1.000m onde é colhido o café especial no Brasil (Patrocínio tem 970 mts de média).

Depois plantar as mudas e instalar tutores, muito mais caras e é com muito mais mão de obra que plantar uma muda de café.

Frequente e periódicas Podas fitossanitarias e de Conduçao das videiras, pulverizações contra pragas e fungos. No café nem sabem o que isso, a Hemileia deu agora na Centro America , por aqui nem se houve falar.

Colheita, uvas delicadas, tem de ser colhidas bem no ponto de maturação, medindo o açúcar dos frutos, o que exige muita mão de obra. No café a colheita muito menos seletiva, quando não realizada por derriça ou mecanica.

Resultado potencial de mais de 90% de aproveitamento dos grãos de café, quando bem conduzida (a casca do café equivaleria ao galhos e racemos das uvas.

Processamento: baratíssimo, secado solar no terreiro.

Para as uvas, lavado, prensado, filtrado, fermentação em tanques de inox, envelhecimento em tonéis de Carvalho, tudo em condições de extrema limpeza e controle laboratorial, resultado (não verifiquei, mas deve se por volta dos 10%, ums 10kg de uva para 1lt d vinho.

Envelhecimento, de no mínimo 1 ano em tonéis de Carvalho e posterior engarrafamento com utilização de rolhas de cortiça. Para café: sacos de juta de 60kg, custa menos que uma garrafa com rolha.

Custo de promoção, participação de férias e concurso, obedecer às exigências da certificação de origem, distribuição e transporte (para cada litro de vinho se paga uma garrafa de vidro de transportemos caixas e engradados.

 

Se ainda não provei meu ponto, vamos para uma garrafa de Cognac: onde por destilação inicial os 7-10% de álcool do vinho são concentrados para 70% o que significa que iríamos precisar de pelo menos 100lts da uvas de primeira, e esperar 10 anos, com o capital empatado, para produzir uma pequeníssima quantidade de Cognac VSOP, Appellation d'origine contrôlée, que é vendida por menos de R$200 o litro.

 

Agora, comparem o custo é oferta do café contra Cognac ou vinho, e acredito que irão concordar que o preço pedido pelo café é injustificável é totalmente absurdo.

 

Fazendo um paralelismo, comparando os custos de produção, estimo que estaríamos concordando em pagar mais de R$1.000 o Kg de tomates salada ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor exemplo é cerveja aqui no Brasil. Pelo menos 15 reais a garrafa dos artesanais que são mais ou menos bebíveis ... e o pessoal paga isso e ainda acha que é uma maravilha e coisa chique. 5 EUR por uma garrafa de cerveja na Alemanha só no pu**ro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A nossa economia esta desorganizada , as taxas e custos são um somatório se distorções , nessa situação o preço é balizado pela procura.

 

Produtos considerados luxuosos numa situação dessas tendem a preços absurdos , pois existe um mercado consumidor muito pequeno mas de altíssimo poder aquisitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, não acredito que é tão caro. Na Alemanha uma boa cerveja artesanal é na faixa de 2 EUR. A coisa mais cara é lupulo de boa qualidade, mas como as cervejas aqui quase não levam lupulo (com poucas excepções, claro) ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o negócio é que aqui elas concorrem com as importadas que chegam pagando 60% de imposto em cima do frete também. Sem falar que vários dos ingredientes são importados (olha os 60% aí de novo), incluindo o lúpulo, se não me engano, bem comum nessas mais caras (IPA parece ser o new black nessa onda. Coisa boa, já que eu gosto).

O exemplo do vinho me parece melhor, porque compara o processo de fabricação do dois produtos finais. Mas se formos falar de vinhos comparáveis a nossos cafés especiais, aí tem que comparar com esses que o Lula bebe, de milhares de reais a garrafa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, por isso perdi perdão antecipadamente. =)

 

Choramingar que as coisas são caras, que não é justo, tentar explicações mirabolantes, me dá nos nervos. Fazer o que, é um ponto fraco.

 

Mas daqui para frente vou ignorar essas lamentações, em qualquer tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante esse texto. Mas ainda acredito que as fabricas tem uma margem de lucro enorme. Só visitar a nova sede da Bäcker para ver como eles fazem dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo lamentações.

Da mesma forma que tentamos orientar sobre máquinas, cupping, moedores, etc, mostrando a tecnologia, material empregado, e outros, para que os colegas tenham os dados em mãos para fazer uma boa escolha, visamos informar sobre o valor intrínseco do produto, a propaganda enganosa e os abusos a que o consumidor está exposto, de forma que possam comparar por si mesmos e avaliar se lhe está sendo oferecido um produto de fato excepcional que justifica o preço demandado, ou se está sendo ludibriado com preços manipulados.

A decissão de comprar uma ótima cachaça mineira por R$8 a garrafa, pagar R$27 pela mesma garrafa (com outro rótulo) ou R$150 por uma cachaça, até inferior, porém com um monte de marketing embarcado, e só dele.

 

PS: eu até que aprecio uma boa cerveja, mas deixo para beber na Europa, de melhor qualidae e por uma fração do preço

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...