Ir para conteúdo

Ajuda extração espresso


Postagens recomendadas

Rodrigoks,

 

O meu tem o comportamento semelhante, só que do ponto 2 pro 3.

Na minha opinião o moedor começa a morder o grão e não tem vasão suficiente para o pó sair das lâminas, achei na interwebs gente que faz a moagem segurando o moinho inclinado. Não testei se funciona, mas um dia crio coragem e abro o meu para diminuir a rotação também....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece tudo gambiarra. Parece que esse moinho não é a melhor escolha para espresso. Talvez fazer um upgrade depois. Um Vario ou um Gil1.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

Já tentou usar um café com torra mais escura? Com torras mais claras, a água passa pelo café como se fosse peneira, por mais fino que você moa.

(Supondo que não seja problema do moedor mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tô entre as hipóteses do Rodrigo e do Burny

 

ou o moedor está mesmo entupido; ou não é totalmente adequado para a máquina

 

pelo o que li por aí a Fenice seria um pouco mais que uma máquina de entrada, talvez precise de um moedor um pouco melhor que o Encore

 

para a minha Poemia o Encore tem moído muito bem, uso sempre 18g e quando preciso ajustar para um grão diferente é um ponto pra cima ou um ponto pra baixo e só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste agora de manhã. O meu apresentou o comportamento idêntico ao do video na regulagem 1.

 

Fui aumentando ponto a ponto e a moagem começou a fluir normal no 5, antes era bem lento, cumulava um pouco de pó para depois cair de uma vez.

 

Depois aproveitei pra moer 18gr do blend black friday da origem, no 7, extração perfeita.

 

Lembrando que meu encore está ajustado para a moagem mais fina.

 

@Burny, com certeza tem moinhos melhores para expresso, mas ele da conta sim. A única coisa que sinto falta nele é ajuste micro, um ponto dele muda muito a regulagem, já aconteceu de um ponto travar a máquina e no seguinte cachoeirar... Tem que compensar na quantidade de pó...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, vamos lá, primeiramente muito obrigado pelas dicas que estão me dando!

Durante a gravação eu nem percebi que vazou agua pelo PF, só assistindo o vídeo, isso só acontece quando eu uso a moagem mais fina que eu consigo, não consigo moer no 11 por nada, pulsando, mexendo, hopper cheio, ele simplismente não moe, já cheguei fazer o shot com 18gr de pó, os resultados não foram muito diferentes...

Rodrigoks, vou pesar após a moagem, quando eu chegar em casa eu vou fazer a limpeza como nas instruções, não tenho muitas esperanças, mas vai que...

Eu não cheguei a usar café com torra escura, estou usando torra média do blend do alexandre (Expresso Brasil)

Eu liguei semana passada para o Alexandre, que me vendeu o Encore, ele comentou que possivelmente, ao realizar a regulagem para moagem extra fina, ele pode ter apertado demais, o que segundo ele o 0 passaria a ser o 10 por exemplo, e isso não atrapalharia na granulometria eu só teria que encontrar o ponto correto, como eu moro no RJ ele se disponibilizou para realizar o reajuste a hora que eu quiser, eu só estou sem tempo de levar o equipamento lá.

Comprei o Encore sendo as recomendações da galera, sabendo que não é um moedor ótimo para espresso mas que poderia me atender minimamente bem, pelo menos até que a necessidade me faça comprar um mais caro. :)

Ao que parece a maioria aqui acha que o problema está na granulometria mesmo, vou entrar em contato com o Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estiver de entupido acredito que deva ser esse lance da regulagem para moagem extra fina.

Ai até faz sentido você está conseguindo essa moagem mais fina em 11/12.

 

Se for esse o caso uma dose de 18g com bastante força no tamper deveria chocar a maquina ou pelo

menos é o que acontece quando uso o mais fino possivel aqui com muita força no tamper.

 

Outra coisa que alguem já comentou é o encaixar o portafiltro direito na Fenice.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas coisas que não têm a ver com o problema da extração, mas acho que vale a pena alertar:

 

1. Cuidado com o aperto do PF na Fenice, é justamente aperto excessivo que acabou gerando a quebra do encaixe do PF de algumas Fenices aqui no CDC. Pelo video, acho que você até poderia ter apertado um pouco mais, mas algo que contribuiu para ter vazado água é o pó que ficou na borda do filtro. É importante sempre limpar bem a borda com a mão antes de encaixar o PF pois, além de contribuir com a limpeza do grupo, ajuda a garantir a vedação e evitar esse tipo de vazamento.

 

2. Evite ao máximo alterar a regulagem do moinho para mais fino com ele desligado e cheio de grãos. Se o moinho não estiver sem grãos e totalmente limpo, sempre afine a moagem com ele ligado (mesmo que perca um pouco de café), isso evita que pedaços de grãos sejam prensados entre as mós durante a regulagem, gerando um esforço no sistema que pode danificar o moinho.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz olha só, 37 respostas no tópico que o autor criou ontem mesmo. Todos de ajuda. Galera do CDC é show demais. Só o meu post aqui agora que não ajuda em nada, rs, mas não podia deixar de citar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Encore também, mas está funcionando direitinho. Uso moagem 2 ou 3 para espresso e dá tudo certo (nunca fiz aquela regulagem para moer mais fino). E olha que tenho uma Electrolux Chef Crema Silver (filtro despressurizado, obviamente). Segue foto de uma extração.

post-4468-0-61289000-1421938125_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, vendo seu vídeo notei que você larga o pó no filtro e já compacta.

Tenta pegar seu tamper e com o lado do cabo, dar umas duas a três batidas do lado do PF pra acomodar bem o pó.

Isso vai evitar um pouco que ocorra canalizações ou que a água passe mais por um lado do filtro.

Tente compactar um pouco mais. Parece que não deu muita força pelo vídeo.

Outra coisa, faz uma extração novamente e tira uma foto do bolo ainda no filtro. Logo que terminares de extrair, tira o pf e tire a foto. Se ainda estiver com água por cima, faça outra extração e deixe um pouco mais de tempo na máquina para dar tempo de escorrer. Desta forma, pode ser possível ver se a água está vazando por um dos lados do bolo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza essa galera aqui do CDC é show de bola! muito grato por toda ajuda.

 

Chego em casa às 19h, farei os seguintes testes pra ver o que acontece, vou postando os resultados:

 

- Desentupimento do Moedor;

- Extrair com 18 gr, menor granulometria possível, muita força no tamper;

- Diminuir a granulometria com o Encore moendo pra ver o que acontece;

- Postar a foto do bolo depois da extração.

 

Alguém tem alguma outra dica do que eu poderia testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveita e olha se a parte plastica branca da mo superior esta em perfeito estado. Não custa olhar, ela funciona como se fosse um "fusível", pra não estragar o moinho ele é feita para quebrar facilmente em caso de alguma pedra ou graveto ir junto com o café.

Estranho que na menor moagem teria que travar a máquina. Aqui se tentar extrair um café moído, digamos no 5, com certeza lady Gaggia não soltaria uma gota sequer.

 

Tira foto do bolo após a extração como o Victor sugeriu e posta aqui pra gente ver.

 

E a compactação não é com tanta força assim, é um pouquinho forte, só. Se tiver uma balança daquelas de banheiro disponível coloca ela em cima de uma mesa e testa, é com força de mais ou menos 10 kg que deve compactar. Assim tem pelo menos uma idéias da pressão que tem que colocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho uma chef crema e uso 4 para double e 3 para single. Na pavoni costumo usar 3 mas vou testar com 4. Em dias úmidos é quase impossível descer a alavanca no 3. Alguém mais usando o encore com máquinas manuais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, de volta aqui para o resultado dos testes.

 

Primeiro realizei uma limpeza completa do Encore, incluindo verificação de obstrução, nada anormal identificado, depois de tudo montado enchi o hopper e iniciei a moagem no 12, assim que começou a descer pó com o moedor ainda ligado coloquei no 11, imediatamente parou de moer.

 

Depois disso fui fazer o teste da extração, coloquei 18 gr de pó, pesados após a moagem e compactei muito, tomando cuidado para não danificar o PF, é claro, meu objetivo era verificar se a granulometria estava fina o suficiente para o bolo muito compactado impedir completamente a passagem da água, o resultado, extração feita em exatos 13 segundos, sem nenhum vazamento pelo PF, bolo sem canalização, seguem as fotos.

 

http://imgur.com/wDSk0QY

http://imgur.com/NBQZQ0x

http://imgur.com/kO6pDC2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor deixar ele olhar mesmo antes de tentar fazer um monte de ajustes. Ninguém melhor que ele pra ver o que esta acontecendo.

Não esqueça depois de comentar o que aconteceu, pede ser útil pra alguém no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será útil para mim se contar o que ele vai fazer  :D

O ideal mesmo depois seria colocar essa informação no tópico do moinho né? Concentrar os conhecimentos no lugar certo e tal....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso partindo do pressuposto que o problema é da moagem mesmo!

 

Estava pensando aqui, se a cafeteira estiver desregulada, enviando muita pressão para o PF, será que não teria esse efeito? (extrair rápido demais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até cheguei a pensar isso Bruno, mas o pó tão fino iria entupir o filtro e, mesmo que tivesse com a pressão mais alta do que deveria, não deveria passar nada.

 

Suspeito que seja algo na moagem mesmo.

O bom de você levar pro Alex é que ele pode testar a moagem e extração em outra máquina, daí acaba sua dúvida da máquina também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a grande questão é que não sabemos quao fino exatamente

o encore está moendo. Teoricamente se não está decendo a regulagem estaria

bem fino mas como não sabemos se o moedor tem ou não problema é dificil chutar.

 

Uma coisa que me ocorreu agora é comprar um pó qualquer no supermercado

que tenha moagem para espresso e tentar para ver se choca a maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Desculpem a demora em trazer pra vocês o retorno do acontecido, vamos lá.

Levei como combinado o moedor para o Alexandre fazer uma revisão, não sei exatamente o que foi feito, pois deixei com ele o moedor e voltei para buscar depois, ele falou que deixou uma regulagem tanto para espresso como para coado, ao retornar ele me convidou para ver o funcionamento do moedor em sua máquina, além de tomar uns ótimos cafés ainda recebi uma grande aula, moemos entre o 7 e 8.

Ao chegar em casa, o primeiro café que testei fui o Orfeu, torra de dezembro, 15gr moado no 8, o espresso saiu em 22 seg!, no segundo teste fiz a moagem no 7, não saiu nada.

Agora estou com outro problema... por mais que eu aperte o PF ele apresenta vazamento de agua pela gaxeta, já limpei, sempre também tendo cuidado para não deixar pó na beirada do PF, mesmo assim sempre vaza, no mínimo algumas gotas.

Alguma dica quanto ao vazamento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tá mesmo limpo e o filtro não tem amassados na borda, só fazendo uma inspeção da condição da borracha, pode estar danificada ou gasta.

 

Com uma boa iluminação, tire umas fotos com a maior resolução da sua máquina (ou celular com câmera boa) em modo macro que dá o efeito "microscópio", assim fica fácil inspecionar olhando na tela do micro.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...