Rodrigoks Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Hoje tirei as teias de aranha da pipoqueira com o Forquilha do Rio. Inspirado nas palestras do Jamboree, decidi fazer uma catação antes de torrar. O café estava bom, de aprox. 200g separei apenas uns 10-15 grãos com defeitos mais escancarados. Como não tinha como dividir por densidade, fiz uma separação por tamanho: 112g de grãos maiores, 86g de grãos um pouco menores. Foram feitas torras separadas. Torrei primeiro os maiores. Usei um termômetro que nunca tinha usado, e ele zicou quando chegou em 210C. Parei a torra no instinto. Deve ter dado 1min30s de desenvolvimento aproximadamente. Perda foi de 13,4% de massa. Parti pra segunda. Usei outro termômetro, mas fiquei sem parâmetro de parada. Terminei ao redor de 227C neste. Mais ou menos o mesmo tempo de desenvolvimento. Perda de idênticos 13,4% de massa. Esse grão fica feio demais depois de torrado. Moí uns 4g pra avaliar melhor a cor da torra. Não tinha luz do dia mais, mas diria que ficou City+. Não senti cheiro de queimado no pó. Por enquanto, parece tudo ok. Amanhã devo fazer um coado pra ver qual é. Se for promissor o resultado, guardo ele mais uns dias antes de tomar mais. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Rô: já ouvi de mais de uma pessoa que esse Forquilha é chatinho de torrar. Tomara que tenha saído tudo ok. Legal que o Jamboree de alguma forma ecoe na nossa prática. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Hoje tirei as teias de aranha da pipoqueira com o Forquilha do Rio. Inspirado nas palestras do Jamboree, decidi fazer uma catação antes de torrar. O café estava bom, de aprox. 200g separei apenas uns 10-15 grãos com defeitos mais escancarados. Como não tinha como dividir por densidade, fiz uma separação por tamanho: 112g de grãos maiores, 86g de grãos um pouco menores. Foram feitas torras separadas. Torrei primeiro os maiores. Usei um termômetro que nunca tinha usado, e ele zicou quando chegou em 210C. Parei a torra no instinto. Deve ter dado 1min30s de desenvolvimento aproximadamente. Perda foi de 13,4% de massa. Parti pra segunda. Usei outro termômetro, mas fiquei sem parâmetro de parada. Terminei ao redor de 227C neste. Mais ou menos o mesmo tempo de desenvolvimento. Perda de idênticos 13,4% de massa. Esse grão fica feio demais depois de torrado. Moí uns 4g pra avaliar melhor a cor da torra. Não tinha luz do dia mais, mas diria que ficou City+. Não senti cheiro de queimado no pó. Por enquanto, parece tudo ok. Amanhã devo fazer um coado pra ver qual é. Se for promissor o resultado, guardo ele mais uns dias antes de tomar mais. Acho que vai ficar com sabor ok e dar pouca crema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Pra quem só toma espresso, qual seria a perda recomendada no Forquilha? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 O Forquilha é um café complicado de torrar. Já fiz 6 torras dele até agora e gostei só de duas. Ambas próximas de 15% de perda e com um tempo de desenvolvimento pós Primeiro Crack mais prolongado, pra mais de 20% do tempo total da torra. O que me deixa mais tranquilo é que hoje fui na Academia do Café e tomei um v60 dele com torra da casa e também não achei bom, ficou parecido com as torras ruins que tenho feito em casa. Então o problema não é só comigo e com meus equipamentos... @Rodrigoks, bom saber que está de volta nas torras. Depois comenta o que achou do café... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Confortador... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Eu tenho acertado com o forquilha. Mas fiz modificações que entendo ajudaram. Bastante convecção no final e tempo de desenvolvimento não tão longo. Paradoxal em relação ao que tem dado certo para o Igor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Mas prefiro esse café no coador Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Muito fácil de queimar torrando para espresso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Engraçado Torres, eu já não gosto dele no coado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Acabei de checar a última torra que fiz dele: 15.2% de perda, sem gosto de queimado ou qualquer sinal de óleo no grão. Perfeito no espresso! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Esse café é controverso. Concordamos que quando devidamente torrado é excepcional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Tempo de desenvolvimento eh o tempo depois que o 1C termina? Melhor manter a temperatura constante ou com uma rampa ascendente? Vlw! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Não. Conta-se a partir do início do primeiro crack. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Qdo se tem certeza que a caramelização ta rolando forte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Subindo, mas lentamente a partir do primeiro crack. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Ah legal. Vou tentar seguir essas dicas na prox torra. Vlw! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Pô, ficou sensacional a torra. Fiz V60 ontem pra mim e pra esposa sem avisar qual era e ela pensou que fosse um café da WS que eu tinha comprado. Minha melhor torra de pipoqueira disparado. Difícil vai ser reproduzir o resultado 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eliseu M Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Rodrigo, vc disse que foi 1,5min de desenvolvimento, mas qual foi o tempo total de torra? Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Eu também não to achando fácil esse café, fiz cinco torras dele até agora e só achei espetacular a primeira (deu 13,5% de perda), as outras ficaram apenas OK comparadas com a primeira (13,5%, 13,8% e 14,4%). Engraçado que, mesmo quando consegui replicar relativamente bem o perfil da primeira torra pela curva do Roastmaster, o resultado não ficou igual. Terça-feira agora fiz uma de 13,8% de perda, no final de semana vou experimentar. Rodrigo, não duvido que sua torra tenha ficado sensacional, mas mesmo sendo difícil de torrar esse café ajuda viu. Se não errar muito feio a torra ele já fica bom, se acertar + ou - ele fica excelente e, quando acerta na mosca, é daqueles cafés que marcam a ferro quente a memória. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 24 Abril 2015 Denunciar Share Postado 24 Abril 2015 Tomei hoje de manhã ele no Hario Jr. Eu estava sentindo os gostos meio estranhos de tudo, mas hoje já estou um pouco melhor. A torra de 14,2% ficou boa. Pelo menos no coado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juba Postado 29 Abril 2015 Denunciar Share Postado 29 Abril 2015 Fiz mais uma torra dele ontem no bolinha e a perda foi de 15,5%... acho que passei um pouco. Vamos ver se vai desenvolver muitos pontos de óleo. A torra ficou bonita. O tempo total foi 13:20. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 29 Abril 2015 Denunciar Share Postado 29 Abril 2015 Acabei de torrar o forquilha com 14,4% de perda. Acho que dessa vez errei menos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Maio 2015 Denunciar Share Postado 3 Maio 2015 Experimentei ontem essa torra realizada na última quarta. Crema perfeita, o que eu não tinha visto no forquilha até agora. E uma acidez muito extravagante, lembrando limão rosa que, na verdade, se trata de uma lima muito azeda. Precisa descansar mais, mas me surpreendeu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 3 Maio 2015 Autor Denunciar Share Postado 3 Maio 2015 Legal ZA! Deu pouco calor no fim ? Fiz uma na pipoqueira sexta que achei Boa também (ainda muito fresca, mas tô só no coado). Mas no final o termômetro começou a derreter e me perdi... Acho que passei dos 225°. Hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 3 Maio 2015 Denunciar Share Postado 3 Maio 2015 Fiz um Double Roast , resultou num FC misturado com C+, predominância de 55Ag, ficou muito bom. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Maio 2015 Denunciar Share Postado 3 Maio 2015 Legal ZA! Deu pouco calor no fim ? Fiz uma na pipoqueira sexta que achei Boa também (ainda muito fresca, mas tô só no coado). Mas no final o termômetro começou a derreter e me perdi... Acho que passei dos 225°. Hehehe Dei sim. Só não me pergunte a temperatura. Meu termômetro de pistola ficou louco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 3 Maio 2015 Autor Denunciar Share Postado 3 Maio 2015 Legal. Fiz outra Hoje, mais rápida, mas sem passar dos 215° (se o termômetro funcionou ok né). Ficou com com 14,4% de perda. Vamos ver. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 7 Maio 2015 Denunciar Share Postado 7 Maio 2015 Espero que tenha ficado boa, Márcia. A minha torra com 14.4% de perda não me agradou muito no expresso, além das dificuldades para conseguir crema adequada. Gostei mais no Clever. Vou experimentar ainda na moka e ainda no coado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 8 Maio 2015 Denunciar Share Postado 8 Maio 2015 Forquilha, torra com quatro dias, muito bom no espresso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas